Procurando dicas de Bogotá? Veio ao lugar certo! Já é a quarta vez que venho a Bogotá e sigo afirmando que tem muita coisa legal e fora da rota aqui neste post!  Tudo com a visão de um morador local (o meu marido que nasceu e cresceu em Bogotá). Aproveite as nossas dicas imperdíveis para uma viagem perfeita em Bogotá.

Bogotá

Algumas dicas sobre Bogotá

Bogotá é uma cidade gigante, como quase toda capital latino-americana. São cerca de 7 milhões de pessoas circulando todos os dias pela cidade, entre ônibus, vans, carros, motos, bicicletas e outros transportes alternativos que você já pode imaginar. Portanto, evite transitar com objetos de valor ou dar mole pelas ruas, é sempre bom tomar cuidado. Mesmo assim, devo admitir: me senti muito mais segura nas ruas de Bogotá que em São Paulo, a comparação mais óbvia entre Brasil e Colômbia.

Há muita polícia e militares nas ruas, tudo parece ser bastante vigilado e protegido, principalmente nas zonas mais turísticas, o que ajuda a ter uma experiência mais segura e tranquila em Bogotá.

Bogotá

Onde fica Bogotá no mapa?

Bogotá fica bem no meio da Colômbia, faz fronteira com o Brasil, no estado do Amazonas. Também faz fronteira com o Equador e Peru ao sul, e Venezuela e Panamá, no Caribe. Falando em Caribe, a Colômbia tem umas ilhas maravilhosas e praias fantásticas, tanto no mar do caribe quando no oceano pacífico. É sem dúvida um dos países com maior biodiversidade que eu já vi, desde montanhas geladas, passando por campos, cachoeiras, praias, ilhas, selva, enfim, dá pra fazer um monte de coisa por lá!

Um dueto interessante é Bogotá e Cartagena na mesma viagem, vale a pena!

Como chegar em Bogotá?

De avião, com a Avianca! É a maneira mais rápida e segura para chegar na Colômbia, independentemente de onde você estiver. As estradas na Colômbia não são lá muito boas e há zonas em que infelizmente ainda há conflito armado, o que pode ser meio arriscado, portanto avião é a melhor forma. Há vôos diretos entre Fortaleza, Rio, Salvador e São Paulo para Bogotá, veja as ofertas de passagem aérea para Bogotá no site da Avianca.

Atualização: desde as negociações de paz na Colômbia, a guerrilha quase não possui poder armado e a violência tem diminuído constantemente, o que beneficia ao turismo de forma geral.

O aeroporto internacional de Bogotá faz conexão com vários países, do Brasil há vôos saindo de Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, pela Avianca, que é uma excelente companhia aérea colombiana.

Lá dentro de Bogotá você pode circular de táxi (evite pedir táxi direto da rua, melhor sempre chamá-lo do hotel), Uber, Transmilênio (ônibus que transitam dentro da faixa específica), Busseta (eu sei, o nome é bem peculiar… é assim que eles chamam as vans ou micro-ônibus), Bike (me impressionei com a quantidade de ciclovias! Uhuu!) ou de carro alugado. Se for este o seu caso, cuidado com o que eles chamam de “pico y placa”, um rodízio municipal para todos os carros. O rodízio deles é mais pesado, funciona por placa de final par ou ímpar e vai de 6:30 às 8:30 da manhã e das 15:00 às 19:30!

A minha rota em Bogotá

Cada vez que eu estive em Bogotá, aproveitei para fazer um passeio diferente. A primeira vez eu fiz a rota mais turística, depois eu fiz várias descobertas gastronômicas e passeios fora da rota convencional, além de compras mais locais.

Para quem deseja conhecer bem Bogotá e aproveitar todos os pontos turísticos e alguns fora da rota, eu recomendo passar ao menos 5 dias na cidade. Por ser muito grande, Bogotá é aquele tipo de cidade que você sempre vai ter coisas novas para fazer, portanto,  não apresse o passo e já aceite que vai ficar faltando coisa. Bom pretexto para voltar, não?

Aqui vão as minhas dicas com base nas minhas viagens, um resumão de tudo o que tem pra ver na cidade.

Bogotá

Bogotá dentro da rota turística

LA CANDELARIA

O centro histórico de Bogotá (ou La Candelaria, como é conhecido) é lindo e muito bem preservado! Comece pela Plaza Simón Bolivar, que concentra alguns dos edifícios mais importantes da capital colombiana, é a praça dos três poderes deles! Também lá está a Catedral de Bogotá e numa esquina há o escritório de turismo de Bogotá, com mapas e informações importantes! Você pode buscar um Walking Tour na hora, eu fiz um tour com saída marcada para as 14hs (em Espanhol, alguns dias também em inglês), o dia estava lindo e a guia contou várias histórias interessantes sobre as construções do centro e sobre o começo de Bogotá.

Para quem busca um tour mais completo e com saída do seu hotel, este link tem algumas opções, eu particularmente gostei deste tour aqui.

La Candelaria Bogotá

La Candelaria Bogotá

Uma outra forma de conhecer o centro de Bogotá e ainda fazer umas fotos lindas é buscar o Tour de Graffiti na Candelária, um passeio simplesmente maravilhoso que eu fiz numa das minhas viagens e sigo recomendando a todos!

Para quem não sabe, Bogotá também é a cidade do graffiti, arte que está legalizada na cidade e impressiona a qualquer pessoa.

La Candelaria Bogotá

MONTSERRATE

Montserrate é a grande montanha de Bogotá, que possui uma igreja e uma mini vila no topo. É um lugar lindo, com a vista panorâmica de toda a cidade! Você pode chegar lá de teleférico ou funicular (trenzinho que sobe a montanha), o preço é o mesmo, só muda o tamanho da fila. Tive a impressão que a fila do funicular é mais rápida que a do teleférico. Quando eu fui, custava 17mil pesos ida e volta (uns 18 reais), mas há quem compre só a ida e desça a pé, pela trilha. Se quiser pode subir a pé também, só tome cuidado porque a altitude derruba qualquer atleta desavisado!

Chegando lá, além da vista e da igreja, tem uma feirinha de artesanato e um café – provei a almojabana (um pãozinho local) de lá e era deliciosa, tinha acabado de sair do forno!

Você pode fazer no mesmo dia a Candelária e a subida a Montserrate, aliás tem um tour que faz os dois de uma vez, aqui neste link.

Montserrate Bogotá

CATEDRAL DE SAL

Como o nome diz, é uma catedral de sal. Sim, de sal! Fica em Zipaquirá, uma cidadezinha perto de Bogotá. A catedral foi inspirada em uma outra catedral, também de sal, feita originalmente pelos mineiros que trabalhavam na mina de sal. Só que a construção original não era exatamente segura, e então, construiu-se a catedral atual, um verdadeiro complexo arquitetônico feito de sal. É uma experiência interessante, recomendo a visita na catedral e também a Zipaquirá,  já que a cidadezinha é toda preservada, com casas pintadinhas no melhor estilo colonial. Lindo!

Catedral de Sal em Zipaquirá

MUSEUS

Os famosos são o MUSEO DEL ORO, que é o maior do mundo sobre arte, cultura e objetos de valor das civilizações pré-colombianas, com um acervo de 34.000 peças de ouro; o MUSEO BOTERO, com a coleção de 120 obras de arte doadas pelo artista e mais 60 obras de outros artistas do mundo e o MUSEO DE LA INDEPENDENCIA – CASA DEL FLORERO, que possui uma coleção de objetos e documentos da independência, atas e a história do “FLORERO DE LLORENTE” que foi o estopim para a revolução de 1810.

Museo del Oro

ANDRÉS CARNE DE RES

Um dos restaurantes mais famosos da cidade, o Andrés Carne de Rés já virou atração turística! Poucos restaurantes conseguem esta proeza… A história é que o tal Andrés era um cara que viajava muito (já curti!) e colecionava objetos de suas viagens. Ele tinha uma parafenália de quinquilharias de viagens, e um belo dia decidiu abrir um restaurante. Nesse restaurante ele expôs suas peças como parte da decoração, mas de uma forma bastante inusitada. A coisa funcionou, os curiosos começaram a chegar junto e ver o que era aquela maluquice, até que bum, businesssss!

Além da comida deliciosa e atração turística, o Andrés carne de Res também vira balada. Recomendo a visita ao restaurante original, onde tudo começou (sim, o business deu certo e tá cheio de outros Andrés pela cidade), que fica em Chia, ao lado de Bogotá.

Andrés Carne de Res

Bogotá fora da rota turística

Uhul! Adoro essa parte! Há muita coisa que turistas convencionais não curtem, mas eu adoro descobrir o que é que os moradores locais realmente fazem por lá! Vou detalhar várias coisas que os bogotanos fazem, daí você pode conhecer Bogotá como se você fosse um expert, dá uma olhada!

PARQUE DA 93, ZONA T e USAQUÉN

São zonas de Bogotá onde se concentram vários bares, restaurantes e baladinhas legais. São legais para ir à noite, buscar um lugar para petiscar, de repente tomar um canelazo (versão bogotana do nosso quentão, só que com pinga) e depois mexer os quadris numa salsa bogotana! Os colombianos são loucos pela salsa, e você não pode ir embora de Bogotá sem ir num club de salsa! Mais perto do fim de semana estas áreas bombam, sempre tem muita gente querendo uns tragos e diversão. Um lugar de salsa que eu recomendo, muito frequentado pelos moradores locais é a Galeria Cafe Libro, que tem sede no parque da 93. A bailar!!!

LA PUERTA FALSA

É o restaurante mais antigo de Bogotá, está há 6 gerações na mesma família. É um lugar pequeno, comporta pouquíssimas pessoas, com menu bastante modesto, porém delicioso! A especialidade são o que os bogotanos chamam de “las onces”, ou lanchinho da tarde: pães, salgados, doces e o famoso chocolate quente de Bogotá, recomendo que você experimente! Como eles não têm site, clique aqui para vê-los no trip advisor!

La puerta Falsa Bogotá

CORFERIAS

É o centro de convenções de Bogotá, onde anualmente são realizados alguns dos maiores eventos da cidade. Sempre no mês de dezembro, acontece a EXPOARTESANIAS, uma feira GIGANTE com artesanato de todas as regiões da Colômbia e algum país convidado! Cada ano eles convidam um país diferente para participar da feira, mostrando um pouco da cultura de cada lugar. Para saber o que está rolando quando você for até lá, clique no site Corferias.

BRUNCH COLOMBIANO

Tá ligado café da manhã de cinema? Estilo comer muita coisa gostosa logo na primeira hora da manhã? Recomendo um lugar que meus cunhados – 100% colombianos, by the way – me levaram, perto do Parque da 93. É uma zona bastante rica da cidade, bem diferente do centro e  zonas mais populares, mas acho que vale a pena conhecer, para ter uma visão geral do que é Bogotá. Depois do café, você pode dar uma voltinha no parque e arredores. O restaurante do brunch se chama ¨La Bagatelle¨ e fica numa esquina, perto do parque. Peça uma cesta de almojabanas, pan de queso e pan de bono para começar, depois tem uns pratos bem diferentões para o brunch e também recomendo algum dos sucos diferentes, como suco de Lulo, Uchuva ou Feijoa. Não me pergunte que frutas são essas, também foi novidade para mim.

PLAZA DE MERCADOS

Em Bogotá há vários mercados estilo feirinha, eu super recomendo você entrar num e tentar entender o que que tem lá. Você vai ver bastante peças de artesanato típico, produtos feitos com couro (a Colômbia é famosa pelos produtos baratíssimos em couro legítimo), roupas, miniaturas, comidas locais e muito mais. Normalmente quanto mais longe dos pontos turísticos, mais local é o mercado.

GABRIEL GARCÍA MARQUEZ

O centro cultural Gabriel García Marquez é um dos cantinhos mais gostosos para uma pausa e um pouco de cultura ao mesmo tempo. Além da livraria, o centro possui um café e muitos espaços para sentar, relaxar, tirar ótimas fotos dos diferentes ângulos da arquitetura (assinada por Rogelio Salmona) e da própria candelária. Há exposições temporárias e permantentes também, só não espere ver escritos originais do Gabo porque a esta altura eles devem estar bem empacotadinhos lá na Universidade do Texas, que está responsável pelo acervo do escritor.

Bogotá

Bogotá

EL CORRAL

Hambúrgão de primeira, estilo artesanal, com batata frita regional. Sim, a batata é diferente lá, a Colômbia tem muita batata diferente na verdade, e uma delas é a papa criolla, uma batatinha local que servem nos restaurantes, inclusive no El Corral. Eu pedi um hambúrguer tradicional, com papa criolla e malteada – apelido colombiano para o MilkShake – de frutas vermelhas. Um crime, mas um crime delicioso!

Leia também: O que comprar na Colômbia? Produtos de couro colombiano, qualidade e preços baixos

Onde dormir em Bogotá?

Como eu quase sempre fico na casa da minha sogra, não preciso recorrer aos hotéis em Bogotá, mas desta última vez foi necessário, por que a família estava toda reunida e não cabia todo mundo na mesma casa! Então eu acabei optando pelo Hotel Andes Plaza, um hotel 4 estrelas antigo, porém com boas instalações e banheiro reformado (ao menos no nosso quarto) e bem localizado. Achei excelente o custo X benefício deste hotel.

Hotel Andes Plaza

Hotel Andes Plaza

Por outro lado, você pode se hospedar na Candelária, onde terá acesso fácil às zonas históricas e principais pontos turísticos, mas deve ficar atento aos horários, porque né, é o Centro. Ou você também pode se hospedar no norte, a área mais moderninha da cidade, perto dos restaurantes top e do parque da 93.

Para quem quer se hospedar na Candelária: Recomendo o hotel Continental All Suites, que fica bem no centro, muito perto da maioria das atrações turísticas e com boa infra-estrutura, com ótimo custo X benefício. Lembrando que para sair à noite será necessário andar de táxi (em média custa uns 30mil pesos para ir até a zona T) e ter mais atenção com os espertinhos.

Para quem quer se hospedar no norte: Perto do parque da 93 está o The Click Clack Hotel, um hotel moderno, com ótima infra estrutura e entre os melhores preços da região para um hotel da categoria, já que o bairro é cobiçado pela oferta noturna e pela segurança.

Últimas dicas sobre Bogotá

Para não passar aperto em Bogotá, recomendo que você leve roupas bem quentinhas e leve também camisetas curtas. Explico: às 7 da manhã faz frio tipo inverno, uns 8, 10 graus no máximo. Daí vai chegando a hora do almoço, vai esquentando. Às 14hs é um calor tipo verão, chega a 25 graus! Daí vai acabando o dia, vai esfriando de novo… E assim todos os dias! Leve também guarda-chuva, pode chover do nada em qualquer momento do dia.

Links úteis para viajar pela Colômbia

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Colômbia. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Aqui neste post tem informações gerais o país. E aqui vão os guias completos sobre Bogotá e Cartagena, duas das cidades mais visitadas no país. Para ler todos os posts sobre a Colômbia, é só clicar aqui neste link.

Se você pretende alugar um carro em Bogotá, o site da Rental Cars pode ser bem útil, porque ele dá comparativos de várias companhias e os melhores preços para alugar um carro na Colômbia.

Aqui vai um link sobre onde ficar em Bogotá, com os melhores bairros e algumas sugestões de hotel para você. Mas se tiver alguma dúvida, aqui eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum!

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.

Ah, e aqui vai um link com o vídeo sobre 5 coisas para fazer na Colômbia.