Gramado e Canela são duas cidadezinhas charmosas e aconchegantes da Serra Gaúcha, perfeitas para quem gosta de um friozinho e clima de romance. De colonização Alemã e Italiana, ambas as cidades lembram vilas européias, seja pela arquitetura, seja pela natureza, seja pelas pessoas que vivem ali: tradição, costumes e até mesmo a língua podem ser diferentes em Gramado e Canela. Gramado é mais turística e concentra várias atrações, enquanto Canela é mais natureza, já que oferece a famosa Cachoeira do Caracol e o Parque da Ferradura. Gramado e Canela são verdadeiras gracinhas imperdíveis!

Entrada Gramado e Canela

Gramado e Canela no inverno

Ah, você gosta de frio? Então leve roupas quentes. As temperaturas caem bastante nos meses de junho, julho e agosto, ficando em torno de 6, 7 graus. Ok, não é como o inverno alemão, mas é frio. De noite as médias caem um pouco mais, podendo se aproximar de zero (brrrr agora sim, friiio), portanto, se agasalhe! Mas leve também uma roupa mais fresca caso venha o famoso “veranico”, um fenômeno que faz as temperaturas subirem, bem no meio do inverno! Vai saber, tempo maluco… Melhor se prevenir, nunca se sabe como estará o tempo em Gramado e Canela.

Gramado e Canela no verão

Bom, lá não é bem a terra do calor, né? Durante os demais meses do ano as temperaturas sobem, as médias ficam ao redor dos 18, 20 graus, e no verão pode ter um dia ou outro um pouco mais quente. Mas caloooor é pro litoral. Na Serra Gaúcha é um tempo fresco, ar puro, clima de montanha. Leve sempre uma jaquetinha ou algo mais quente para a noite e cubra seus pés. Principalmente pra mulherada que adora uma sandalinha, lá é melhor usar uma bota, um tênis ou até mesmo uma sapatilha com uma meia de seda – para dias mais quentes e de caminhada só na cidade, ok? – vale tudo pra ficar bonitinha e quentinha na sua viagem por Gramado e Canela.

Como chegar em Gramado e Canela?

Gramado não tem (ainda) um aeroporto. Canela tem, mas não é utilizado para vôos comerciais. O aeroporto mais perto está em Porto Alegre, a 135 km de distância. Então o ideal é, chegar em Porto Alegre e ir de carro ou ônibus. Para quem não gosta ou não convém usar avião, há ônibus nacionais partindo de várias capitais que chegam a Gramado e Canela. As empresas Itapemirim e Penham fazem estas rotas.

Chegando em Gramado e Canela de carro (saindo de PORTO ALEGRE)

A melhor opção é usar a estrada até Novo Hamburgo (BR 116) chegar em Taquara (RS 239) e ir pra Gramado (RS 115). Outra opção é indo pela BR-101, indo até Gravataí, depois pegar a RS-020, chegando em Taquara e depois a RS-115 para Gramado.Ou então vá por Nova Petrópolis (BR 116) e depois pegue a RS-235 em direção a Gramado. Aqui no site da Rental Cars você encontra as melhores tarifas para alugar um carro em Porto Alegre.

Chegando em Gramado e Canela de ônibus

Saindo de Porto Alegre, use a Citral que faz várias rotas todos os dias.

Onde é melhor dormir, em Gramado ou Canela?

Depende. Como Gramado é mais turística que a vizinha Canela, os preços tendem a ser um pouco maiores ali. Você tá com carro? Pode dormir em Canela ou em Gramado em algum lugar longe do centro. Tá a pé? Dorme em Gramado. Tá com pouco tempo? Dorme em Gramado.

Em Gramado as opções são mais caras, mas ultimamente um bom hotel que vale a pena pelo custo X benefício é o Hotel Águas Claras. Para quem quer uma opção mais countryside longe das muvucas pode ir para Canela, no fabuloso hotel Mountain Village.

O que fazer em Gramado?

Gramado é uma fofurinha de cidade. Passeie a pé pelo Centro, onde estão concentradas as casas e edifícios com arquitetura típica, canteiros de hortênsias e chocolaterias artesanais. As atrações principais de Gramado são:

1. Avenida das Hortênsias, que corta a cidade de norte a sul e liga Gramado a Canela. É nela que está a igreja do relógio, e também a rota gastronômica de Gramado.

2. A Avenida Borges de Medeiros, onde estão várias atrações como a igreja Matriz, a rua coberta e a praça major Nicoletti, imperdíveis.

Gramado e Canela

3. Também visite o Lago Negro, é lindíssimo e dá pra passear de pedalinho se o dia estiver bonito. A caminhada ao redor do lago também é bem bonita e pra quem está em clima de lua de mel, é bem romântico!

Gramado e Canela Lago Negro

4. O Mini-mundo normalmente encanta as crianças, mas há muitos adultos que ficam doidos com a atração: como o nome já diz, é um mundo em miniaturas. Tudo perfeitinho, vale a visita.

5. Para quem gosta de cinema, o Palácio dos Festivais também é interessante, é ali que se celebra o festival de cinema de Gramado e há uma exposição do Kikito, o prêmio que se entrega aos vencedores do festival.

A seguir você pode baixar o mapa turístico de Gramado: clique aqui para fazer o donwload do mapa de Gramado

Gramado e Canela

Gramado e Canela

O que fazer em Canela?

Canela também possui um pouco de arquitetura típica e produtos coloniais, mas o mais interessante, para mim, não é esta parte.

A seguir vão algumas das minhas dicas para visitar Canela:

1. A Catedral de Pedra, igreja em estilo gótico, que foi construída no século passado e é motivo de orgulho da população local. A igreja tem 65 metros de altura e possui 12 sinos de bronzes italianos. Fora isso, ela é linda, por dentro e por fora. Há painéis e esculturas feitos por artistas locais, o que deixa a igreja ainda mais charmosa. Alem disso, a pracinha ao redor é uma graça, vale a pena contemplar.

2. Natureza! Canela tem vários parques e uma cachoeira exuberante, linda, linda, a Cascata do Caracol. Para ver a Cascata do Caracol, você deve ir ao Parque do Caracol. É lá que tem a vista mais bonita da cachoeira. Há vários mirantes, trilhas e caminhadas pelo parque, que é bem sinalizado. Prepare suas pernas, porque é um sobe e desce infinito! Há um elevador também dentro do parque, mas preferimos não pagar por ele, e curtir a natureza andando mesmo. Eu achei a estrutura para lanches bem regular.  Há algum comércio local e restaurante no parque, mas não espere muitas opções. Se quiser passar várias horas nas trilhas, leve comida na mochila e tenha atenção com os resíduos! Sei que você não vai jogar lixo no parque, né, mas vale a pena a dica: leve um saco plástico para depositar os restos de comida. Quando você chegar na lixeira, fica mais fácil descartar!

Gramado e Canela Véu da Noiva

Gramado e Canela Parque

3. Além do parque do caracol, que é mais turístico, tem o Parque da Ferradura! Ele se chama assim porque o rio contorna uma montanha fazendo a forma de uma ferradura. É lindinho, também tem muita trilha e caminhada e vistas de tirar o fôlego. VÁ! Dá pra fazer os dois parques em um só dia, se você estiver de carro. O contato com a natureza é revigorante, seus pulmões vão agradecer!

Gramado e Canela Parque

A seguir você pode baixar o mapa turístico de canela:  clique aqui para fazer o donwload do mapa de Canela

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com