Berna é a capital da Suíça, uma capital diferente da maioria das capitais europeias: pequena, agradável, com uma população muito afetuosa que não vive aquela correria predominante de um grande centro comercial. Berna possui pouco mais 130 mil habitantes, e o único centro histórico na Suíça considerado patrimônio mundial da Unesco.

Se você vai para o norte da Suíça, sugiro incluir 1 dia em Berna no seu roteiro. Você vai se encantar com as belezinhas desta cidade e de quebra, conhecer um pouco mais sobre a cultura da Suíça.

Berna

Como chegar em Berna?

O acesso para Berna é bem fácil. Há trens partindo de várias cidades Suíças com destino a Berna, e também há alguns trens internacionais que chegam ali diretamente.  Zurique é o aeroporto mais próximo de Berna, que fica a 1 hora de trem. A forma mais fácil para aproveitar as ferrovias da Suíça é pegar o Swiss Travel Pass que inclui vários trajetos, entre eles, Zurique – Berna.

Leia também: tudo sobre o Swiss Travel Pass na Suíça

Já quem preferir alugar um carro, encontrará ótimas pistas, bem sinalizadas e de fácil acesso.

O que fazer em Berna?

O centro histórico é sem dúvida um dos mais bonitos da Suíça, com direito a fontes históricas, torres com relógio, igrejas e edifícios da idade média e ruas cobertas. A melhor forma de conhecer as belezas de Berna é a pé. Prepare suas pernitchas, use um sapato confortável e o segredo para não sofrer com o frio ou com o calor são as camadas. Leve um casacão poderoso no caso de viagens no outono ou inverno. Para a primavera ou verão, uma jaqueta leve é suficiente.

Leia também: viagens de outono inverno, o que levar  na mala?

Berna dentro da rota turística

1. AS FONTES DE BERNA

Se você tem pouco tempo, perca-se nas suas do centro histórico atrás das fontes coloridas. São 12 fontes belíssimas e cada uma delas conta uma lenda ou uma história da região. Chama muito a atenção a fonte do Ogro (ou Kindlifresserbrunnen, em alemão), que retrata um ogro devorando algumas crianças. A lenda da cidade diz que a população deveria alimentar o Ogro, caso contrário, ele comeria as crianças da cidade. (eu hein…).

2. TORRE DO RELÓGIO

A torre do relógio era o limite da cidade no século 13, possui o relógio astronômico e algumas figuras simbólicas para a cidade de Berna. A cada hora (sempre faltando 4 minutos para a hora cheia) este relógio faz um show com o movimento das figuras do topo, é super bonitinho. Dá pra entrar na torre e fazer uma visita guiada no seu interior, conhecer as histórias e tirar boas fotos de lá.

Berna

3. A CATEDRAL DE BERNA

A catedral de Berna fica na Munsterplatz (munster é catedral em alemão, e platz significa praça). Ela é linda por dentro e por fora. Logo na entrada há umas pequenas esculturas cravadas na porta da igreja que são impressionantes, sério mesmo. Daí dentro da catedral há vitrais do ano de 1450 – também são incríveis! É também a torre de igreja mais alta da Suíça, de onde se tem uma vista excepcional! Na foto dá pra ver como a torre da Catedral de Berna se sobressai no centro histórico, olha que incrível!

Berna

4. O PARQUE DOS URSOS

É um parque onde os ursos vivem e brincam bem pertinho das pessoas. Calma, há uma margem de segurança, mas ainda assim, é impressionante vê-los tão de perto. A entrada do parque é livre, se você tiver sorte poderá ver os ursos brincando na arena ou dormindo no gramado. Os ursos são populares em Berna por serem o mascote da cidade. Reza a lenda que o nome Berna foi originado da palavra Bär, que significa urso em alemão.

Berna

5. O MUSEU DO EINSTEIN

O Einstein viveu na casa que hoje é o museu do Einstein. Conta a história de sua vida e algumas curiosidades, fora detalhes sobre a teoria da relatividade e outras descobertas científicas do gênio. No mesmo prédio está o museu de história de Berna, que conta detalhes sobre a história da Suíça e da cidade de Berna.

Berna
Berna

6. O PARLAMENTO SUÍÇO

Há visitas grátis nas instalações do parlamento de segunda a sexta-feira. Mas você precisa agendar a visita com antecedência porque lota! É onde está a sede da confederação helvética e só o prédio já vale a visita. Atrás da sede você dá de cara com um vale ma-ra-vi-lho-so que sério, vale a pena!

Berna

Berna fora da rota turística

BIKES BERN ROLLT

Berna tem uma vida universitária bastante ativa e muitos jovens saem para praticar esportes na beira do rio. Na verdade, independente da idade, há muita gente praticando esportes por lá. Se você quer fazer um programa local, uma boa opção é alugar uma bicicleta (que é grátis) e pedalar pela margem do rio Aare, o mais limpo de toda a Europa. Há alguns pontos de bicicleta no centro, o mais fácil fica perto do Cassino, ao lado esquerdo do prédio, perto da ponte.

Berna

BOSQUES DE BERNA

Outro passeio local é caminhar pelos bosques da cidade, há um entre o parque dos ursos e a helvetiaplatz! Faça isso, sem medo! Parece abandonado mas é bem seguro e super bonito. Dá uma olhada no vídeo!

Bern

JARDIM BOTÂNICO

Finalmente, vá passear no Jardim Botânico. É uma caminhada gostosa entre plantas diversas, há desde espécies típicas até espécies exóticas de outros países, tem de tudo. Fora isso, lá é um bom lugar para sentar e apreciar o rio do outro lado. Atravesse a ponte Lorrainebrücke que você vai chegar direto no jardim botânico, desça as escadas no fim da ponte e passeie por ali em direção à Kornhausbrücke, que tem duas pontes, uma só para pedestres mais baixinha e outra mais alta para carros e pedestres.

Onde dormir em Berna?

vários hotéis em Berna e quase todos trabalham com preços suíços – ou seja, caros. O ideal é se hospedar em um hotel no centro – tranquilo que não tem perigo! No centro é tudo mais perto e você não vai se perder tentando encontrar o hotel. Fora isso, depois de toda a caminhada pelo Centro, tudo o que você vai querer é estar perto para descansar. Minha dica é procurar preços entre 100 e 120 euros para 2 pessoas, com pontuação no booking acima de 8 – assim você evita espeluncas e tem a garantia de um lugar limpinho e confortável. Eu gosto muito do Kreuz Modern City Hotel que é um três estrelas superior, super bem localizado e com bom custo X benefício.

BernaImagem: Booking.com

Onde comer em Berna?

Se você quer opções baratinhas – ainda que isso seja muito difícil na Suíça – pode procurar lanches perto da estação central, nas padarias, pizzarias e lanchonetes que vendem kebab. Outra opção são os supermercados Migros e Coop, que vendem lanches e pratos prontos também. Um restaurante com bom preço (em média 18 francos o prato) que eu curti foi o Restaurante Las Alpes, do museu Alpino, bem pertinho do museu do Einstein. A comida é deliciosa, ao menos quando eu fui comi uma massa ao molho de espinafre com bacon e frango e minha mãe, que estava comigo, pediu um raviole de ricota, ambos divinos!

Berna

Bom, estas são as dicas principais para quem quer conhecer Berna em 1 ou 2 dias. Se você quer passar mais tempo e precisa de mais informações, é só mandar uma mensagem que estaremos felizes em ajudar!

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.