Nós amamos a Colômbia! Este é o nosso destino da semana porque queremos ajudar a encaixar o país como um destino para as suas férias. Se você gosta de praias paradisíacas, na Colômbia tem. Se você gosta de cidades históricas, na Colômbia tem. Se você gosta de montanha e friozinho, na Colômbia tem. Se você gosta de compras, na Colômbia tem. E o melhor: tem tudo isso a preços econômicos e bem acessíveis em tempos de dólar em alta! Ou seja, se você ainda não conhece a Colômbia, pode ir se preparando para colocar o país na sua listinha das próximas férias porque aí vem coisa boa!

Colômbia

Como viajar para a Colômbia?

A melhor forma de chegar na Colômbia é usando a companhia aérea Avianca. Esta é a empresa mais importante na aviação da Colômbia e eu honestamente penso que é uma das melhores companhias aéreas para voar pela América Latina. Há vôos diretos entre São Paulo ou Rio de Janeiro e Bogotá, a capital da Colômbia. O trajeto dura aproximadamente 6 horas, o que é bem pouco considerando a média de horas de vôo entre o Brasil e os principais destinos internacionais. Se você comprar o seu bilhete aéreo com antecedência, pode encontrar boas promoções de vôo. De forma geral, os hotéis, restaurantes e passeios costumam ter um preço mais acessível que no Brasil.

Colômbia

Onde viajar pela Colômbia?

Na Colômbia os destinos mais procurados são Bogotá, a capital, Medellín (estou devendo post sobre ela!) e Cartagena, seguido por San Andrés, que ainda não conheci pessoalmente mas está nos planos! Logo, há outros lugares encantadores e fora da rota, como o Eje Cafeteiro, que em breve vou conhecer também, e a região de Cali, onde se dança a salsa mais difícil de todos os tempos!

Colômbia

Quando você for à Colômbia, você necessariamente chegará por Bogotá, então eu recomendo que você, antes de ir para a praia, passe alguns dias pela capital para entender um pouco da cultura colombiana, provar a comida local (aqui e aqui vão duas dicas imperdíveis) e se familiarizar com o modo bogotano de ser. Tudo isso para ter um choque cultural quando for ao caribe! Se você fala espanhol, prepare-se para não entender nada na costa colombiana! E isso vai te mostrar que a Colômbia possui uma pluralidade cultural impressionante. É como visitar várias Colômbias em uma única viagem, tão incrível quanto visitar vários países de uma vez só.

Colômbia

Colômbia

Quanto se gasta na Colômbia?

Em média, gasta-se um pouco menos que no Brasil. Agora, tenha em mente que essa é uma pergunta muito difícil de responder considerando que eu não conheço o seu estilo de viagem. O que é barato para você pode ser bem caro para mim! Então, deixa eu falar em médias e se você tiver mais dúvidas, me manda uma mensagem.

Colômbia

Em média, uma refeição padrão vai custar 25 mil pesos colombianos (30 reais), a diária de um hotel 4 estrelas está ao redor d0s 200 mil pesos colombianos (230 reais), um táxi (aeroporto para o centro ) custa ao redor de 15 mil pesos colombianos (18 reais), museus e atrações custam ao redor de 6 mil pesos colombianos  (7 reais) e um cafézinho custa cerca de 4000 pesos colombianos (5 reais). Isso em Bogotá, mas a média de preços em cidades mais turísticas como Cartagena pode subir um pouco mais!

Colômbia

Em linhas gerais, 1 real equivale a mais ou menos 850 pesos colombianos (maio de 2016).  A melhor forma de ter uma boa conversão na Colômbia é levar dólares e lá trocar dólar por pesos colombianos. Eu sei que muita gente diz que é bobagem porque tem que converter duas vezes, mas é que o preço da conversão de real para peso colombiano será bem desfavorável, e se você converter de dólar para peso sairá ganhando. Fora isso, eu nunca vi nenhum outro país cobrar o preço e as taxas que a gente paga na moeda estrangeira no Brasil, portanto, você pode até pagar caro no dólar comprando ele no Brasil, mas lá na Colômbia eles não vão ser sacanas com você cobrando taxas e valores absurdos!

Colômbia

Vale a pena alugar carro na Colômbia?

Se você ficar só pelas cidades, como Medellín ou Cartagena, por exemplo, até vale. Mas eu não recomendo que você saia pelas rodovias do país de carro. Isso porque o país ainda possui algumas zonas isoladas de conflito e você não quer dar a bobeira de entrar sem querer em alguma zona vermelha.

Se quiser alugar um carro em Bogotá, precisa ficar atento ao que eles chamam de “pico y placa” que é o rodízio local. Nas próprias locadoras de veículo eles explicam como funciona, mas basicamente, há certos dias e horários em que você não pode usar o carro. Mas isso é só em Bogotá, nas demais cidades é tudo liberado. Em Medellín, por exemplo, o carro é super útil porque a cidade tem ladeira pra tudo que é canto! Para alugar um carro, eu sempre recomendo o uso da Rental Cars, que compara online os preços das melhores companhias e oferece as melhores ofertas pelo sistema deles.

Melhor época para visitar a Colômbia?

O interessante da Colômbia é que sempre é uma boa época para visitar o país. Isso porque a Colômbia está bem próxima à linha do Equador, o que significa tempo estável o ano inteiro. Agora, a cadeia montanhosa dos Andes passa bem no meio do país, ou seja, há cidades localizadas no topo das montanhas e há cidades localizadas na costa, a nível do mar. Quanto maior a altitude destas cidades, mais frio e vice versa. Isso significa que há cidades com frio constante, como é o caso de Bogotá, há cidades que eternamente é primavera, como é o caso de Medellín e há cidades que é verão o ano inteiro, como Cartagena! A alta temporada na Colômbia é sempre no período de festas e férias escolares, entre dezembro e fevereiro. Fora isso, há datas específicas em cada região, como feriados e festividades locais, que costumam aumentar um pouco o preço dos serviços.

Colômbia

Mitos e verdades sobre a Colômbia

É um país em guerra? Mito. A guerrilha na Colômbia há tempos foi controlada e hoje há algumas zonas em conflito em regiões muito específicas, longe das zonas turísticas mais importantes. Mas dizer que o país está em guerra é um tanto exagerado. Eu diria que a violência que existe na Colômbia está menor do que a violência que conhecemos no Brasil, portanto, nenhuma novidade.

Precisa tomar chá de coca para combater a altitude? Mito. Há cidades que estão localizadas em zonas mais altas (de altitude mesmo) e você sentirá a respiração um pouco mais ofegante, mas nada absurdo. Só tenha cuidado se você sofre com problemas do coração, neste caso é bom ir com calma nos passeios das cidades mais altas e sempre perguntar ao seu médico se há algum risco para você. Agora, Cartagena, por exemplo, está no nível do mar, ou seja, é igual ao Brasil!

Tem produtos de couro baratos? Verdade. A Colômbia produz vários produtos em couro verdadeiro e o preço é muito barato. Por 100 reais você consegue comprar uma bolsa de couro (de uma marca local) que vai durar pra toda a vida. Recomendo que você veja as marcas Velez (minha preferida), Mario Hernandez ou BootsnBags. Você as encontra em vários shoppings por todo o país.

Salsa é a música nacional? Verdade. Agora, há vários tipos de salsa, como nós temos vários tipos de forró. Recomendo que você saia para algum bar ou balada de salsa e observe como é lindo! Se alguém resolver dançar com você, atreva-se! Na pior das hipóteses, vai render boas histórias!

Colômbia

Links úteis para viajar pela Colômbia

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Colômbia. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Aqui neste post tem informações gerais o país. E aqui vão os guias completos sobre Bogotá e Cartagena, duas das cidades mais visitadas no país. Para ler todos os posts sobre a Colômbia, é só clicar aqui neste link.

Se você pretende alugar um carro em Bogotá, o site da Rental Cars pode ser bem útil, porque ele dá comparativos de várias companhias e os melhores preços para alugar um carro na Colômbia.

Aqui vai um link sobre onde ficar em Bogotá, com os melhores bairros e algumas sugestões de hotel para você. Mas se tiver alguma dúvida, aqui eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum!

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.

Ah, e aqui vai um link com o vídeo sobre 5 coisas para fazer na Colômbia.