O Panteão é um incônico edifício em Paris, em estilo neoclássico. Situado no 5o arrondisement, ou também conhecido Quartier Latin (um dos meus bairros favoritos de Paris), ele tira o fôlego de quem passa por ali.

Onde fica o Panteão no mapa de Paris?

Fica bem pertinho do Jardim de Luxemburgo, um lindo jardim onde se encontra o Senado. Vale a pena se organizar para dar um passeio por ali, ir ao Panteão depois e seguir pelo bairro, que tem uma importância significativa para a cidade. É no Quartier Latin que está a Sorbonne, com alguns de seus importantes e históricos edifícios ali pertinho do Panteão, inclusive.

Panteão

O que é o Panteão de Paris?

O Panteão foi construído para ser uma igreja em homenagem a Santa Genoveva, a padroeira de Paris. Suas obras começaram em 1.764 e foram finalizadas em 1.790, a pedido do monarca Luis XV. Mas a igreja acabou se transformando no Panteão nas revoluções burguesas, no final do século XVIII, e se tornou um lugar laico para receber o corpo de grandes nomes da história da França e do mundo.

Veja também: Arco do Triunfo em Paris

O que ver no Panteão?

Dentro do Panteão de Paris ainda podemos ver uma série de pinturas sobre a vida de Santa Genoveva, assim como painéis que contam sobre o início do cristianismo e da monarquia francesa. O ponto alto, além da cripta, é o famoso pêndulo de Foucault, que demonstra a rotação da Terra. Eu confesso que fiquei muito emocionada ao ver o pêndulo, que é bem grande e toma grande parte do salão principal.

Na cripta vemos diversas sepulturas de nomes muito importantes, como Voltaire, Rousseau, Alexandre Dumas e Marie Curie.

Panteao de Paris

Como chegar no Panteão?

O Panteão fica muito bem localizado, próximo a diversas linhas de metrô. Chegar ali vai depender muito de onde você estiver.

A melhor forma para você se organizar é aproveitá-lo para ver quando estiver passeando pelo Quartier Latin. Você pode começar pela Catedral de Notre Dame, passar pelas Sorbonne, chegar no Panteão e finalizar com o Jardim de Luxemburgo. Ou você pode fazer o contrario e começar pelo Jardim de Luxemburgo e indo em direção à Catedral. Na minha opinião, o melhor momento para fazer esse passeio é no final da tarde, para ver o por do Sol ali na Notre Dame.

Desde a entrada do Panteão você terá uma linda vista da Torre Eiffel e do parque. Já prepare a câmera!

Compre aqui o seu ingresso antecipado para conhecer o Panteão em Paris e evite filas!

Panteão de Paris

Informações sobre o Panteão em Paris

Fure a fila: Compre aqui o ingresso antecipado para ver o Panteão em Paris.

Endereço

Place du Panthéon, 75005, Paris
Telefone: 33 / (0)1 44 32 18 00
Fax : 33 / (0)1 44 07 32 23
GPS Latitude : 48.8462 Longitude : 2.3464

Metrô / RER:
linha 10 / RER B

Ônibus:
lines 21, 27, 38, 82, 84, 85, 89

De carro:
Boulevard Saint-Michel and rue Soufflot

Preços

Adultos: €9
Comprar ingresso antecipadamente aqui.
Menores de 26 anos: €7

Funcionamento

De 1 de outubro a 31 de março:
Diariamente das 10h às 18h00
De 1 de abril a 30 de setembro:
Diariamente das 10h às 18h30
Fechado:
1 de Janeiro, 1 de maio e 25 de Dezembro

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com