Gruyères é uma das cidades mais lindas dos Alpes Suíços, praticamente um conto de fadas no país dos queijos e vaquinhas felizes! Fica numa colina abaixo do castelo de mesmo nome, possui um centro histórico pequeno, bem preservado e altamente instagramável: Gruyères é um must see na sua viagem pela Suíça e vale a pena a visita tanto no inverno como no verão.

A minha rota em Gruyères

Eu estive duas vezes na cidade, enquanto morava na Suíça. Em ambas as vezes visitei a cidade no outono, época em que a Gruyères pede um delicioso fondue de queijo. Aliás, Gruyères é o nome do queijo mais famoso da Suíça! O bendito é produzido na fábrica de mesmo nome que fica na parte inferior da cidade. E a visita à fábrica é uma atividade super recomendada para quem ama a iguaria! Além da comida, Gruyères tira o fôlego por seu fabuloso castelo, a vista das montanhas e a maravilhosa cidade antiga. Se eu voltaria? Claro que sim, adoraria passar uma noite em Gruyères e despertar com a vista mais esplêndida da cidade, degustando algum pãozinho dessa região! #esperoquemeumaridoleiaestepost

Onde fica Gruyères no mapa?

Fica na região de Fribourg, parte francesa da Suíça, próximo aos vilarejos de Bulle e Broc, a poucos quilômetros de Montreux e Vevey. Uma boa ideia de roteiro é fazer Montreux – Gruyeres, de carro ou de trem.

Como chegar em Gruyères?

Se você estiver em Montreux, pode chegar em Gruyères de carro ou de trem. Honestamente, eu prefiro a chegada de carro, já que  a estação de trem de Gruyères não é lá acessível. Explico: Gruyères é dividida em duas partes, a parte alta da cidade é a zona mais turística, que fica no alto de uma colina, onde não há trens até lá. Ou seja, se você chegar de trem, terá que subir a colina a pé, o que não é lá muito fácil – exceto se você curtir caminhar, o que dá uns 20 minutos morro acima. Se for de carro, tem um estacionamento bem na entrada da vila (parte alta), o que facilita e muito a sua chegada.

Aproveite para cotar o aluguel de carro na Suíça com a Rental Cars.

O que fazer em Gruyères?

Castelo de Gruyères

O Castelo de Gruyères é um dos edifícios mais antigos da cidade, com origens no século 13. Hoje é um museu com informações sobre mais de 800 anos de história do castelo, da região, com detalhes sobre a arquitetura e cultura local. Há audioguia em vários idiomas (da última vez não tinha em português… mas tinha espanhol!) e a possibilidade de agendar um tour no local.

O castelo também é o edifício mais alto de Gruyères, de onde se tem uma vista completamente estonteante do vale e suas casinhas coloridas. Trata-se do cartão postal de Gruyères, um lugar que merece a visita nem que seja por fora – há uma parte aberta ao público, que não precisa de ingressos.

Gruyères

A entrada custa 12CHF por pessoa, mas se estiver com família (2 adultos e 3 crianças menores de 16 anos), custa 25CHF no total. Está aberto diariamente das 10h às 17h, mas entre abril e outubro o horário é de 9h às 18h.  

Gruyères

Gruyères

La Maison du Gruyère

Trata-se da fábrica de queijo onde se produz o famoso queijo de mesmo nome que a cidade. A visita à fábrica é imperdível, e principalmente se estiver na hora do “Cheese Making” que acontece diariamente das 9h às 11h e das 12h30 às 14h30. O ingresso custa 7chf por pessoa, mas se comprar o ingresso combinado com o castelo, sai por 16chf por pessoa.

Gruyères

Gruyères

Centro histórico

O centro histórico de Gruyères é a grande atração da cidade. Trata-se de um lugar mágico, com edifícios antigos e um aspecto de conto de fadas em cada passada. Passe um tempo admirando as fachadas, a rua de pedra e as janelas antigas decoradas com cortinas tradicionais. Como a cidade é pequena, o passeio não será muito longo. Porém, pode ser uma ótima oportunidade de fazer fotos incríveis por cada cantinho da cidade.

Gruyères

Gruyères

HR Giger Museum

Pode parecer meio bizarro… E é mesmo! Em 1980 o artista suíço HR GIGER ganhou um oscar de “Melhores Efeitos Visuais” pela sua participação no filme Alien. Você pode entrar no museu ou no bar, que é ainda mais interessante: cheio de caveiras, ossos e um ambiente bem macabro do filme Alien! 😀 Para uma viagem menos romântica, vamos dizer…

#happynewyear from #gruyeres #hrgigerbar #gigerbar #hrgiger #hrgigermuseum

Uma publicação compartilhada por Andy Davies (@gigerbar) em

Fondue no Le Chalet

O restaurante Le Chalet acaba sendo uma das atrações mais cobiçada de Gruyères, principalmente nos dias mais frios que pedem um fondue de queijo ou raclette como prato pra esquentar. Honestamente, este foi um dos melhores fondues que queijo que eu provei em toda a Suíça. Tradicional, no tamanho certo e com preços justos para o padrão Suíça. E nada melhor que comer uma fondue de queijo Gruyères em… Gruyères!

Gruyères

Fábrica de chocolate da Cailler

Esta fica localizada em Broc, uma cidade mais afastada de Gruyères, mas ainda assim, bem na mesma região. A Cailler é uma das marcas mais famosas de chocolates na Suíça, e eles possuem uma visita guiada à fábrica que é uma maravilha! Para quem gosta de chocolate então, impossível resistir! Eles mostram desde o processo de fabricação do chocolate até a história, passando pela mistura com o leite e degustação no final!

Gruyères fora da rota

Talvez não haja muitos passeios fora da rota pra fazer em Gruyères porque a cidade é bem pequena e o turismo ainda é muito local, com poucas massas a explorar a cidade. Mas se você quer ser como os moradores locais, pode passar uns dias e fazer hiking, explorar os campos verdinhos (ou nevados se for inverno), explorar as termas de Gruyères, e conhecer as montanhas da região.

Gruyères

Onde ficar em Gruyères?

Muita gente prefere ficar em Genebra ou Montreux, em vez de dormir em Gruyères. Honestamente, acho que vale a pena passar uma noite na cidade, assim vocês fecham o passeio com um fondue de queijo em pleno Chalet e todo mundo pode beber vinho à vontade, sem precisar se preocupar em ter o motorista da vez pra voltar no fim do dia! Entre os hotéis da cidade (não são muitos), o Gruyère Rooms acaba tendo um excelente custo X benefício. É uma pousada – estilo 3 estrelas mas com excelente atendimento e ótimas instalações, tudo bem tradicional e completinho!

GruyèresImagem: Booking.com

Gruyères Rooms
Endereço: Bourg 16 / 20, 1663 Gruyères, Suíça

Reserve agora o Gruyères Rooms pelo Booking.com e pague somente na chegada

Últimas dicas sobre Gruyères

Bom, esta é uma cidade cercada de montanhas, numa região que é sempre mais fria. O verão pode ser mais ameno, mas os invernos são bem rigorosos por ali. Se for nesta época, aqueça bem o corpo, seja com roupas quentes ou com bebidas quentes! Eu sempre via mães com garrafas térmicas cheias de bebidas quentinhas para os pequenos! Ajuda e muito! E se você for de carro, lembre-se de colocar o bilhete do parquímetro no seu carro. Você pode pagar o bilhete com moedas ou cartão, mas é sempre bom ter moedas para o caso do cartão não funcionar – raramente acontece. E de resto, bom, aproveita!!!

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.