Quem quer fazer compras em Zurich, precisa saber que esta é uma cidade “Posh”. No bom português, significa elegante, ou classe A. Isso quer dizer muitas marcas de luxo com vitrines cheias de cifras na avenida principal Bahnhofstrasse. Os moradores locais dizem que a Bahnhofstrasse é tão importante quanto a Champs Elysées em Paris, só que mais cara. Eu acredito.

Mas nem só de luxo vive Zurique. Há também um lado hype-moderno-urbano-hipster em franco crescimento na zona West da cidade, onde marcas locais aparecem para agradar aos gostos e bolsos da galera mais alternativa. Ainda que os preços não sejam exatamente baratos, já que a Suíça é conhecida por vender produtos de extrema qualidade, eles serão sem dúvida mais interessantes que os preços da avenida principal. E não somente os preços são mais interessantes, mas também a criatividade, a ousadia e a proposta das lojas deste bairro vão muito além.

Compras em Zurich West

Um tour pelo bairro moderno ZuriWest já nos dá uma ideia de quanta coisa acontece por aqui. Há novos conceitos, estilos, gente quebrando as regras e saindo do lugar comum tanto na produção de moda, como gastronomia e produtos de decoração. ZuriWest é uma mistura de arte com revolução, algo que já nas paredes nos dá uma clara ideia disso. Um passeio despretensioso já fala muito sobre o bairro, que para mim é um dos lugares mais interessantes de Zurique. Eu gosto tanto deste lugar que fiz um ensaio fotográfico com o fotógrafo brasileiro Cesar Martins fez neste bairro, revelando um pouco este lado hype da cidade. As fotos ficaram lindas, e se você quiser, também pode fazer um ensaio com ele por Zurique. Em breve conto mais detalhes sobre este tipo de serviço, mas já vai olhando as fotos!

Além de passear, você pode dar uma olhadinha nas lojas diferentonas que tem por lá. Aqui vai o meu guia de compras em Zurich West! Aproveita!

Compras no Markthalle

Este é um mercado hype no bairro ZurichWest, onde há cada vez mais lojinhas e comidinhas diferentes. Neste mercado é possível encontrar queijos, vinhos, chocolates, biscoitinhos, produtos orgânicos, postais, flores, e comer uma bela refeição no restaurante do mercado. Recomendo começar a visita por este lugar, que fica justo ao lado da parada Dammweg do tram, onde passam os trams 4, 13 e 17.

Compras Zurich West

Entre no mercado e descubra um mundo de cores e novidades. Peça uma provinha dos queijos ou vá até a loja de vinhos para conhecer produções independentes nos vinhedos da Europa. É a hora de parar, cheirar, degustar e observar os novos ares de Zurique.


Compras em Zurich West
Foto: Cesar Martins

Compras Zurich West

Depois que você andar pelo mercado (ele não é muito grande), continue a caminhada pelo Im Viadukt, onde há várias lojas espalhadas debaixo dos arcos. Cada arco leva uma numeração diferente, é bom estar atento aos números para encontrar as suas lojas favoritas. E no lado superior tem essa passarela que liga o bairro até o centro, acho divertido um passeio por aqui.

Compras em Zurich West

Aqui vão algumas das nossas recomendações:

BrankoB

Compras Zurich West

BrankoB é uma boutique masculina super interessante para homens atentos à moda, que gostam de design e sabem o valor de um belo corte. Há várias marcas internacionais de excelente qualidade, como Souve Bag, Johnnylove, Tiger of Sweden e Daniele Fiesoli. Há também modelos de alguns designers suíços, como Julian Zigerli, Carpasus ou Rubirosa. O mais legal: todos os meses, o próprio estilista e RP Branko B. Gabriel dá dicas sobre como encontrar a moda perfeita para o seu estilo, em um Apéro na loja. Em dezembro, BrankoB também lançará sua primeira coleção de tênis. E eu adoro a coleção de meias deles!

Horário: de segunda a sexta-feira das 11h às 19h
Sábado das 10h às 18h
Personal Shopping: T 077 417 91 85

Big Mode Werk Statt

Compras Zurich West

Para mulheres com estilo e que querem algo além do óbvio! BIG é uma loja de jeans, camisas e sapatos que existe em Zurique desde os anos 80. Um ótimo lugar para fazer compras em Zurich West. A sua versão BIG Mode Werkstatt vai um pouco além e oferece, além de produtos da marca, um espaço para novos designers e jovens talentos na moda apresentarem seu trabalho. Também há eventos de criação acontecendo regularmente na loja.

Horário: de segunda a sexta-feira das 11h às 19h
Sábado das 10h às 18h
Telefone: 043 818 09 09

Sibler

Compras Zurich West

Uma loja de design, souvenirs, produtos para casa, decoração e cozinha, ou seja, compras em Zurich West para todos os gostos. Eles possuem uma seleção interessante de facas e artigos de cozinha, além de produtos realmente diferentes e fora do comum como estes guarda-chuvas com temas suíços ou este carregador USB inspirado nos emoticons. Se você quer um souvenir diferente de Zurique, este é o lugar.

Horário: de segunda a sexta-feira das 11h às 19h
Sábado das 10h às 18h
Telefone: 044 211 55 51

Caritas

Se você está pensando em economizar, a Caritas pode ser um lugar interessante das suas compras em Zurich. Basicamente é uma loja de produtos de segunda mão de fundo beneficente, onde o dinheiro arrecadado vai para missões da igreja católica. Acontece que a Caritas do Viadukt é uma espécie de boutique de segunda mão, os produtos são pré-selecionados e muitas vezes tem algumas pechinchas de marca expostas por lá.

Compras em Zurich West

Horário: de terça à sexta, das 10h às 19h
Sábado das 10h às 18h.
Telefone: 043 321 33 75

Freitag

A Freitag já não está no Viadukt em si, mas na rua que é a continuação do Viadukt. A loja conceito da marca fica na Geroldstrasse, 17 e é bem fácil de achar porque é a loja mais original do bairro. É toda feita de containers reciclados, e portanto, impossível de perder.

Compras em Zurich West

O interessante desta marca é que as bolsas são feitas de lona e outros materiais reciclados. E até a loja é reciclada! São vários andares apresentando toda a coleção de bolsas, mochilas e roupas feitas do aproveitamento de outros materiais. Para fazer compras em Zurich West, esta loja é a minha favorita!

Compras em Zurich West

Compras em Zurich West

Horário: de segunda à sexta, das 10h30 às 19h
Sábado das 10h às 18h
Telefone: 043 366 95 20

Frau Gerolds Garten

Justamente no Frau Gerolds Garten, que fica ao lado da loja da Freitag, há uma série de lojas para serem exploradas. A maior parte delas de designers independentes e marcas locais. Vale a pena gastar um tempinho neste local e conhecer por exemplo a Maiuki, loja que revela jovens estilistas. Ou a Cassare, que é uma loja que oferece design africano e roupas étnicas.

Compras em Zurich West

Horário: de terça à sexta, das 11h às 19h (algumas lojas abrem na segunda também)
Sábado das 11h às 18h.

Links úteis para a sua viagem por Zurique:

Se você quer um guia de viagens prático sobre a Suíça, em 2017 eu publiquei um livro chamado "Calor Nos Alpes", que contém várias dicas e informações incríveis para quem vai viajar pelo país. O livro já está esgotado nas livrarias e só está vendendo aqui no blog, neste link aqui, e durante o mês de Julho tá rolando promoção de frete grátis.

Se você quer comprar o Swiss Travel Pass, tá neste link aqui, e para entender como funciona melhor o passe de transporte público exclusivo para turistas, a info está neste post detalhadinho aqui. Agora se você quer alugar um carro, aqui neste link dá pra simular as tarifas com a Rent Cars e conseguir boas ofertas para Zurique!

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

Para ler todos os meus posts sobre Zurique, aqui está o índice arrumadinho neste link aqui.

Para comprar passeios pelos Alpes Suíços, a melhor ferramenta que eu vi até agora é a Get Your Guide. Eles possuem várias opções de tours para os Alpes saindo de Zurique, incluindo a famosa montanha Jungfraujoch, que apesar de ser cara, vale cada centavo investido!

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens para chegar na Suíça. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.