Se você vai viajar pela Itália, precisa MUITO provar o Aperitivo na Itália! Esta é uma das coisas que eu mais gosto da Itália e que deveriam ser replicadas no mundo inteiro! Trata-se de uma prática italiana aprovadíssima, conhecida por “aperitivo”, que nada mais é que um “happy hour”, que você paga a bebida e a comida é grátis! 😀

Comida Grátis. É isso mesmo.

É isso mesmo. Quase todos os bares e restaurantes da Itália servem o famoso “Aperitivo”, normalmente entre 18:00 e 19:30. O aperitivo na Itália nada mais é que um pratinho de comida grátis que eles te dão caso você peça um drink, uma taça de vinho ou qualquer outra bebida para saborear.

Parece mágica? É assim de fácil. Você entra no barzinho neste horário habitual e pergunta se eles servem um aperitivo. Quase todos servirão. Daí você paga a bebida e come de graça. Claro que o preço da bebida pode ser um pouquinho mais alto, mas normalmente compensa comer um aperitivo na Itália. É através do aperitivo que os italianos descobrem se a cozinha do lugar é boa, e se vale a pena voltar para  jantar, por exemplo. E há restaurantes que dão tanta comida no aperitivo que o pessoal chama de “apericena” ou seja, é praticamente uma janta! Nham!

Aperitivo na Itália

Se você estiver em um ponto muito turístico, pode ser que não encontre nada de aperitivo nos restaurantes ao redor, ou pior, encontre algo tão ridículo que nem vale a pena estar sentado ali. Mas caso você vá a um lugar frequentado por italianos (mais que turistas) pode ter certeza que encontrará um bom aperitivo.

Aliás, os italianos amam o aperitivo. E eles exigem ótima comida. É comum encontrar mini focaccias, pizzas, batatinhas nos aperitivos mais populares.  Mas cada restaurante pode servir conforme a sua especialidade, desde produtos típicos, passando por carnes, salames, massas, entre outros… AMO! Comer de graça é sempre bom, né?!  #comida #grátis #gordisses #Itália

Viajando para a Itália: faça um aperitivo na Itália!

Se você vai para a Itália, não esqueça de perguntar por um bom aperitivo na Itália! Em qualquer cidade que você irá visitar, busque o Trip Advisor (versão italiana) que os italianos costumam rankear os melhores aperitivos de cada cidade, vale a pena se informar.

E aqui vai uma listinha com os meus restaurantes preferidos para o aperitivo em Gênova, cidade onde morei por 2 anos! Há muito mais, mas estes são meus top 3, todos com bastante comida, saborosos e com ótimo atendimento!

GÊNOVA

Don’Cola Café
Servem petiscos típicos da Sicília, uma mistura de queijos, salames, pães, focaccias e molhos especiais.
Onde? Via Cesarea 33 rosso
Quanto? Em média 8 euros por pessoa

Taggiou Ristorante
Servem ótimo aperitivo de salames, embutidos e especialidades da casa!
Onde? Vico Superiore del Ferro, 8
Quanto? Em média 7,5 euros por pessoa

Nouvelle Vague Ristorante
Servem comida típica genovesa, tortinhas de verdura, focaccias, mini-pizza. O ambiente é bem legal!
Onde? Vico De Gradi 4/r
Quanto? Em média 9 euros por pessoa

Vai pra outra cidade?

Se você conhece outros restaurantes que servem um bom aperitivo na Itália, publique aqui nos comentários! Vamos ajudar a quem ainda está por descobrir as delícias da Itália! Hummmm!

E se você quiser saber quais os melhores restaurantes para aperitivo em alguma cidade específica, me envie um recadinho que eu separo as melhores opções e te envio uma listinha!

 

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com