Buscando dicas de como chegar do aeroporto ao centro de Zurique!? Encontrou! Aqui vai nosso guia básico de tudo o que você precisa saber para se deslocar do aeroporto de Zurique ao centro da cidade sem stress. Separamos todas as formas possíveis para se deslocar do aeroporto ao centro de Zurique usando o trem, tram, ônibus, táxi ou transfer privado. Dá uma olhada!

Como chegar do aeroporto ao centro de Zurique?

A primeira coisa a saber é que o aeroporto de Zurique fica meio afastado da cidade. Ele se localiza em Kloten, que é tipo a zona metropolitana de Zurique. O nome é Zurich Airport (ou Zurich Flughafen, em alemão). Como só tem um aeroporto em Zurique, não tem confusão. Todos os vôos chegarão por ele!

Apesar de ser meio afastado, este aeroporto é bem pertinho de Zurique, principalmente se comparado com outras cidades como Londres ou Paris. De carro, dá uns 40 minutos de transporte do aeroporto ao centro de Zurique. Enquanto isso, de trem o trajeto leva uns 15 minutos! Isso porque na Suíça o transporte público é mais eficiente do que o transporte privado e o trem é o meio de transporte mais rápido. Todos os suíços sabem disso, então a maioria dos habitantes locais usará o trem para se locomover do aeroporto ao centro de Zurique. Mas isso não necessariamente será conveniente se você estiver com muitas malas… Então vamos às nossas dicas principais!

O transporte público em Zurique

Antes de mais nada, para usar o transporte público em Zurique (e em toda a Suíça na verdade!), você precisa de um bilhete. Este bilhete será o seu passe, e você pode entrar em qualquer trem, tram ou ônibus com o seu passe. Não tem catraca, é só ter o bilhete guardado com você e apresentá-lo aos fiscais sempre que te pedirem.

Existem vários tipos de bilhetes, o mais eficiente para quem pensa em só ficar por Zurique é o Zurich Card que tem duração de 24h ou 72h. Este bilhete inclui tanto o transporte do aeroporto ao centro de Zurique, como também o transporte em todos os ônibus e trams (será necessário!), além do barco e da montanha Uetliberg. Pra completar, há museus e descontos em restaurantes incluídos nele! Para quem tem pouco tempo em Zurique e não pensa em ir a outras cidades, este é sem dúvida o melhor bilhete. Por outro lado, se você pensa em conhecer outras cidades além de Zurique, o passe ideal é o Swiss Travel Pass, aqui neste link eu falo dele.

É melhor comprar o bilhete online ou na hora?

Você pode comprar este bilhete online e já chegar com ele em mãos para a data certa, o que para mim é a melhor opção porque evita perder tempo no aeroporto. Mas você também pode comprar o bilhete na hora, no próprio aeroporto.

Se decidir comprar no aeroporto, precisará encontrar o guichê da SBB (que fica próximo à estação de trens no aeroporto). Olhe para o alto e procure as placas com indicações para os trens. A SBB é a companhia de trens da Suíça e o guichê deles vende o Zurich Card também. Você também pode comprar o ZurichCard nas máquinas, aqui vai uma foto disso! Ali na direita, embaixo, está escrito ZürichCard 24h/72h. É a mesma coisa.

aeroporto ao centro de Zurique

1. Do aeroporto ao centro de Zurique de trem

Uma vez com o seu bilhete em mãos, dirija-se à estação de trens, que fica dentro do aeroporto, no subsolo. Para encontrar esta estação, saia da zona de vôo e procure pelas indicações das placas que mostram um trenzinho. Há 4 plataformas de trens nesta estação, por onde passam trens para todos os lados. Se você quiser ir ao centro de Zurique de trem, o seu destino é Zurich HB (ou Zurich Hauptbahnhof). O trajeto dura entre 10 a 15 minutos e há trens diretos ou que param em paradas intermediárias. O preço é o mesmo, o que muda é o horário. Eu sempre entro no primeiro trem que vai até a HB, seja ele qual for. Faça isso também!

2. Do aeroporto ao centro de Zurique de tram

O tram é o bonde elétrico da cidade. Ele é uma graça, super eficiente (passa sempre a cada 7 minutos) e percorre a cidade inteira. Você pode pegar o tram de número 10 até o centro de Zurique. Por se tratar de bonde elétrico, o trajeto entre o aeroporto e o centro de Zurique é mais longo. O percurso leva uns 40 minutos, porém, você consegue ver a cidade o tempo todo. Isso porque o tram está sempre no nível exterior, enquanto o trem fica na maior parte do tempo no subsolo.

3. Do aeroporto ao centro de Zurique de ônibus

O ônibus na verdade só convém se você não quiser ir ao centro de Zurique, mas sim, alguma parada intermediária como Oerlikon ou Kloten. Ele é a melhor opção para quem se hospeda próximo ao aeroporto, por exemplo. Mas este é um caso que só vale a pena para viagens de negócio ou mega curtinhas. Se você ficar pelo menos uma noite a turismo em Zurique, um hotel no centro é muito mais conveniente, tanto em função do tempo de deslocamento como pelo preço do bilhete de transporte até lá. Aqui neste post tem dicas de onde ficar em Zurique.

Em todos os casos anteriores, o preço do bilhete é exatamente o mesmo, e o Zurich Card vale para todos. Recomendo o aplicativo Zurich ZVV para ter acesso aos horários e indicações dos trens, trams e ônibus da cidade.

4. Do aeroporto ao centro de Zurique de táxi

Táxi será a opção mais cara em Zurique. E a mais lenta também. Só compensa quando você está muito cansado e não quer carregar a mala pra cima e pra baixo. Um táxi do aeroporto ao centro de Zurique custa aproximadamente CHF 80, podendo variar, de acordo com a localização do seu hotel. Se você estiver com uma família grande talvez compense mais organizar um transfer, que terá espaço garantido para as suas malas.

5. Transfer do aeroporto ao centro de Zurique

Para um traslado de até 5 pessoas, compensa mais falar com a empresa Sixt My Driver, que fazem transfers com preço fechado e mais barato por pessoa. Eles deixam um motorista à sua disposição com uma plaquinha com seu nome na saída do seu vôo. Para transfers com mais pessoas, daí eu recomendo a quick transfer, que está neste link aqui.

Zurique

6. Aluguel de carro

Se você quiser, pode alugar um carro já no próprio aeroporto de Zurique. Esta opção é fácil porque as empresas de aluguel de carros na Suíça ficam no piso superior, já na saída do estacionamento. O mais garantido é que você já chegue com o seu carro alugado pela internet, e para isso eu sempre uso o site da Rental Cars, a melhor empresa de aluguel de carros online. Você entra no site e escolhe o carro de acordo com o seu perfil e também escolhe o tempo da sua viagem. Daí o site já calcula o preço do aluguel e você pode pagar pela internet mesmo.

Uma vez no aeroporto, basta apresentar o seu comprovante na empresa escolhida e daí você retira o carro ali na hora. Importante! Peça um carro com GPS, pra não ficar dependendo do GPS no celular. Na Suíça, fique de olho no limite de velocidade, que nas zonas centrais das cidades costuma ser bem baixinho (entre 30 e 40km por hora). De resto, são praticamente as mesmas regras de trânsito

Links úteis para a sua viagem por Zurique:

Se você quer um guia de viagens prático sobre a Suíça, em 2017 eu publiquei um livro chamado "Calor Nos Alpes", que contém várias dicas e informações incríveis para quem vai viajar pelo país. O livro já está esgotado nas livrarias e só está vendendo aqui no blog, neste link aqui, e durante o mês de Julho tá rolando promoção de frete grátis.

Se você quer comprar o Swiss Travel Pass, tá neste link aqui, e para entender como funciona melhor o passe de transporte público exclusivo para turistas, a info está neste post detalhadinho aqui. Agora se você quer alugar um carro, aqui neste link dá pra simular as tarifas com a Rent Cars e conseguir boas ofertas para Zurique!

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

Para ler todos os meus posts sobre Zurique, aqui está o índice arrumadinho neste link aqui.

Para comprar passeios pelos Alpes Suíços, a melhor ferramenta que eu vi até agora é a Get Your Guide. Eles possuem várias opções de tours para os Alpes saindo de Zurique, incluindo a famosa montanha Jungfraujoch, que apesar de ser cara, vale cada centavo investido!

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens para chegar na Suíça. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.

 

Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: @Flightlevel80