Neuschwanstein! Esta palavrinha difícil é o nome do castelo mais famoso da Alemanha, o castelo que inspirou a criação do mágico cenário da Bela Adormecida! O castelo de Neuschwanstein parece realmente pertencer a um conto de fadas – mas só pela arquitetura, que fique bem claro. A história por trás da magnitude e perfeição deste castelo não tem nada de bonita, aliás, é bem macabra! Ah, a Europa e seus castelos de gente maluca!

Onde fica o castelo Neuschwanstein no mapa?

O castelo de Neuschwanstein fica no sul da Alemanha, em um vilarejo chamado Füssen. A grande atração turística do vilarejo é o castelo, aliás, os castelos. A família nobre da região já tinha um castelo bem imponente quando um parente doido resolveu fazer o segundo castelo, ainda mais poderoso! Já vou contar essa história, vai lendo! Bom, você pode passar um dia em Füssen, num bate a volta desde Munique ou ficar mais tempo e passar uma noite no lugar, recomendo para quem está em lua de mel ou quer fazer uma viagem com bastante calma, sem correria.

Como chegar no castelo de Neuschwanstein?

Para chegar lá você precisa chegar primeiro em Füssen, e para isso há três opções: de tour, de carro ou de trem.

Tour até Neuschwanstein:

Neste caso eu recomendo pegar o passeio saindo de Munique, onde você encontrar com a empresa de turismo e eles te levam até lá de ônibus. Daí fazem o passeio e te trazem de volta, sem dor de cabeça. Entre as muitas operadoras que fazem isso, a Radius Tours and Bikes Munich  é uma das melhores e mais confiáveis, custa EUR 49 e o problema tá resolvido, te deixam lá na cara do castelo e volta.

Clique aqui para reservar online o passeio de Munique até o castelo de Neuschwanstein.

Trem de Munique até Neuschwanstein:

Há trens saindo de Munique indo para Füssen a cada hora, e o trajeto leva cerca de uma hora. Chegando na estação de trem em Füssen, você precisará um ônibus que leva até o pé da montanha onde está o castelo. Você pode pegar o ônibus RVA/OVG 73 em direção a Steingaden / Garmisch-Partenkirchen ou então o ônibus RVA/OVG 78 em direção a Schwangau. Ambos descem na parada Hohenschwangau / Alpseestraße. Mais infos aqui.

Uma vez na base da montanha, é a hora de chegar até o topo. Para chegar lá em cima no castelo, você pode subir a montanha a pé (uns 45minutos), ir de busão (o bilhete custa 2,5) ou subir de carroça (7 euros)!

Pra descer os preços são mais baratos…

De carro de Munique até Neuschwanstein:

Se você estiver de carro, há algumas estradas até Füssen, eu fiz a rota saindo de Salzburgo.  Procure sempre dirigir durante o dia – eu peguei parte da estrada à noite e é bem escuro, não recomendo! Ao chegar no pé da montanha você vai precisar pagar o carro no estacionamento e escolher como subir pro castelo, se a pé, de ônibus ou carroça.

A minha rota em Füssen e no castelo de Neuschwanstein

Quando eu fui a Füssen pela primeira vez, fazia muito frio. Estava chovendo e, apesar de ter me maravilhado com o lugar, a viagem foi muito cansativa. Isso porque eu fiz o bate e volta saindo de Munique, usando o trem.

Já a segunda vez foi bem mais legal, primeiro porque o dia estava maravilhoso, e devo admitir que o sol faz toda a diferença num lugar como este! Segundo, porque passei a noite em Füssen, em um hotel muito legal! Então além do castelo, deu para visitar a cidade, andar pelo centrinho histórico de Füssen e dar uma volta nos lagos que rodeiam a cidade, tudo com muito mais calma! Füssen é um vilarejo medieval que possui alguns pontos turísticos interessantes além do castelo de Neuschwanstein, mas o mais legal é observar as pessoas que vivem ali, fazendo sua rotina ao lado de um castelo como este! Às vezes eu me sentia em uma cidade cenográfica, de tão incrível a atmosfera no lugar!

O que fazer em Füssen?

1. CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN

O mais procurado é o castelo de Neuschwanstein, ou o castelo da bela adormecida, que inspirou a Disney! Fica no topo da montanha e a vista de baixo já é uma maravilha. Ao subir na montanha você pode circular ao redor do castelo e chegar a uma pequena ponte (uma ponte bem alta!!!) de onde se tem a melhor vista do castelo! Chegue cedo! Se der sorte e o sol estiver brilhando pela manhã, a luz que bate no castelo ilumina perfeitamente o edifício, fazendo com que o cenário seja digno de cinema.

Se só por fora já é incrível, por dentro é uma loucura! Recomendo que você compre a entrada (14 euros) e entre no castelo! Lá dentro há visitas guiadas em inglês e alemão, além de áudio-guias em outros idiomas, já incluídos no preço do bilhete. Impresso no seu bilhete vai ter um número de tour, e você só poderá entrar no castelo quando seu número for chamado. Portanto, chegue cedo! O horário impresso nem sempre é respeitado, eu tive que esperar 30 minutos até conseguir entrar.

Cada pedaço do castelo tem uma história e um porquê, e boa parte do mobiliário e peças estão intactos, o que deixa a visita ainda mais emocionante.

neuschwanstein castelo alemanha

A história do Castelo é meio cabulosa. Neuschwanstein começou a ser construído em 1869 mas nunca foi finalizado. O idealizador do castelo era Luís II, Rei da Baviera. Fanático pela idade média, ele queria um castelo que homenageasse a época mais brilhante da história, segundo ele. Luís cresceu no outro castelo, o Hohenschwagau, que fica ali do lado. Ali começou a sua obsessão pela idade média e pela arte, até que ele foi coroado, em 1864. Só que dois anos depois a Prússia tomou conta do país e Luís começou a viver num universo paralelo, como se ele fosse ainda o Rei da Baviera. Ele gastou as fortunas da família e se endividou muito para concluir o projeto, mas o projeto jamais acabava. Com o tempo, e com os seus credores já bem furiosos, o “rei” foi declarado louco e ele foi internado no Castelo Berg, perto de Munique. Lá, seu corpo foi encontrado no lago Starnbern, em junho de 1886 e ninguém sabe ao certo se ele foi assassinado ou se ele cometeu suicídio. Em Agosto do mesmo ano, o castelo foi aberto ao público pela primeira vez, e desde então é uma das principais atrações turísticas da cidade!

2. HOHENSCHWANGAU

Este é o castelo que fica na outra montanha, que coitado, fica meio apagadinho perto do primeiro. Mas ao contrário do Neuschwanstein, este castelo foi habitado por reis e rainhas de verdade. Há registros da existência deste castelo desde o século 13! Os quartos conservam a mobília original e o castelo foi usado pela família de Ludovico. Richard Wagner, compositor alemão, chegou a tocar piano em uma das salas, em visitas ao castelo.

Igual que o castelo de Neuschwanstein, o Hohenschwangau também tem um busão que leva até a entrada, também custa 14 euros e também só pode entrar com o guia, conforme o número do seu grupo. Se comprar o ticket para os dois castelos, daí o ticket custa 25 e dá pra fazer tudo num dia só.

HOHENSCHWANGAUImagem: Patryk Kosmider Adobe Stock

3. CENTRO HISTÓRICO

Füssen tem um pequeno centro histórico bem legal, com estátuas, fontes, igrejas bem conservadas que contam parte da história do vilarejo camponês e dos reis que tão perto viviam. É bem pequetico, portanto dá pra fazer o centro em um passeio tranquilo por uma hora.

fussenFoto: @unknown1861 Adobe Stock

4. ALPES GERMÂNICOS

Uma parte dos Alpes chega até esta região do castelo de Neuschwanstein e você pode aproveitar o tempo para curtir um pouco de natureza ao redor do rio Halbech e os três lagos que rodeiam Füssen. Você pode subir de teleférico até o topo das montanhas, pode fazer trilha, caminhada e até mesmo um churrasquinho no verão, se você tiver saco para conseguir uma churrasqueira no meio das suas férias!

A rota romântica passa bem por ali, então se você estiver de carro e quiser curtir um visual apaixonante, faça o caminho entre Füssen e Wieskirche, admirando de um lado as montanhas e do outro lado,  o vale! No inverno, dá pra arriscar uma voltinha de trenó ou até mesmo de esqui! E no verão, porque não tentar um mergulho nos lagos? Lembrando que mesmo no verão a coisa nunca é assim, quentinha, como estamos acostumados…

fussen

Onde dormir em Füssen?

Em Füssen eu fiquei em um hotel muito legal, super bem localizado – bem no começo do centro histórico – e com um café da manhã MA-RA-VI-LHO-SO! O Hotel Sonne tem quartos novos e uma ótima infra-estrutura, o serviço é impecável e o lugar tem ainda algumas facilidades, como estacionamento privativo para hóspedes. Dentro do hotel tem também uma sauna, mas faço um aviso aos desavisados: sauna na Europa é peladão! É bom saber para não ter surpresas! rsrs Seria no mínimo uma experiência diferente da maioria dos visitantes em Neuschwanstein.

HOTEL SONNE
Prinzregentenplatz 1, Füssen
Reserve direto no Booking.com

Imagem

Últimas dicas sobre Füssen e Neuschwanstein

Füssen é uma cidadezinha bem pequena, no interior da Alemanha. O comércio fecha no sábado, após as 13hs e só volta a abrir na segunda-feira. Portanto, caso você vá no fim de semana, planeje suas comprinhas para o sábado pela manhã, e leve remédios com você, porque até as farmácias ficam fechadas! Eu precisei de um remedinho para dor de cabeça mas não encontrei nada aberto no sábado às 17hs. Se for dormir na cidade, não espere agito ou vida noturna! É uma vila bem pacata, ideal para quem quer paz, sossego e nada mais! 😉

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com