Uma gruta com 10 quedas d’água de origem glacial correndo por dentro dela. Assim é a Trümmelbachfälle, um passeio interessante, fora da rota e super diferente para se fazer no vale de Lauterbrunnen, a 20km de Interlaken, Suíça.

Trümmelbachfälle

As cachoeiras estão conectadas dentro da gruta e é possível percorrer todas as quedas caminhando pela estrutura de pontes e elevadores que os engenheiros construíram. Engenharia Suíça, não é de se estranhar. Todas as cascatas estão iluminadas e há barreiras de proteção ao longo do passeio.

Trümmelbachfälle

Trümmelbachfälle

A Trümmelbachfälle é originada pela água de geleira que provém das montanhas Eiger, Monch e Jungfrau. Ela drena 20.000 toneladas de segmentos de rocha todos os anos e 20.000 litros de água por segundo! Está no Guia Michelin, é patrimônio natural da Unesco e é a única cachoeira de geleira dentro de uma gruta em toda  a Europa. E é incrível que seja completamente acessível.

Trümmelbachfälle

Onde fica Trümmelbachfälle no mapa?

Fica no vale de Lauterbrunnen, a 20km de Interlaken e 3km do centrinho de Lauterbrunnen. Para chegar lá você segue a rua principal de Lauterbrunnen a pé e em 25 minutos está lá, e o caminho é lindo demais!

Trümmelbachfälle

Ou pegue o ônibus 141 da estação de Lauterbrunnen e desça em Trümmelbachfälle. Ou vá de carro, lá tem estacionamento no local.

O que fazer em Trümmelbachfälle?

Basicamente, subir de elevador até o começo do percurso e ir caminhando pelas cascatas até encontrar a saída. O passeio é isso: descobrir as 10 cascatas e observar a força da água – que é bem gelada – caindo com tudo no rio Trümmelbach.

É um passeio impressionante pela qualidade da infra estrutura e como é a única queda d’água numa gruta que eu já vi na minha vida, acho que vale a experiência! Quando você terá a oportunidade de ver algo assim novamente? Poucas vezes, garanto.

Trümmelbachfälle

Acontece que a Trümmelbachfälle só funciona entre Abril e Novembro, portanto, se você está no inverno, talvez seja mais interessante buscar outras montanhas na região, como explico neste post aqui.

Leia também: Guia das Montanhas em Interlaken

Informações Trümmelbachfälle

O parque funciona de Abril a Novembro, das 9h às 17h, em Julho e Agosto de 8h30 às 18h. A entrada é de CHF 11 por pessoa, crianças de 4 a 15 anos pagam CHF4. Não é aconselhável ir com crianças menores de 4 anos.

Para mais informações, acesse o site oficial da cachoeira, em alemão.

Trümmelbachfälle

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.