Quem vai a Zurique pode aproveitar a viagem para fazer alguns bate e volta super interessantes, já que tem muita coisa linda bem pertinho de Zurique! Sempre me perguntam quais cidades vale a pena conhecer para fazer um “bate e volta” saindo de Zurique e hoje resolvi listar as cidades mais populares para este tipo de passeio. Espero que te ajude a decidir qual a melhor cidade para visitar durante a sua estadia em Zurique!

Lucerna

Lucerna é a cidade mais perto de Zurique, é super fácil chegar lá usando o trem ou mesmo um carro. De trem, Lucerna fica a uns 50 minutos de Zurique, saindo da estação Hauptbahnhof (HB) em Zurique e chegando à estação Bahnhof Luzern. É também o trajeto mais barato saindo de Zurique, isso para quem não tem intenção de comprar o Swiss Pass. É possível encontrar bilhetes para Lucerna a partir de 12 francos, verifique neste link aqui toda a informação detalhada sobre os bilhetes de trem na Suíça.

Recomendo Lucerna em dias de sol, a vista dos Alpes é realmente muito linda e bem diferente do que se vê em Zurique. Em Lucerna, faça um passeio pelas famosas pontes do lago, caminhe pelo Centro Histórico e se tiver um tempo, dê uma volta na muralha medieval que ainda cerca a cidade. Veja o post completo sobre Lucerna clicando aqui.

Berna

Outro bate e volta vem popular para quem está em Zurique é Berna. Berna é a capital da Suíça e fica a mais ou menos 1 hora de distância de Zurique, se você vai de trem. Dá para encontrar bilhetes por 20 francos, comprando com antecedência, a mesma dica sobre os bilhetes está aqui.

Berna é a segunda cidade mais perto de Zurique que vale a pena conhecer, e, ao contrário de Zurique e Lucerna, Berna não tem um lago. Berna tem um rio que circunda o centro e isso a torna especial. O centro histórico de Berna é menor, mas ainda assim, bem interessante. Quem quer ler o post completo sobre Berna, é só clicar aqui.

Basel

Basel está a cerca de 1 hora de distância de Zurique em trem, e é outro destino muito interessante para passar o dia e voltar. Basel tem uma cara especial porque fica bem na fronteira da Suíça com a Alemanha e a França, ou seja, há uma influência de ambos os países na cidade. Se procurar com antecedência, é possível encontrar bilhetes a 25 francos.

Basel é uma cidade universitária e bem histórica, com arquitetura típica e também uma parte nova, com vários nomes da arquitetura moderna. Por exemplo, ali do lado está o museu do Vitra (minha irmã arquiteta é doida por ele!) e tem muita coisa para quem procura museu, arquitetura e arte.

Assim como Berna, Basel é construída ao redor de um rio, o Reno, um dos rios mais importantes da Europa. O Reno é a fronteira natural entre a Suíça e a Alemanha, passa por Basel e segue para o norte, dividindo então a França da Alemanha.

Interlaken

Há quem faça o passeio bate e volta saindo de Zurique e chegando a Interlaken, que fica a 2 horas e 15 de distância, aproximadamente. Eu, honestamente, já acho este passeio muito cansativo, mas se você tem pique, porque não? O passeio a Interlaken é popular porque lá está a famosa montanha Jungfrau, a maior montanha da Europa, onde está o parque Top of Europe. Subir a Jungfrau é um passeio e tanto, dura 6 horas, mais ou menos. Ou seja, some as 6 horas da montanha com as 4 do bate e volta e calcule o tempo que será necessário para a viagem.

Se ainda assim você achar que vale a pena, compre os bilhetes para Interlaken com antecedência, dá pra encontrar ofertas por 40 francos. Chegando lá, a subida na Jungfrau custa mais 200 francos, neste caso vale a pena usar o Swiss Pass, que dá um desconto de 100 francos na subida da Jungfrau e inclui qualquer transporte intermunicipal e municipal.

Saindo desta rota, as demais cidades mais procuradas já começam a ficar muito longe para fazer bate e volta, neste caso é melhor pernoitar na cidade escolhida e por lá fazer outros bate e volta, como por exemplo, Lausanne, Genebra, Montreux, Zermatt, Locarno, Lugano e outras, todas localizadas mais ao sul da Suíça.

Links úteis para a sua viagem por Zurique:

Se você quer um guia de viagens prático sobre a Suíça, em 2017 eu publiquei um livro chamado "Calor Nos Alpes", que contém várias dicas e informações incríveis para quem vai viajar pelo país. O livro já está esgotado nas livrarias e só está vendendo aqui no blog, neste link aqui, e durante o mês de Julho tá rolando promoção de frete grátis.

Se você quer comprar o Swiss Travel Pass, tá neste link aqui, e para entender como funciona melhor o passe de transporte público exclusivo para turistas, a info está neste post detalhadinho aqui. Agora se você quer alugar um carro, aqui neste link dá pra simular as tarifas com a Rent Cars e conseguir boas ofertas para Zurique!

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

Para ler todos os meus posts sobre Zurique, aqui está o índice arrumadinho neste link aqui.

Para comprar passeios pelos Alpes Suíços, a melhor ferramenta que eu vi até agora é a Get Your Guide. Eles possuem várias opções de tours para os Alpes saindo de Zurique, incluindo a famosa montanha Jungfraujoch, que apesar de ser cara, vale cada centavo investido!

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens para chegar na Suíça. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.