Viajar de trem é uma das melhores opções para viajantes que buscam conhecer um lugar sem ficar naquele turismo comercial de traslados e excursões. Além de viver a experiência como um morador local, viajar de trem pode ser absolutamente fantástico para quem busca aquelas paisagens de cinema pelo mundo.
Para quem concorda comigo e quer variar um pouco a rota, aqui vai a lista com as 10  rotas de trem mais bonitas da Europa!  Escolha a sua e prepare a próxima viagem! Viagem de trem, é claro! 😀

10. A rota da Cinque Terre, Itália

A rota de trem na Cinque Terre, na Itália é de arrepiar. Fica na região da Ligúria, e você pega o trem em Levanto e vai até La Spezia. No meio do caminho vai ver penhascos, casinhas coloridas empilhadas,  mar azul turquesa e muito, mas muito romantismo. As melhores épocas para ir são na primavera ou no outono.

Trajeto: 30 minutos
Preço aproximado: 15 euros

Imagen

9. A rota dos Alpes, Suíça

Do lado de fora, montanhas nevadas, lagos alpinos, fazendas típicas. Dentro, o conforto dos trens Suíços, que te permitem passar por cidades geladas sem sentir um pingo de frio. A rota que liga Tirano a Chur, passando por Davos e St. Moritz está entre as mais bonitas de toda a Europa e claro, vale a pena conhecer!

Trajeto: 4h30
Preço aproximado: 45 Francos Suíços

Imagen

Imagem Eurail

8. A rota da Floresta Negra, Alemanha

O sul da Alemanha tem lindos castelos, rotas românticas e a floresta negra: bosques de pinheiros, montanhas e o lago que divide a Áustria, Suíça e Alemanha entram de brinde nessa rota maravilhosa. O trajeto de Konstanz a Offenburg pode ser uma boa desculpa para conhecer este pedaço da Alemanha e ainda comer muita salsicha! 😛

Trajeto: 2h20
Preço aproximado: 20 Euros

Imagen

7. A rota do mar do norte, Reino Unido

A rota que sai de Newcastle e chega à Edimburgo é especialmente bonita por costear o North Sea boa parte do trajeto. A rota passará por campos de trigo, pequenas fazendas, praias e paisagens que você jamais imaginaria encontrar. O trajeto vai terminar na fabulosa Edimburgo, que preserva toda a sua milenar história nas ruas e praças da cidade, um verdadeiro museu ao ar livre.

Trajeto: 1h30
Preço aproximado: 15 libras

Imagen

6. A rota das Astúrias, Espanha

De Madrid a Oviedo, essa rota é para quem está por terras espanholas e quer sair do óbvio. Saindo de Madrid você chegará à região das Asturias, onde Oviedo é a capital e cidade mais charmosa do lugar. Não é à toa que Woody Allen é louco pelo lugar, essa viagem te promete castelos antigos, fazendas, montanhas, muito verde e muita fotografia premiada.

Trajeto: 4h30
Preço aproximado: 30 euros

Imagen

Imagem Loco2

5. A rota siciliana, Itália

A Sicília é terra de várias paisagens incríveis e o trajeto Messina-Catânia é um deles. Pelo caminho você vai costear o leste da Ilha, que fica bem de frente para a Itália, e por vezes poderá ver o continente da janela do trem. Fora isso, montanhas, vulcões e arquitetura siciliana serão apresentadas para você, como num sonho de olhos abertos.

Trajeto: 1h30
Preço aproximado: 7 euros

Imagen

4. A rota gourmand na França

De Paris a Nice você vai atravessar a França e experimentar duas cidades bem diferentes, além de conhecer o interior apaixonante da França. De um lado, uma Paris cosmopolita, passando por campos, vinhedos, montanhas chegando ao charmoso cenário de Nice , uma cidade mediterrânea perfeita para relaxar e curtir o litoral. Este trajeto é longo, ideal para quem tem vários dias e quer conhecer bem a França fora da rota.

Trajeto: 5h40
Preço Aproximado: 70 Euros

Imagen

Imagem Eurail

3. O trem da Noruega

Se você está na Noruega, além de curtir um clima gelado, poderá fazer a rota Oslo-Bergen e desfrutar de paisagens fora do comum, cortando a Noruega de lado a lado. O terreno recortado da Noruega vai te presentear com montanhas nevadas, lagos congelados, vales e cascatas pelo longo trajeto no país.

Trajeto: 6h30
Preço aproximado: 250 Coroas Norueguesas (+-30 euros)

Imagen

Imagem Rail Europe

2. A rota do Lac Léman, na Suíça

Se você está em Genebra, seja a passeio, a trabalho ou simplesmente de bobeira, vai adorar fazer a rota contornando o Lago de Genebra (Lac Lemán) e chegar até Montreux, uma pacata cidade Suíça com nada menos que o Chateu du Chillon, um castelo na beira do lago que vale muito a pena visitar. A rota passa todo o trajeto ao redor do lago e das montanhas, te garanto vários cenários de revista!

Trajeto: 1h15
Preço aproximado: 15 Francos Suíços

Imagen

Imagem Splendours of Europe

1. A rota da Áustria

Na Áustria a rota que liga Gloggnitz a Semmering passa por 16 viadutos e 15 túneis que deixam qualquer um de boca a aberta. A rota passa por desfiladeiros, montanhas, penhascos íncremes, florestas de pinheiros e muita emoção, não é à toa que ficou para a primeira rota da lista!

Trajeto: 45 minutos
Preço aproximado: 7 euros

Imagen

Imagem World Top Journeys

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com