10 pratos para provar na Suíça! Oba! Eu adoro fazer programas gastronômicos nas minhas viagens! Acho que a gastronomia local nos conta muito sobre o lugar que vamos visitar e faz parte da experiência de viagem. Provar algo diferente é praticamente uma regra da qual não abro mão durante as minhas viagens. E na Suíça tem muitas coisas gostosas de comer! Tanto que fiz uma lista com 10 pratos para provar na Suíça!

10 pratos para provar na Suíça: queijos, carnes, massas e doces

A culinária suíça pode variar de região para região e de acordo com a época do ano que você visitar o país. Inverno pede pratos mais calóricos e quentinhos, enquanto o verão pede pratos mais suaves. Quase tudo funciona com esta lógica, com exceção do chocolate, que adoça os dias suíços em qualquer época do ano! Para a nossa lista de 10 pratos para provar na Suíça, vamos começar pelo básico e fechamos com o mais fundamental de todos os pratos! En guete!

1. Queijos Suíços

Queijos suíços são praticamente o prato básico da dieta local. São tantos tipos de queijo que é bom ter uma lista só de queijos para provar durante a sua viagem pelo país. Comece pelo onipresente queijo Gruyères, que é fabricado na linda cidade de Gruyères, que funciona também como base para o fondue de queijo. Prove também o Emmentaler, Appenzeller, Berner Alpkäse, que são queijos duros / semi-duros. E não se importe em tentar outros queijos também, como o L’Etivaz, Scharfe Maxx ou o Vacherin. Acompanhe com uma taça de vinho, uvas verdes ou nozes e você se sentirá nas nuvens!

pratos para provar na SuíçaImagem: @juefraphoto stock.adobe.com

2. Fondue de Queijo

Falando em queijo, entre os melhores pratos para provar na Suíça,  o fondue de queijo é imperdível. Há várias versões modernas do fondue de queijo na Suíça, mas a tradicional vem servida com pedaços de pão ou batatas cozidas e apresenta uma mistura de queijos (entre eles, o Gruyères), vinho branco, kirsch e algumas especiarias. Há quem prove com frutas como pêra ou maçã verde, e fica delicioso. E para beber, vinho branco! É servido em todas as cidades, e se você vai a Zurique no inverno, pode saborerar o fondue de queijo no barco! Aqui tem o post sobre esta experiência.

pratos para provar na SuíçaImagem © M.studio stock.adobe.com

3. Raclette

Já falei de queijo, né? Pois aguenta que tem mais queijo por aqui!! Raclette é um tipo de queijo suíço que se derrete sobre carnes, picles, batatas ou o que mais você preferir. E provavelmente é este um dos mais simples e saborosos pratos para provar na Suíça. Há várias versões da raclette em diferentes regiões da Suíça, a mais comum é servida em uma pequena tábua elétrica. Ela vai se esquentando e derretendo o queijo. Quando estiver bem molinho, você joga o queijo sobre os seus acompanhamentos e voilá, hora de comer.

pratos para provar na SuíçaImagem © M.studio stock.adobe.com

4. Rösti

Ok, chega de queijo… mais ou menos. Rösti é um acompanhamento que já virou prato principal em algumas regiões. Trata-se de um prato feito com batata ralada, queijo, ovos e temperos diversos. Algumas versões incluem bacon – que pra mim é a melhor versão da rösti na Suíça! Em restaurantes típicos podem servir só a rösti ou a rösti com carnes ou salada também. É uma delícia!

pratos para provar na SuíçaImagem © FomaA stock.adobe.com

5. Zopf

Há vários tipos de pãezinhos na Suíça, mas o Zopf é o mais delicioso de todos! Quando quentinho então, é perfeito! Ele tem um sabor de manteiga na massa e combina perfeitamente com os queijos, manteiga ou o que mais você quiser passar em cima! O pão lembra uma trança, afinal zopf é trança em alemão, ou seja, é bem fácil de reconhecer um zopf na padaria! Em alguns cafés você encontra a versão miniatura da zopf, e aqui neste link tem a lista de 5 cafés para conhecer em Zurique.

pratos para provar na SuíçaImagem: Printemps stock.adobe.com

6. St. Galler Bratwurst

Tradicional de St. Gallen, esta é uma salsicha de carne de vitela, recheada com bacon, algumas especiarias e leite fresco. O sabor é inigualável. A salsicha é assada em brasa na maior parte das vezes, o que a deixa com uma casquinha crocante simplesmente perfeita. É servida como fast food em alguns lugares mas também vende em restaurantes, acompanhada com rösti ou batatas fritas /purê de batata. Durante o verão é comum ver a galera assando bratwurst nas churrasqueiras portáteis em parques e espaços reservados para churrascos. É a grande rainha do churrasquinho de verão, e está entre os mais populares pratos para provar na Suíça! 😀 Aliás, o verão na Suíça é maravilhoso! Tanto que eu publiquei um livro sobre isso e aqui tem todas as minhas dicas de verão na Suíça.

pratos para provar na SuíçaImage: Countrypixel stock.adobe.com

7. Älplermagronen

Trata-se de um prato combinado bem forte, que basicamente contém de tudo um pouco! Perfeito para noites frias de inverno. Este prato é uma mistura de queijo, batatas, macarrão, cebola, leite e creme, maçãs e muitas vezes, bacon. É um prato que se encontra mais na parte alemã da Suíça e sem dúvida, um dos mais estranhos pratos para provar na Suíça!

pratos para provar na SuíçaImagem: © Daorson stock.adobe.com

8. Zürcher Geschnetzelte

Trata-se de um prato típico de Zurique que é feito com carne de vitela e algumas vezes, fígado de vitela. A carne é cozida com champignon, cebola, vinho e creme de leite e servida com rösti ou arroz. É uma delícia!! 😛 No restaurante Zeughauskeller, em Zurique, tem uma versão bem gostosa! Para dias de inverno em Zurique, são uma excelente pedida! Aliás, aqui neste link tem a lista do que fazer no inverno em Zurique.

pratos para provar na SuíçaImagem: Restaurante Zeughauskeller

9. Birchermüesli

Todo mundo já deve ter comido muesli! É um prato típico suíço, feito com aveita, cereais, frutos secos, suco de limão e leite condensado. O café da manhã típico suíço vai necessariamente conter um potinho de muesli, que vem normalmente preparado com iogurte e na noite anterior. É um belo jeito de começar o dia pelos Alpes!

pratos para provar na SuíçaImagem: @agcreationsnz stock.adobe.com

10. Chocolates Suíços

Pra finalizar, os chocolates! São os mais tradicionais doces da Suíça e vendidos em cada esquina! Há diversas marcas, todas elas buscando ser a melhor chocolateria da Suíça. Lindt, Cailler, Sprüngli, Läderach, Teuscher, e tantas outras marcas locais só fazem jus à fama do chocolate perfeito. Aqui neste post tem a lista dos melhores lugares para comprar chocolates na Suíça.

Chocolate na SuíçaImagem: Laderach Chocolates

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.