Separar somente 10 coisas para fazer em Florença é uma tarefa difícil. Isso porque Florença é uma cidade encantadora, daquelas de fazer o queixo cair a cada esquina. São inúmeros museus, edifícios históricos, monumentos grandiosos e uma atmosfera de puro romantismo no ar.

Leia também: Onde se hospedar em Florença – dicas de hotéis com ótimo custo X benefício

10 coisas para fazer em Florença

Por ser tão sensacional e um dos meus destinos favoritos no mundo, decidi fazer essa lista de 10 coisas para fazer em Florença! São 10 coisas que você não pode perder numa viagem a Florença, bora lá?

1. Galeria Uffizi

É claro que eu preciso começar essa lista de 10 coisas para fazer em Florença com o local que é quase que a catedral do Renascimento no mundo. A Galeria Uffizi é onde se encontram inúmeras pinturas famosas de Michelangelo, Da Vinci, Rafael, Giotto, Cimabue, Masaccio, e outros. Além disso, ali também está uma impressionante coleção de Botticelli. Na sala mais famosa da Galeria você encontrará o quadro “O Nascimento de Vênus” e “Primavera”, também de Botticelli. Sim, as filas são grandes, então recomendo você comprar o seu ingresso antecipado como eu fiz no link abaixo.

Compre aqui a sua entrada para visitar a Galeria Uffizi direto no site da Tiqets.

FlorençaImagem: Tim

2. Palazzo Vecchio

O Palazzo Vecchio foi construído em 1299 e é tido como o símbolo de Florença. Uma das 10 coisas para fazer em Florença que você não pode perder. Isso porque ele é o coração da cidade, local que abrigava os líderes medievais daquela época.

A sua era de ouro começou quando o palácio foi transformado em palácio real pela família Médici. Hoje, além da sua arquitetura, você pode admirar suas esculturas, pinturas, além de saber mais sobre sua história ao visitá-lo. Como as filas costumam ser bem grandes, nossa sugestão é que você compre o seu ingresso antecipado também pela internet, aqui neste link é ótimo.

Compre aqui a sua entrada para o Palazzo Vecchio.

Imagem: Givaga

3. Palácio Pitti e Galeria Palatina

O Palácio Pitti é o único Palácio Real de Florença e é uma parada mais que obrigatória dessa lista de 10 coisas para fazer em Florença. É um deslumbrante palácio renascentista, que evoluiu muito desde a sua construção como residência do banqueiro Luca Pitti. Ela conta com toques extravagantes e fica às margens do rio Arno. Um excelente local para quem gosta de história e palácios.

Já a Galeria Palatina abriga quatro séculos de um alto estilo de vida Toscano. Ideal para quem quer entender melhor a região da Toscana e sua história. Ali você verá obras de Rafael, Ticiano, Rubens, Pietro da Cortona e muito mais. Visitar esses dois locais fará você sentir como eram as épocas opulentas da Renascença. Um verdadeiro mergulho na história de Florença! Pra variar, ingresso antecipado pelo site da Tiqets é a melhor pedida, principalmente para quem quer comprar de última hora.

Compre aqui a sua entrada para O Palácio Pitti e Galeria Palatina.

10 coisas para fazer em FlorençaImagem: vesta48

4. Galeria da Academia

A Galeria da Academia foi aberta em 1784 como uma instituição de ensino para os estudantes da Academia de Belas Artes. Hoje ela é mundialmente famosa por abrigar nada menos que A Escultura David, de Michelangelo. Bom, isso já é motivo suficiente para a visita, né? Mas se você quer saber mais sobre o Renascimento, ali também você encontrará obras diversas de Botticelli, Ghirlandaio e Uccello. Um verdadeiro oasis para quem é apaixonado por art.  Eu amei cada minuto por ali, e me emocionei ao ver a escultura ali parada na minha frente. Ah, a fila do ingresso online normalmente é muito menor que a bilheteria normal, aqui vai o link caso queria dar uma olhada.

Compre aqui a sua entrada para a Galeria Academia.

10 coisas para fazer em FlorençaImagem: jjmillan

5. Duomo – Catedral de Florença

A catedral de Florença é uma das igrejas mais lindas que já visitei na vida. Parte importantíssima na capital do Renascimento, suas paredes de mármore surpreendem já de longe. É possível entrar na catedral e fazer uma visita completa, subindo a torre do campanário com uma linda vista da cidade ao alto. Infelizmente, essa visita é paga e as filas costumam ser bem grandes, como quase tudo em Florença. Portanto, se você pretende ver a catedral de dentro, compre o seu ingresso antes para evitar perder tempo em filas. Eu me arrependi de não ter comprado antecipado, e aqui neste link tem mais informações. Sem dúvida esta visita está no meu top 10 coisas para fazer em Florença!

Compre aqui a sua entrada para visitar a cúpula da Catedral de Florença.

FlorençaImagem: JuGuimaraes

6. Mercado Central

O Mercado Central de Florença é um dos meus pontos favoritos da cidade. Definitivamente uma das melhores 10 coisas para fazer em Florença, afinal, é comida né!!! Eu devo confessar, adoro mercados populares. Principalmente os italianos. E o de Florença, especificamente, oferece iguarias fiorentinas de babar. Me lembro a primeira vez que fui ao mercado. Fui levada por uns amigos que moravam na cidade para comer um sanduíche de pastrami delicioso. Até hoje sinto o sabor… E é bem isso que você encontrará por lá. Deliciosos frios, queijos, paninis… Uma excelente opção para almoço para quem quer viver uma típica experiência italiana.

Dica local: Se você é daqueles que gosta de cozinhar e quer dar um upgrade na sua visita ao mercado, a minha recomendação é fazer essa visita guiada aqui com direito a aula de culinária. Nada mal aprender um pouco de uma das melhores culinárias do mundo, não?

Compre aqui o seu combo de tour ao mercado + aula de culinária.

10 coisas para fazer em FlorençaImagem: Владимир Геселев

7. Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio é um dos cartões postais de Florença. E visitá-la é talvez a “must-do” das 10 coisas para fazer em Florença. A ponte tem seu charme, hoje abrigando lojinhas e joalherias. Ela sempre foi palco para mercadores, que desde a antiguidade a usavam para vender coisas. Reza a lenda que ela existe desde o império romano e não foi destruída durante a Guerra por ordens do Hitler. Se é verdade eu não sei, mas é lindo saber que a ponte ainda está intacta e dando um show à parte em Florença, né?

A visita é gratuita, aproveite para caminhar com calma entre das lojas e talvez comprar algum souvenir nas lojinhas de lá! Que charme!

10 coisas para fazer em FlorençaImagem: Jean-Jacques Cordier

8. Bisteca Fiorentina

A Bisteca Fiorentina é o melhor típico prato de Florença e se você não é vegetariano, não deixe de comer. A Trattoria Mario me foi indicada por um grande amigo toscano, que vive em Florença, como o melhor lugar para se comer a Bisteca Fiorentina. Definitivamente uma das 10 coisas para fazer em Florença, afinal, já falei, comida é comida! Prepare o estômago, pois o prato é grande e cada garfada vale muito a pena.

Dica local: A Trattoria Mario é um restaurante familiar bem pequeno e sempre lotado. Não se espante se tiver que dividir mesa com desconhecidos. Na verdade, essa é parte da experiência que eu mais achei bacana! O cardápio fica na parede, mas nem precisa se preocupar muito, porque a Bisteca Fiorentina é o prato que você vai pedir, né? Aproveite para pedir também o vinho da casa para acompanhar, sempre uma excelente pedida para quem viaja pela Itália. Essa é a melhor forma de beber excelentes vinhos e economizar.

Trattoria Mario
Via Rosina, 2r, 50123 Firenze FI, Itália

Trattoria Mario FlorençaImagem: Tavallai Flickr.com

9. Basílica de San Lorenzo

A Basílica de San Lorenzo é uma das maiores igrejas de Florença. Foi consagrada em 393, enquanto ainda não fazia parte da cidade. Hoje ela se encontra no centro do principal distrito comercial da cidade. E abriga os restos mortais de membros da família Médici e de Cosme. Um fato importante, é que ela também serviu de catedral da cidade por trezentos anos e em 1518 o Papa Leão X confiou a finalização de sua fachada a Michelangelo. É uma igreja linda e que merece a visita e está na nossa listinha top 10 coisas para fazer em Florença.

Compre aqui a sua entrada para visitar Basílica de San Lorenzo.

Basílica São Lourenço FlorençaImagem: photogolfer

10. Degustação de vinho

Finalmente, a Toscana é também famosa por sua produção de vinhos. E se você vai a Florença e tem um tempinho sobrando, vale a pena visitar alguma vinícola para degustar vinhos. Primeiro porque esta é uma experiência única na vida. Depois, que vai valer a pena cada segundo (e gole)! A Toscana é uma das regiões mais lindas da Itália. E andar por suas estradinhas sinuosas é uma recordação que vale a pena ter na memória. Fora que os vinhos são mundialmente famosos!

Degustação de Vinho Chianti

Bom, existem vários tipos de tour de vinho na Toscana. Você pode ir na vinícola apenas para visitar e degustar alguns vinhos num passeio mais curto (e mais em conta). Aqui tem o link para o tour com degustação de vinhos Chianti saindo de Florença. Este é um tour mais acessível, com visita a duas vinícolas diferentes e degustação de 8 tipos de vinhos, com transporte incluso. Depois de 8 taças de vinho, é bom ter um motorista pra te levar pro seu hotel são e salvo, não?

Veja aqui mais informações sobre o tour de vinho Chianti saindo de Florença.

Degustação do Brunello, Rosso e Chianti com almoço típico

A outra opção (mais cara) é para quem pensa em viver uma experiência mais completa na Toscana. Neste caso, tem um tour que leva até Montalcino, onde se produz os famosos vinhos Brunello e Rosso di Montalcino. Lá você pode fazer a degustação destes vinhos famosos, conhecer a vila medieval, almoçar num restaurante típico, conhecer um vinhedo, provar mais vinhos e azeite de oliva toscano e voltar pro hotel certo de que viveu a experiência dos seus sonhos. Uma vez na vida, porque não? Aqui vai o link do tour da GetYourGuide, com guias que falam inglês ou italiano.

Faça aqui a reserva para o tour completo do vinho com almoço na Toscana.

Vinícolas da ToscanaImagem: ronnybas

Links úteis para viajar pela Itália

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Itália. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Antes de mais nada, veja alguns roteiros interessantes escritos para quem vai pra Itália:

Além destes roteiros, aqui vai uma lista com dicas de algumas cidades:

Claro que tem muito mais posts, então para ler todos os posts sobre a Itália, é só clicar aqui neste link.

Se você vai viajar de carro pela Itália, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Lembre-se de que o trânsito na Itália é meio nervoso e talvez seja prudente olhar com antecedência as tarifas das locadoras e comparar seguros, preços e condições. Sugiro sempre comparar pelo site da Rental Cars que já coloca todas as locadoras de uma vez juntas.

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.

Procurar um hotel na Itália pode ser meio complicado, aqui vai uma lista com as melhores opções de hotéis para ficar em algumas cidades italianas:

Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português, como por exemplo, este tour completo do Vaticano.

Finalmente, quem estiver viajando pela Itália, não pode perder a oportunidade de comer um “Aperitivo“, que é tipo a nossa "happy hour" mas com comida grátis inclusa - ou quase grátis. E claro, ninguém pode deixar de provar a pizza na Itália, né?