Durante a nossa viagem pelas Filipinas, fizemos uma parte do trajeto interno no país usando os serviços da Philippine Airlines, a companhia de vôos locais. Se você quiser conhecer as ilhas mais ao sul das Filipinas, como Coron ou Palawan, saindo de Manila, é bom fazer a rota de avião, para ganhar tempo, ainda que os preços sejam um pouco mais caros.

Leia também:
O que fazer em Manila?
10 motivos para viajar pelas Filipinas
Dicas de Palawan | O que fazer nas Filipinas

Bom, as Filipinas são um país em desenvolvimento, ou seja, ainda há muito por fazer em termos de infraestrutura e serviços de transporte do país. Dito isso, já dá pra imaginar que os aeroportos são pequenos e muitas vezes só comportam os vôos locais. Não espere muita tecnologia ou conforto, isso é pra outros países.

Philippine Airlines

Nós fizemos a rota entre Manila (MNL) e Busuanga (USU), usando os vôos da Philippine Airlines, um vôo de curta duração (aproximadamente 50 minutos) num avião despressurizado. Vôo despressurizado quase sempre é um pouco incômodo, mas nada absurdo. Apesar de ser um vôo curto, a companhia aérea ainda prestou um serviço de bordo, oferecendo sanduíches e água para os passageiros.

Philippine Airlines

Os assentos são pequenos e internamente a aeronave não é das mais modernas – porém, tudo funcionou direitinho. A Philippine Airlines é a companhia aérea com melhor serviço no país, e possuem aeronaves mais modernas focadas nos vôos maiores em rotas mais longas. Neste caso, como a rota era curta e de baixa altitude, o avião estava mais usadinho, mas em bom estado.

De forma geral, não dá pra esperar muito conforto por lá, mas te garanto que você nem vai se lembrar disso quando começar a experiência de aventura pelas Filipinas! Lembro que o aeroporto de Busuanga mais parecia uma rodoviária, mas quando chegamos em alto mar, nada disso tinha importância alguma! As paisagens e o carisma dos Filipinos compensa qualquer desconforto inicial que você possa ter na sua chegada até as zonas mais selvagens do país.

Philippine Airlines

É bom comprar os vôos internos com antecedência, verifique o site oficial da Philippine Airlines aqui.