Durante a nossa viagem pelas Filipinas, fizemos uma parte do trajeto interno no país usando os serviços da Philippine Airlines, a companhia de vôos locais. Se você quiser conhecer as ilhas mais ao sul das Filipinas, como Coron ou Palawan, saindo de Manila, é bom fazer a rota de avião, para ganhar tempo, ainda que os preços sejam um pouco mais caros.

Bom, as Filipinas são um país em desenvolvimento, ou seja, ainda há muito por fazer em termos de infraestrutura e serviços de transporte do país. Dito isso, já dá pra imaginar que os aeroportos são pequenos e muitas vezes só comportam os vôos locais. Não espere muita tecnologia ou conforto, isso é pra outros países.

Philippine Airlines

Nós fizemos a rota entre Manila (MNL) e Busuanga (USU), usando os vôos da Philippine Airlines, um vôo de curta duração (aproximadamente 50 minutos) num avião despressurizado. Vôo despressurizado quase sempre é um pouco incômodo, mas nada absurdo. Apesar de ser um vôo curto, a companhia aérea ainda prestou um serviço de bordo, oferecendo sanduíches e água para os passageiros.

Philippine Airlines

Os assentos são pequenos e internamente a aeronave não é das mais modernas – porém, tudo funcionou direitinho. A Philippine Airlines é a companhia aérea com melhor serviço no país, e possuem aeronaves mais modernas focadas nos vôos maiores em rotas mais longas. Neste caso, como a rota era curta e de baixa altitude, o avião estava mais usadinho, mas em bom estado.

De forma geral, não dá pra esperar muito conforto por lá, mas te garanto que você nem vai se lembrar disso quando começar a experiência de aventura pelas Filipinas! Lembro que o aeroporto de Busuanga mais parecia uma rodoviária, mas quando chegamos em alto mar, nada disso tinha importância alguma! As paisagens e o carisma dos Filipinos compensa qualquer desconforto inicial que você possa ter na sua chegada até as zonas mais selvagens do país.

Philippine Airlines

É bom comprar os vôos internos com antecedência, verifique o site oficial da Philippine Airlines aqui.

Links úteis para viajar pelas Filipinas

Abaixo uma lista de links que podem te ajudar durante a sua viagem pelas Filipinas. Começando pelo post falando de Internet 3G nas Filipinas, que vai ser muito útil para a sua viagem!

O post completo sobre o que fazer em Manila tem várias dicas detalhadas para te ajudar no seu roteiro pela cidade. Tem vários passeios bacanas, como por exemplo,  um tour de Jeepney, que faz parte da experiência mais autêntica em Manila! Ou este tour completo até Tagaytay, um espetáculo. Em Manila há vários hotéis espetaculares e nós tivemos a oportunidade de ficar no badaladíssimo Discovery Primea, que super recomendamos! Mas se você quer outras opções de hotéis legais para se hospedar em Manila, dá uma olhada aqui neste link. Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Recomendo uma vista em Palawan, uma das regiões mais lindas que eu já fui na vida! Se você também for ao hotel Club Paradise, vai concordar comigo que Palawan é um espetáculo. Os hotéis costumam organizar passeios de barco pelas ilhas e montanhas mais lindas, mas você também pode reservar o seu passeio online, como este aqui por exemplo.

Aqui vai um post com 10 curiosidades sobre as Filipinas, para que você já comece a se animar e informar sobre as particularidades deste lindo país!

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa.

E recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.