Recentemente fizemos nossa primeira viagem para a Ásia, e a companhia aérea escolhida foi a Cathay Pacific, fazendo o trajeto entre Zurique e Manila (Filipinas), com conexão em Hong Kong. Eu não sei se foi sorte ou se era bom humor da tripulação, mas honestamente, este foi o melhor vôo que nós já fizemos na vida de viajante classe econômica!!! Sério!

cathay_pacific_vôo

Preços da Cathay Pacific

Nós decidimos pela Cathay Pacific porque era o melhor preço disponível quando nós procuramos um vôo de Zurique para Manila. A ideia de viajar para Manila foi do Diego, o irmão dele mora por lá e eu sempre dizia que a gente precisava visitá-lo o quanto antes, para curtir um pouco a família, apertar as bochechas da nossa sobrinha e aproveitar para conhecer as Filipinas com os olhos de quem mora por lá! Daí no Natal de 2015 eu ganhei de presente um mapa e uma pergunta: quer viajar pras Filipinas?! É óbvio que a resposta foi sim!

Nosso vôo foi comprado com relativa antecedência. Em dezembro de 2015 compramos os vôos para março de 2016. Na época o valor de cada passagem ida e volta estava abaixo dos 600 dólares, o que é uma excelente oferta, considerando que a viagem dura mais de 15 horas. Para tirarmos a prova, fomos ao google flights que nos indicou quais companhias aéreas faziam o mesmo trajeto e depois, em cada companhia fomos olhar os preços. Em média a Cathay custava cerca de 200 dólares a menos, por passagem completa. Ponto para a Cathay Pacific!

Serviços on-line da Cathay Pacific

O site da Cathay é muito intuitivo e facilmente conseguimos verificar os horários, preços, fazer a compra e receber todas as informações do vôo. Lado negativo: nessa hora nos demos conta de que o limite da bagagem para voar pela Cathay é de 20 quilos. Pensávamos que seria difícil fazer as malas, mas considerando que faz muito calor nas Filipinas, nossas malas ficaram com peso bem abaixo do limite permitido, já que só levamos roupas de verão! Uhul! #amocalor  Depois de comprar os bilhetes, em poucos minutos já tinhamos as informações sobre o vôo e foi fácil fazer o check-in online, 24horas antes da partida. Tudo certinho!

Equipe da Cathay Pacific

Ao chegar no aeroporto, buscamos o guichê da Cathay para despachar as malas e o atendente foi super simpático, até arriscou algumas palavras em português! Ele nos informou que o vôo estava vazio (obaaaa!), nos informou sobre a partida e ainda orientou sobre como chegar ao portão de embarque no aeroporto de Zurique (quem já foi sabe que para vôos internacionais tem que pegar um trem dentro do aeroporto). Achei bem simpático da parte dele! Daí chegamos no portão e, pontualmente, a equipe de terra chama para o embarque. Que alegria!

Ao entrar no avião os comissários eram só sorrisos, mesmo com os mortais da classe econômica! Ah, quem aqui nunca ouviu uma palavrinha atravessada de um atendente estressado na vida?! Achei bacana que, ao entrar no avião a gente recebeu uma toalhinha umedecida, umas balinhas, um kit com máscara, escova e creme dental, um travesseirinho com o cobertorzinho e – aham – meias! Meias! Eu adorei as meias da Cathay, até trouxe de volta pra usar em casa no inverno suíço! 😛 (Quer me agradar? Dá um brinde diferente que eu viro fã!)

Fora isso, achei legal que a equipe nos orientou sobre o menu (já chego lá!) e, já no desembarque, sobre como proceder em hong kong, durante a conexão.

O avião da Cathay Pacific

Dentro do vôo a configuração da nossa aeronave era 3-3-3, ou seja, a gente provavelmente ia dividir o espaço com alguém. Por sorte, na ida, ninguém sentou ao nosso lado e o vôo foi bem mais tranquilo. Na volta o vôo estava a 100% e não tivemos a mesma sorte. Mas pelo menos testamos a capacidade do bagageiro de mão e deu pra sentir que espaço não faltou pra ninguém. O espaço para nossas pernas também era bastante generoso, eu conseguia levantar minhas pernas de tempos em tempo (sofro muito com a circulação) e até cruzar as pernas sem ter que fazer pirueta! E pra fechar, o serviço de entretenimento de bordo era bem legal, tinha filmes novos, uma seleção especial do Oscar 2016 e uma seleção de cinema e música asiática. Pirei nos hits chineses e nos filmes de Bollywood! E o mapinha também era legal, mostrava em chinês o nome das cidades e a gente tentava adivinhar onde estava! Hahahaha muito bestas…

cathay_pacific_mapa

Aquela sensação de não fazer idéia de onde está…

Comida da Cathay Pacific

Minha parte preferida!!! A comida de avião nunca é lá essas coisas, mas os caras da Cathay conseguiram provar que dá pra ter comida boa num vôo de 15 horas! Pra começar, eles entregam o menu bem antes de servir a comida, com tudo o que vem dentro do kit, uma maravilha! O menu vem em inglês e em chinês, eu até mostrei um videozinho no facebook zoando o menu chinês! Mas era sacanagem, tinha em inglês também! Acho que todas as companhias deveriam fazer um menu escrito, assim a gente tem mais tempo de decidir o que pedir e avaliar melhor o que tem dentro daquele potinho! Daí a minha escolha foi pasta! Estava uma delícia, e eu comi tudo rapidinho pra poder apreciar logo a sobremesa: sorvete Häagen-Dazs!

Chegada e Aterrisagem

Antes de pousar, nos informaram pelo áudio e pelo sistema de entretenimento qual seria o nosso portão de embarque para o próximo vôo a Manila. Perfeito isso! Nós tiramos uma foto (por isso ficou tremida, não tinha pensado em colocar no blog quando fiz a foto) pra lembrar do portão quando chegassemos em Hong Kong, para evitar ter que parar na telona e buscar nosso vôo. Como estávamos com a conexão curta, foi uma mão na roda! O avião pousou e levou bem pouco tempo para que as portas abrissem e as pessoas desembarcassem! Resumindo: tudo lindo Cathay! Adoramos e voltaremos a voar com vocês!

Resumo do vôo

Saída de Zurique no dia 2 de março às 11h50 e chegada em Manila dia 3 de março, às 9h55. Duração total de vôos de ida foi de 15 horas, sendo 11h e 15 minutos o trajeto mais longo entre Zurique e Hong Kong. A volta foi um pouco mais longa, o vôo longo levou 13 horas para fazer o trajeto entre Hong Kong e Zurique, sendo o total de 18 horas, considerando a espera na conexão. Cada um teve 20 kg de bagagem + 8 kg bagagem de mão + mochila pequena para levar, o que foi mais do que suficiente para a nossa viagem de 10 dias. Para conhecer o site da Cathay Pacific, acesse este link aqui.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com