Durante a nossa viagem por Manila, tivemos o prazer de andar de Jeepney, o transporte público típico da capital filipina.

O Jeepney é um antigo jipe que foi utilizado pelo exército americano nas Filipinas durante a segunda guerra mundial. A guerra acabou, os jipes foram deixados ali e os filipinos encontraram uma nova utilidade para o antigo transporte de guerra, para felicidade dos turistas que passam por ali! 😀 Eles adaptaram o carro, tiraram daqui, aumentaram dali, refizeram a pintura e pá, apresentando o jeito mais divertido de se locomover pelas ruas nada calmas de Manila! Devo dizer que à primeira vista bate um medinho assim meio nada a ver, mas depois que a gente se meteu ali dentro, foi mega divertido. O motorista não tem pudor, encontra caminho onde é possível, e os passageiros vão se ajeitando e se adaptando onde cabem. Tem Jeepney que não cabe todo mundo e os útlimos vão se pendurando pelo lado de fora! Para a nossa sorte, o Jeepney estava bem vazio quando entramos ali e deu pra fazer um filminho divertido sobre a experiência.

Antes de andar de Jeepney…

Para quem quiser repetir a brincadeira, é bom ter cuidado com seus pertences e ficar de olho no na sua própria parada. São os passageiros que decidem onde descer e avisam ao motorista com um gritinho ou uma batida no teto do jipe. O motorista para por 3 segundos que é o tempo do passageiro descer e vai em frente. Tenha sempre dinheiro trocado para o transporte e evite falar com o motorista, afinal, você não vai querer ser o turista que distriu o motorista e provocou um acidente no meio de Manila, certo?

Espero que você goste deste vídeo e fico aguardando comentários sobre ele!!! Ah, se quiser ler mais sobre Manila, aqui vai o link com o post completo sobre a cidade, e aqui um post com “10 motivos para você viajar pelas Filipinas”. Para voar até lá, recomendo a Cathay Pacific e a hospedagem no badalado hotel Discovery Primea!  🙂