Durante a nossa viagem por Manila, tivemos o prazer de andar de Jeepney, o transporte público típico da capital filipina.

O Jeepney é um antigo jipe que foi utilizado pelo exército americano nas Filipinas durante a segunda guerra mundial. A guerra acabou, os jipes foram deixados ali e os filipinos encontraram uma nova utilidade para o antigo transporte de guerra, para felicidade dos turistas que passam por ali! 😀 Eles adaptaram o carro, tiraram daqui, aumentaram dali, refizeram a pintura e pá, apresentando o jeito mais divertido de se locomover pelas ruas nada calmas de Manila! Devo dizer que à primeira vista bate um medinho assim meio nada a ver, mas depois que a gente se meteu ali dentro, foi mega divertido. O motorista não tem pudor, encontra caminho onde é possível, e os passageiros vão se ajeitando e se adaptando onde cabem. Tem Jeepney que não cabe todo mundo e os útlimos vão se pendurando pelo lado de fora! Para a nossa sorte, o Jeepney estava bem vazio quando entramos ali e deu pra fazer um filminho divertido sobre a experiência.

Antes de andar de Jeepney…

Para quem quiser repetir a brincadeira, é bom ter cuidado com seus pertences e ficar de olho no na sua própria parada. São os passageiros que decidem onde descer e avisam ao motorista com um gritinho ou uma batida no teto do jipe. O motorista para por 3 segundos que é o tempo do passageiro descer e vai em frente. Tenha sempre dinheiro trocado para o transporte e evite falar com o motorista, afinal, você não vai querer ser o turista que distriu o motorista e provocou um acidente no meio de Manila, certo?

Espero que você goste deste vídeo e fico aguardando comentários sobre ele!!! Ah, se quiser ler mais sobre Manila, aqui vai o link com o post completo sobre a cidade, e aqui um post com “10 motivos para você viajar pelas Filipinas”. Para voar até lá, recomendo a Cathay Pacific e a hospedagem no badalado hotel Discovery Primea!  🙂

Links úteis para viajar pelas Filipinas

Abaixo uma lista de links que podem te ajudar durante a sua viagem pelas Filipinas. Começando pelo post falando de Internet 3G nas Filipinas, que vai ser muito útil para a sua viagem!

O post completo sobre o que fazer em Manila tem várias dicas detalhadas para te ajudar no seu roteiro pela cidade. Tem vários passeios bacanas, como por exemplo,  um tour de Jeepney, que faz parte da experiência mais autêntica em Manila! Ou este tour completo até Tagaytay, um espetáculo. Em Manila há vários hotéis espetaculares e nós tivemos a oportunidade de ficar no badaladíssimo Discovery Primea, que super recomendamos! Mas se você quer outras opções de hotéis legais para se hospedar em Manila, dá uma olhada aqui neste link. Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Recomendo uma vista em Palawan, uma das regiões mais lindas que eu já fui na vida! Se você também for ao hotel Club Paradise, vai concordar comigo que Palawan é um espetáculo. Os hotéis costumam organizar passeios de barco pelas ilhas e montanhas mais lindas, mas você também pode reservar o seu passeio online, como este aqui por exemplo.

Aqui vai um post com 10 curiosidades sobre as Filipinas, para que você já comece a se animar e informar sobre as particularidades deste lindo país!

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa.

E recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.