Assim mesmo, com título em português de Portugal, porque a coluna hoje é lusitana! Este é um país de paisagens e construções belíssimas, e você pode conferir no blog um post anterior com roteiro de 30 dias em Portugal.

Mas aqui vamos falar sobre a agência de turismo ImpacTrip, parceira de organizações sociais espalhadas pelo país. A empresa oferece um cardápio de experiências autênticas, que geram diretamente um benefício local. O viajante se surpreenderá com as opções e com o impacto que uma viagem pode ter.

Como funciona? Primeiro você escolhe entre Cidade, Natureza, Praia e Mergulho. Conforme o clique, serão mostradas as opções de locais e quantidade de dias. Depois você escolhe a categoria das causas disponíveis entre Ambiental, Luta contra a pobreza, Apoio a pessoas com deficiências, Animais abandonados, Educação infantil e Desperdício de comida. E por fim, a organização onde gostaria de voluntariar.

Com isso, a  empresa organiza então um cronograma de viagem, mesclando tours mais tradicionais com horários livres, experiências culinárias e períodos para a ação voluntária. Pode ser um dia, um final de semana ou ainda duas semanas.

Impacto na Cidade

Viagens de Impacto

Com o objetivo de mostrar aos viajantes o verdadeiro espírito das cidades portuguesas, serão desbravados espaços que só os locais conhecem, por meio do voluntariado e tours exclusivos. Conheça como as pessoas vivem e viaje como um local. A capital Lisboa, a segunda maior cidade, o Porto e seus arredores estão no cardápio.

Lisboa é uma cidade de diversidade! O novo e o histórico se completam em harmonia. Na capital portuguesa, a ImpacTrip oferece diversas opções, entre elas duas causas ambientais para voluntariar: Associação Plantar uma Árvore e Aspea, que trabalha com educação ambiental.  Também pode atuar junto à ReFood com a recolha de alimentos e redistribuição para eliminar o desperdício e a fome em comunidades. Ou ainda com Just a Change, ajudando na reconstrução de casas na cidade ou no campo.

Em Belém, você começará o dia com um passeio de TukTuk elétrico, conhecendo a história, os monumentos e os jardins. Depois irá almoçar em uma instituição onde conhecerá os projetos que atuam com a inclusão social de pessoas com autismo, deficiência motora, paralisia cerebral ou deficiência visuais. Em seguida irá participar de um workshop e degustar de um lanche feito pelos anfitriões. Uma das opções mais divertidas é a aula aberta de dança, oferecida pela Plural – Companhia de Dança & Atelier de Dança Inclusiva da Fundação LIGA. Uma experiência de descoberta e celebração da diversidade humana imperdível.

Cascais é desbravada como uma Galeria de Arte Urbana, pelo projeto Cascais à Nossa Maneira, em parceria com o programa Take.it, que atua diretamente com jovens de 12 a 24 anos, promovendo autonomia e realização pessoal. Você é convidado a conhecer a história de um bairro com diversas etnias e gerações através da arte de rua. Também é convidado a conhecer o projeto Helpo, que trabalha em diversos países de língua portuguesa promovendo desenvolvimento por meio da educação e nutrição.

Porto é uma jóia pitoresca e a ImpacTrip oferece passeios pelos locais mais visitados, assim como em locais típicos e escondidos à beira do Rio Douro. Você pode conhecer os pescadores de sardinha que estão ali há décadas e participar de projetos sociais. Oportunidade de promover a inclusão social pela prática desportiva com o Cais e o projeto Futebol de Rua. Você pode conhecer um pouco mais das rotas turísticas de Porto neste post aqui.

Impacto na Praia e Mergulho

Viagens de Impacto

Conheça a região Algarve, conhecida como Distrito de Faro, para além das praias turísticas. São diversas as opções de turismo solidário por Portimão, Setúbal e Lagos.

Em Portimão, o voluntário pode trabalhar com jovens no projeto Vela Solidária, aprendendo com eles esta modalidade como uma forma de recuperação e desenvolvimento pessoal.

À bordo de um barco tradicional, Setúbal pode ser uma experiência incrível, ouvindo histórias de mulheres pescadoras e descobrindo como realizaram mudanças significativas de proteção ao Rio Sado. Também irá desfrutar de um dos 10 melhores mercados de peixe do mundo, aprendendo segredos de culinária e escolhendo os ingredientes fresquinhos para seu almoço. Por fim, um passeio para ver golfinhos!

Em Lagos você pode conhecer mais sobre o ecossistema marítimo e como evitar poluição, além de ter aulas de mergulho no mar! Explorar cavernas, descobrir navios naufragados, observar peixes de todas as cores são algumas das possibilidades ao mergulhar. Sua contribuição é mais que essencial, pois você também recolherá lixo durante o mergulho e ajudará o oceano a ficar limpo.

Impacto na Natureza

Viagens de Impacto

Ajude na conservação do meio ambiente e na economia local de áreas rurais. Vila de Chãos, Cascais, Arrábida, Ribacôa, Valada, Noudar, Guadiana, Idanha e Faial. Quantos nomes desconhecidos para o brasileiro, né? Pois são regiões, vilarejos, parques nacionais e ilhas que estão esperando por sua visita e ajuda!

5 dias de Road Trip por Idanha em uma Van! Ligue o motor em Porto e vá em direção à Penha Garcia e conheça as muralhas e vestígios fósseis desse local a poucos quilômetros da Espanha. Seja guiado pela região e no dia seguinte faça um trekking no Parque Natural do Tejo Internacional, para observação de pássaros. Conheça vilas históricas e práticas de artesanato tradicionais, desfrute da comida em almoços ao ar livre, com muita originalidade. Mais alguns passeios e realize uma intervenção em uma Reserva Natural utilizando práticas de permacultura e bio-construção. Uma experiência rica e fora do comum.

2 dias pelo vilarejo de Valada, e parque fluvial no Rio Tejo. Um passeio de barco por caminhos escondidos do rio, conhecendo ilhas desertas e a floresta densa ao seu redor. Você pode conhecer a Ilha dos Cavalos e avistar garças-reais e fazer um picnic com comida local.

5 dias na Ilha do Faial, no arquipélago de Açores pode ser simplesmente mágico. Fábrica da Baleia de Porto Pim, Vulcão Capelinhos, água cristalina, são alguns dos lugares para conhecer. Terá a oportunidade de fazer snorkel, identificar espécies marinhas e ajudar na limpeza de praias. Fazer trekkings e conhecer a rica flora e fauna da ilha e ajudar a preservar o ambiente de golfinhos, interagindo com os animais. Irá também conhecer as Vinhas da Ilha do Pico, protegidas pela UNESCO, além da Laje das Rosas e as estruturas piramidais de Maroiços.

Essas são somente algumas das opções que ImpacTrip oferece. O céu é o limite!

Links úteis sobre a coluna Viagens de Impacto

A viagem ao Peru para trabalhar em uma ONG foi o que motivou a começar a coluna Viagens de Impacto. Você pode ler sobre a experiência nestes posts aqui: Quando o Trabalho Voluntário Transforma o Mundo, Primeiras Impressões e Rotina de Trabalho. A partir daí, a Mari escreve sobre outras viagens de impacto e reune diversas dicas e recomendações para quem quiser viajar assim também! A coluna está só começando e ainda tem muito conteúdo a ser divulgado! Não perca nada da série clicando aqui!