Imagem: Boysolo stock.adobe.com

Minha experiência com a ONG All Hands & Hearts inaugurou a coluna Viagens de Impacto no Eu Ando Pelo Mundo. Mas chegou a hora de falarmos mais sobre um turismo diferente, que incorpora elementos do trabalho voluntário ou da ajuda às comunidades locais com as experiências magníficas de turismo ao redor do mundo!

Estamos falando do turismo de impacto. Mas afinal, o que é isso? Quais os diferenciais de uma viagem como esta? Como gerar impacto local positivo ao viajar?

turismo diferente

Afinal, o que é esse turismo diferente?

Comecemos pelo básico: desejamos intensamente viver experiências enriquecedoras, não é mesmo? Seja lendo um livro que nos envolva, conversando com pessoas interessantes que nos façam perder a noção do tempo, ou viajando e conhecendo as particularidades da cultura de um local de uma forma única e especial.

Aproximar o viajante a experiências autênticas e locais, longe das atrações turísticas massivas e providenciando oportunidades de balanço social é o que definimos por turismo de impacto. E esta é uma tendência no universo do turismo atualmente. Tanto que há várias empresas apostando nesta nova forma de aliar o turismo à experiência de impacto local, e aqui listamos 6 empresas que estão fazendo a diferença no mundo do turismo:

1)Medji Tours (veja o TED talk dele aqui)

A Medji Tours é talvez uma das primeiras empresas a explorar esse segmento de turismo diferente, com bastante seriedade. Seus tours são diferenciados e fortalecem as comunidades de interesse, oferecendo experiências completas de imersão intercultural e reflexão social. Seus tours incluem trajetos entre Israel e Palestina, tours sobre o judaísmo na Macedônia, tours de paz em países com conflitos passados, entre outros.  Saiba mais aqui.

Our National Geographic group learning about the traditions of the pearling industry in UAE

Uma publicação compartilhada por MEJDI Tours (@mejdi_tours) em

2) Visit.org

Uma das primeiras pilotos da Força Aérea Israelense e engenheira de ciência da computação, Michal Alter uniu suas paixões por tecnologia e desenvolvimento social e fundou a plataforma de viagens de impacto social Visit.Org. Você escolhe o tour por categoria de causa social e voilá, hora de transformar o mundo!

3) Volunteer Vacations

A Volunteer Vacations foi idealizada pela Mariana Serra (Forbes 30 abaixo de 30) em 2016. A empresa realiza uma curadoria de ONGs pelo mundo, fechando parcerias para voluntariado em viagens de férias. Com projetos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, você agenda sua semana e contribui para um mundo melhor. Mais informações pelo link Volunteer Vacations.

4) Lokal Travel

Um grupo de quatro jovens empreendedores-viajantes-loucos por tecnologia uniram suas experiências e expertises e fundaram o LokalTravel. A proposta deles é oferecer aventuras de imersão com cultura e consciência local com doses de adrenalina e  muito aprendizado.

5) Vivejar

Com o lema viagens que transformam, o Vivejar mostra a essência do brasileiro em suas viagens. Os roteiros priorizam os protagonistas locais, que participam e dão as diretrizes do turismo diferente e inovador em seus ambientes. Vale do Jequitinhonha e Amazônia são apenas algumas das opções oferecidas.

#Amazonlife

Uma publicação compartilhada por Vivejar (@vivejarexperiencias) em

6) Viare Travel

Viare Travel tem o objetivo de empoderar residentes por meio de um turismo diferente e responsável. São oferecidos tours em locais inesperados e viagens personalizadas para aproximar o turista à realidade brasileira, com todas as suas belezas inexploradas.

Esses são somente alguns exemplos de como é possível aliar turismo ao desenvolvimento social.

Se você curtiu ou já teve uma experiência de turismo diferente, deixe um comentário por aqui!

Até a próxima!

Links úteis sobre a coluna Viagens de Impacto

A viagem ao Peru para trabalhar em uma ONG foi o que motivou a começar a coluna Viagens de Impacto. Você pode ler sobre a experiência nestes posts aqui: Quando o Trabalho Voluntário Transforma o Mundo, Primeiras Impressões e Rotina de Trabalho. A partir daí, a Mari escreve sobre outras viagens de impacto e reune diversas dicas e recomendações para quem quiser viajar assim também! A coluna está só começando e ainda tem muito conteúdo a ser divulgado! Não perca nada da série clicando aqui!