Você tem a sensação de que estamos vivendo em uma maré de notícias ruins? Que estamos envolvidos em um mundo de terrores, hipocrisia, preconceitos, ódio e violência? Você se sente desesperançoso? Pois deixa eu te contar a história de um casal que mostra que os brasileiros estão construindo um país melhor e que fazer o bem, faz bem! Conheça agora os Caçadores de Bons Exemplos!

Quem são os caçadores de bons exemplos?

Em janeiro de 2011, Iara e Dudu Xavier, confiando em uma forte intuição, venderam o que tinham, colocaram umas mudas de roupa num carro e saíram com a cara e a coragem pelas estradas do Brasil. Seguros de encontrar uma onda de ações de impacto positivo pelo país, criaram o projeto Caçadores de Bons Exemplos. Sem destino, sem roteiro, sem patrocínio, sem cunho religioso nem político, somente em busca de ações sociais inspiradoras! Demais, hein?! Confira um trecho do depoimento da Iara, em seu livro:

” – O que vocês sentiram no primeiro dia? “Eu disse: Euforia” Hoje eu responderia diferente. Naquele dia, sentimos uma mistura de emoções. E, refletindo melhor, todos os dias sentimos aquelas mesmas emoções do primeiro dia de estrada: euforia, alegria, decepção, saudade, tristeza e medo. É um processo diário de construção e desconstrução de sentimentos e convicções. O que é certo? O que é errado? O que é necessário? O que é ideal?”

Eu conheci este projeto, por acaso, nas redes sociais, virei fã imediatamente e tive o prazer de conhecer o casal pessoalmente no evento FICOO de 2017.  Agora conto para vocês um pouco mais sobre sua trajetória!

#BonsExemplosInspiram

Como os caçadores de bons exemplos começaram?

Cansados de ouvirem tantas notícias devastadoras, o casal tomou a atitude de registrar projetos de ações sociais em um mapa do Brasil, mostrando que o bem supera o mal. Ressaltando o olhar da abundância, este mapa logo se encheu de histórias incríveis! A cada cidade visitada, eles recebiam novas indicações e iam conferir de perto os projetos, divulgando tudo nas redes sociais. Com o tempo, o Caçadores de Bons Exemplos ganhou corpo, alcançou novas proporções e chamou a atenção da mídia.

Ao final de 2013, ainda com grandes dívidas, mas resolutos em continuar com o projeto, surgiu uma matéria sobre eles no Fantástico e em seguida uma proposta de participar do quadro “Agora ou Nunca” do Caldeirão do Huck. Foi o pontapé para quitar as despesas do projeto e ainda deu a oportunidade de divulgar amplamente a ideia.

Esclarecendo, até hoje Dudu e Iara não aceitam doações em dinheiro, mas sobrevivem de ajudas de todos os lados. Sempre estimulam às pessoas que doem a um projeto perto de sua casa, para que tenha um retorno imediato para a própria comunidade. Nada para eles mesmos. Mas aceitam colaborações, desde um tanque de gasolina a uma refeição. E assim seguem viagem! Já pensaram em cadastrar projetos mundo afora, mas o Brasil é tão extenso de boas ações que eles ainda não partiram!

O mapa do bem:

O mapa virou uma plataforma virtual e colaborativa. Tornou-se um aplicativo gratuito, disponível para IOS e Android! Você entra, busca por localidade e voilà, um monte de opção aparece! São tantas indicações, que o casal ainda não conseguiu visitar todos eles! E todos nós somos convidados a completar o mapa! Entre e veja! É emocionante ver o mapa recheado de pontinhos.

Além disso, o projeto virou um livro MA-RA-VI-LHO-SO, com a narrativa da Iara, que mostra o lado mais humano do projeto Caçadores de bons exemplos. No livro você confere algumas curiosidades, dificuldades e as sincronicidades deste percurso, alguns projetos inspiradores que marcaram a expedição e o efeito que essa onda de bons exemplos trouxe para diversas pessoas que o casal conheceu ao longo desse tempo. Adquira o seu aqui! E saiba que a cada livro comprado, um será doado para uma biblioteca pública!

Iara também já divulgou o trabalho no TEDx Blumenau com a palestra “Como duas perguntas podem mudar o mundo?”.

Turismo de Impacto

Agora vamos aos dados impressionantes! De lá pra cá, em 89 meses de projeto Caçadores de bons exemplos, o casal já percorreu mais de 400.000 km, catalogando mais de 1.600 projetos em absolutamente todos os estados brasileiros. A disseminação do bem já alcançou mais de 150.000 pessoas pelas redes sociais e hoje qualquer um pode recomendar boas ações na plataforma.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”, do Ghandi, foi mais que uma frase de inspiração para o casal. Com os Caçadores de Bons Exemplos, eles passaram a ser agentes de transformação social!

Agora siga os Caçadores nas redes sociais:

No #instagram, eles atualizam em tempo real sobre a viagem e divulgam os projetos visitados.
No #facebook, o casal sensibiliza as pessoas com a quantidade de ações do Bem!
No #twitter, divulgam atividades como palestras que farão pelo país.
No #youtube, são o maior portal de Histórias Inspiradoras pelo Brasil.

Conheça os projetos que o casal divulga e envolva-se de histórias de bem.

O propósito de vida pode ser muito maior e ao mesmo tempo mais simples do que se imagina!

Links úteis sobre a coluna Viagens de Impacto

A viagem ao Peru para trabalhar em uma ONG foi o que motivou a começar a coluna Viagens de Impacto. Você pode ler sobre a experiência nestes posts aqui: Quando o Trabalho Voluntário Transforma o Mundo, Primeiras Impressões e Rotina de Trabalho. A partir daí, a Mari escreve sobre outras viagens de impacto e reune diversas dicas e recomendações para quem quiser viajar assim também! A coluna está só começando e ainda tem muito conteúdo a ser divulgado! Não perca nada da série clicando aqui!