Você sonha em morar fora do país mas não tem idéia de como fazer isso? Hoje publicamos as principais dicas para quem quer morar fora do Brasil, seja para estudar, trabalhar ou até para ir mochilar pelo mundo! Aqui vai o passo a passo que eu gostaria de ter lido antes do meu embarque!
Pra quem não sabe, eu me mudei para fora do Brasil em 2011, quando fui estudar. A ideia era passar um ano e voltar, mas a vida deu uma reviravolta que lá se vão 10 anos desde que saí pela primeira vez. Desde então, já morei em vários países e atualmente vivo nos Estados Unidos. Tenho muitas dicas para quem gostaria de morar fora do Brasil também, então, vamos lá!
Espero que este post te ajude a se planejar para morar no exterior. Preparado? Então bora lá!
1. Decida por qual razão você deseja morar fora do país
Antes de escolher um lugar para morar fora, é importante decidir o que você quer fazer no exterior. Se é uma viagem para estudar línguas, fazer um semestre da universidade, cursar uma pós-graduação ou um mestrado, ou doutorado, trabalhar ou se você só quer viajar mesmo. É um passo que parece óbvio, mas é muito importante!
Há muita gente que inventa milhares de desculpas para morar fora e sair do Brasil, quando na realidade eles querem tirar um ano sabático só para conhecer o mundo! Este por exemplo era o meu sonho, e eu inventei que iria fazer um mestrado na Espanha, por pura desculpa. Afinal, largar o trabalho e minhas poucas conquistas só para viajar parecia insano. Mas na real, era o que eu queria ter feito (passar um tempo viajando para quando voltasse, encontrar algum trabalho que fosse mais legal). Se este também é o seu caso e você só quer viajar, tirar um tempo para você pensar na vida e fazer algo diferente, vai lá! Vencer a barreira cultural, as pressões do trabalho, dos amigos, da família e investir nesse sonho pode ser mais enriquecedor do que qualquer MBA que te disseram ser importante. 😉
Por outro lado, se seu sonho é realmente estudar ou trabalhar fora do Brasil, continua lendo o post que eu explico mais detalhes sobre como se planejar para ele.
2. Os primeiros passos para viver fora do país
Quando você decidir o porquê de morar fora do Brasil, deve começar a buscar as primeiras informações sobre o seu objetivo. O importante é ter o máximo de respostas para tomar a melhor decisão.
Nesta hora temos a tendência de nos assustar com algumas perguntas: Quanto vai custar? Como faço com meus documentos? E a burocracia? Tudo parece muito difícil, mas não pense nisto ainda, esta é a hora de sonhar com as possibilidades. Vamos deixar a parte prática para depois!
Morar fora do Brasil para estudar
Se você está interessado em morar fora para estudar línguas, o ideal é viajar para um país em que você pratique diariamente o idioma novo. Parece óbvio, mas vale repetir: Francês na França, Espanhol na Espanha ou na América Latina, Inglês nos EUA, Canadá, Inglaterra ou Austrália, e assim por diante.
Se você quer fazer um intercâmbio universitário, procure os cursos que possuem convênios com a sua universidade. Normalmente há várias opções em aberto e as universidades podem te orientar melhor sobre como se inscrever em cada programa.
Se você quer fazer uma pós, um mestrado, um MBA, entenda quais são as escolas que oferecem aquilo que você está buscando. Hoje em dia é muito fácil se perder no mar de informações da internet. Procure rankings, listas de revistas, sites que sejam especializados na sua área de estudos. Acesse o site de cada universidade que te interessar e invista tempo entendendo a estrutura, os professores, os tipos de cursos, etc. Ainda não pense no custo do curso! Somente entenda o que este universo tem de bom para te oferecer, logo você começará a se preparar financeiramente para isso.
Morar fora do Brasil para trabalhar
Para quem quer morar fora do Brasil para trabalhar, há muito mito e muito mistério a respeito. Antes de mais nada, devo dizer a verdade: é bem difícil conseguir um trabalho bacana fora do país. Há algumas profissões que são mais flexíveis, como o caso das engenharias, artes plásticas, fotografia, design gráfico/web. Cito estes exemplos porque conheço profissionais destas áreas que se atreveram a morar fora do país e conseguiram ótimas posições em empresas interessantes.
Mas tudo isso depende do país em que você está buscando trabalho, do seu currículo e histórico escolar / acadêmico, da sua familiaridade com o idioma, etc. Alguns países da Europa estão há alguns anos em uma crise econômica complicada, entre eles a Espanha, a Itália, a Irlanda e Portugal. Viajar por estes países pode ser maravilhoso, mas hoje em dia esta não é a melhor opção para quem quer morar fora do Brasil e trabalhar. Dito isso, aí vamos:
Trabalho para pagar uma viagem
Se você só quer juntar um dinheirinho no exterior para depois fazer um mochilão, há várias opções para brasileiros, desde trabalhos temporários como aupair (babá), recreadores, serviços em geral, barmans, garçonetes, até trabalhos fixos em alguma empresa específica. As agências de intercâmbio do Brasil oferecem várias opções interessantes. Entre elas, vale um destaque para a CI e STB. Não caia em armadilhas on-line, busque ajuda profissional para este desafio.
Carreira no exterior
Se você quer construir sua carreira no exterior, você pode já começar a buscar trabalho de onde você estiver. Joga no google o trabalho que estiver buscando e envie seu currículo a todas as posições que achar interessante, se pintar algo, corra atrás! Entrevistas via Skype são o mais comum de acontecer, mas há várias maneiras de contatar o seu recrutador antes de viajar. O Linkedin é uma rede social que tem funcionado bastante como recolocação profissional fora do país.
Há quem faça ainda o caminho mais longo que é buscar primeiro um curso de especialização no país desejado e chegando lá, buscar trabalho na área. Em ambos os casos, tem que ter muita paciência, persistência e claro, um pouquinho de sorte!
Só quero viajar pelo mundo
Se você só quer viajar pelo mundo por um tempo, o melhor que você tem a fazer é pensar por quanto tempo quer viajar e preparar um roteiro prévio dos países que você sonha em conhecer. A sua disciplina pode te ajudar muito a economizar dinheiro e encontrar ótimas ofertas para fazer uma viagem que não seja absurdamente cara – e não te leve à falência no segundo mês! Um item importante é pensar que brasileiros podem entrar em vários países como turistas, mas a permanência nestes países normalmente dura 3 meses. Se quiser fazer um mochilão de 1 ano, por exemplo, tem que levar isso em conta.
Aqui tem um post sobre vistos de turismo para Brasileiros em diversos países mundo afora.
3. Faça uma Planilha
Se você já tem uma ideia mais clara de qual país deseja morar e o que pretende fazer, chegou a parte de se planejar. A parte da grana é sempre a mais complicada. Mas há muitos recursos para te ajudar na hora de planejar sua viagem, seja uma viagem de estudos, trabalho ou turismo. Faça uma lista com alguns itens que você obrigatoriamente terá que adquirir e tente calcular as despesas com base em orçamentos. Isto vai ajudar a entender o valor total de sua viagem e o que significam os custos iniciais e os custos futuros que você terá que pagar estando lá.
Eu criaria uma planilha com várias colunas e classificaria os custos para diferentes momentos da experiência. Primeiro, calcule os custos da viagem em si (passagem aérea, hotel/ alojamento temporário, alimentação, despesas com transporte (táxi, uber, metrô). Depois, inclua custos para o tempo que você deseja morar lá (aluguel, transporte, alimentação diária, lazer – faça uma base com seus custos no Brasil mesmo, que já é um bom começo). Finalmente para o caso de estudar fora do Brasil, calcule os custos extras como o curso em si (caso ele seja pago), material acadêmico, taxas, entre outros. E por via das dúvidas, coloque uma coluna com custos extras não planejados, que sempre existem!
4. Prepare os documentos
Uma vez que você já tem uma idéia de quanto vai te custar a sua viagem (ainda não surte!), começa a parte prática da sua preparação. É hora de pensar em conseguir o dinheiro, preparar a papelada, conseguir vistos, fazer os contatos necessários no país destino, entre outras burocracias para morar fora do pa. Abaixo vão algumas dicas sobre cada uma destas etapas!
Consiga o dinheiro para morar fora do Brasil
Para uma viagem de estudos, é bastante comum conseguir algum tipo de financiamento. Se você não quiser investir o valor de cada item, pode buscar ajuda financeira em várias instituições que oferecem bolsas de estudos e programas de apoio ao intercambista. Para conseguir sua bolsa de estudos por qualquer entidade, é necessário participar do processo de seleção e estar dentro das exigências de cada instituição. O melhor site com informações sobre o tema é o Universia, que possui uma lista grande de organizações de apoio ao estudante e está sempre atualizado sobre as bolsas de estudos de cada país.
Já para uma viagem de trabalho ou um mochilão a coisa não é tão fácil… Para quem vai trabalhar, a empresa que você foi contratado pode custear parte ou totalmente suas despesas, mas isso depende da negociação com seu empregador. Tente negociar isso antes de fechar o contrato, para que você não fique endividado antes de começar sua carreira! Quem quer mochilar, pode conseguir algum tipo de suporte pelos crowdfundings, que são sites de ajuda financeira por uma causa, uma idéia ou trabalho comunitário. Você publica o seu pedido na rede e quem quiser paga uma quantia para te ajudar. Alguns exemplos são o Go Fundme, o Crowdfunder ou o Indiegogo. Conte uma boa história e você pode conseguir um dinheirinho legal para a sua trip!
Tire o seu visto
Quem possui passaporte brasileiro precisa solicitar um visto para morar fora do Brasil, seja um visto de estudos ou de trabalho. O Visto de Estudos vai permitir que você estude no país durante o tempo do seu curso, e na maior parte das vezes, permite que você faça um estágio de no máximo 20h/semana no país desejado. Já o Visto de Trabalho vai permitir que você trabalhe legalmente no país de acordo com os horários acordados da sua empresa.
Vistos de Estudos fora do Brasil
Para conseguir o visto de estudante no país destino, você deve entender no consulado do país desejado para verificar quais os documentos necessários para o seu visto. Normalmente eles pedem muitos documentos, a lista é grande. Tudo deve ser autenticado e legalizado, alguns deles traduzidos para a língua do país. Além disso, é necessário a carta de aceite do curso que você quer fazer, e para isso, você deve se planejar com outros documentos.
Aqui tem um post sobre como tirar o visto de estudos para os Estados Unidos, talvez te ajude!
Vistos de Trabalho fora do Brasil
Para conseguir o visto de trabalho, é importante você ser primeiro aceito por uma empresa. A empresa vai providenciar uma parte dos documentos que você deve apresentar ao consulado, para então solicitar o seu visto de trabalho. Visite o site do consulado do país que você vai trabalhar para entender quais os documentos necessários para receber o visto de trabalho.
O processo pode levar alguns meses. Para que o consulado aprove seu visto, você vai precisar ter todos os documentos em perfeito estado e esta é a parte mais chata do processo. São reconhecimentos de firma, cópias autenticadas, legalização, traduções juramentadas, mais reconhecimento de firmas e assim por diante. Considere que esta etapa do processo pode levar entre dois a quatro meses, dependendo da sua agilidade e da agilidade dos prestadores de serviço. São tantos documentos que é importante você buscar uma maneira de catalogá-los e arquivar aquilo que será útil para a sua viagem. Alguns vistos, ainda que de longa duração, demandam ainda mais processos burocráticos na chegada ao país. Portanto, separe e guarde tudo, para evitar perda de tempo quando você chegar no país destino.
5. Arrume as malas!
Dependendo do tempo que você vai passar lá fora, pode ser necessário separar algumas roupas para diferentes estações do ano e alguns itens pessoais que você gostaria de ter enquanto mora fora do país. Fotografias, algum objeto de valor sentimental, algum livro, etc. Mas não exagere. Você terá direito a levar poucos quilos na sua mala, portanto, separe somente o necessário!
Além disso, seria bom entender um pouco da história, política e economia do país antes de embarcar. Não é para dominar o assunto, mas sim ter um mínimo de informações para entender o básico da vida por lá. Saber como é o sistema político, se é regime parlamentar ou republicano, saber quem é o presidente ou o primeiro ministro, saber como está o país economicamente e um pouco sobre a história pode ser bastante útil.
Dicas para saber antes de morar fora do país
CUIDADOS PESSOAIS
Principalmente para as meninas que querem morar fora do Brasil, mas serve para os homens também, uma boa dica é separar um kit básico de unhas, já que manicure é algo raro (e caro) em alguns países. O mesmo vale para a depilação. Ainda que você encontre algum salão lá fora , nem sempre as coisas são como no Brasil, melhor garantir um kit de sobrevivência básico!
DOCUMENTOS ORGANIZADOS
Leve uma pasta para separar seus documentos. Serão tantos e de tantos formatos que para a melhor solução é uma pasta daquelas com plástico, que você coloca as folhas separadas dentro. Fica organizado e fácil de achar o documento que você precisa em pouco tempo.
SEU PASSAPORTE É A SUA VIDA
Esta é uma dica de sobrevivência! Sempre guarde o seu passaporte em algum lugar seguro de sua casa e carregue com você somente uma cópia do seu documento. Assim, caso aconteça algum incidente indesejado na rua, você terá o seu documento mais importante intacto.
Eu tive meu passaporte roubado enquanto morava na Espanha, e sério, foi tanta dor de cabeça pra conseguir um documento novo que eu quase desisti. Portanto, não dê bobeira, seu passaporte é a sua vida!
ANOTE SEMPRE OS TELEFONES ÚTEIS
Faça duas listas com telefones úteis. Deixe uma junto de seu passaporte (guardado como a sua vida!) e a outra carregue sempre:
– Consulado Brasileiro mais próximo de você;
– Telefone da polícia, ambulância e bombeiros do país novo;
– Telefone da sua mãe, caso bata uma saudade! 😀
Pronto! Agora é embarcar e aproveitar esta nova etapa da sua vida! Caso você precise de mais infos sobre morar fora do Brasil, me envie uma mensagem! No que eu puder te ajudar, será um prazer!
Leia também:
Como tirar o visto de estudante para os Estados Unidos?
Conheça todos os tipos de visto para morar nos Estados Unidos
Dúvidas sobre o visto de turista para brasileiros ao redor do mundo
[fdp_sc]
Adorei as dicas. Sempre quis morar fora do país. Acabei dando um passeio pela Irlanda durante um mês, mas é aquilo, peguei empréstimo e voltei com uma dívida enorme. rsrs
Mas meu sonho mesmo é viver fora do Brasil. Você falou muito sobre ter paciência e persistência…
Eu até tinha tudo isso, porém agora com 32 eu já não tenho tanta disposição. 🙁
Adorei seu blog! Parabéns por toda sua conquista!
Oiii.ju gostei muito das suas dicas tenho 12 anos e estou preparando uma viajem pra daqui um tempo vou morar sozinha na coreia do Sul não sozinha com mais 3 amigas vc tem alguma dica pra mim?????
minha mãe mora na espanha a 16 anos e é casada com um espanhol , ela possui nacionalidadde e tambem tem meus irmãos que são de la , eu gostaria de ir e levar meus dois filhos pequenos , terei casa e comida garantida, mas meu maior problema e que não sei por onde começar onde devo ir para poder resolver ir em embora , algum conselho
Desde 2014 vivo apaixonada por um francês
Ele vem ao Rio de janeiro algumas vezes
Mas me encontrou casada
Tive um relacionamento trágico no qual meu companheiro faleceu
E soube que o Francês da minha vida teve pelo Rio
Mas não quis me incomodar achando que iria ser incoveniente
Acabou voltando para França e deixou um recado para meu pai
Que nunca iria me esquecer e que me ama muito
Eu queria ir atrás dele pelo menos uma vez na vida
Pois ele sempre veio atrás de mim e só tivemos oportunidade 2 vezes de se ver e conviver um pouco
Ele só fica uma semana toda vez que vem
Eu queria saber como faço
Oque tenho que fazer pra ir pra França
Atrás do meu Amor
Oii tdb? nunca tinha lido seu blog, achei por acaso e gostei muito!
Você tem algum material sobre viagem com crianças? o tipo de documentação exigida, pra morar fora no caso. Nós pensamos em Portugal ou Espanha, pesquisamos que a área de tecnologia/informática é algo bastante procurado, meu esposo trabalha no ramo.
Tenho um enteado, acredito que seria um pouco mais complicado relacionado a documentação, mesmo tendo a guarda dele.
Agradeço pela atenção!
olá, adorei suas dicas, tenho dois filhos (1 e outro de 4 anos) e marido, sei que com família o processo deve ser muito mais complicado, mas tenho pensado muito em morar fora, 5, 10 anos ou, sei lá… qnto tempo for… e venho buscado informações, afinal, a tomar uma decisão dessas não é fácil. será que o processo é muito mais difícil? pelo fato dos filhos?
Oi Ju gostaria muito de saber e quem sabe até ter uma ajudinha pra deixar o Brasil sou sosinha sem filhos…sempre tive desejo de ir embora pra Portugal, tenho uma loja aqui venderia tudo …
Oi Ana Paula!
É um processo longo que recomendo ler muito a respeito. Nem sempre é fácil… Você já se informou mais sobre Portugal?
Olá, e muito difícil conseguir um emprego em Portugal? Para ter um visto permanente no país? E muito difícil?
Oi Bruno, de forma geral é difícil, mas nada é impossível. Com paciência e persistência, dá para encontrar opções.
Parabéns Ju! Suas dicas são incríveis e serviram para abrir a minha mente. Obrigado!
Que bom Warly! Fico muito feliz que tenha ajudado! ;D
tenho um sonho de ir conhecer o mundo ,e principalmente portugal, e se possível conquista_lo mas não sei se possível porque tenho filhos, e eu sei que viaja e difícil imagine com criança .
mas minha vontade mora fora trabalhar e conquista novos horizontes,
vc tem algum conselho pra mim?
Oi Eliane! Meu conselho é: planejamento. É mais difícil com crianças, sim, mas nada é impossível. Eu diria que você precisa traçar metas claras, colocar tudo numa planilha e ser muito disciplinada. Comece pensando nas suas qualidades e como você se posicionaria para conseguir um trabalho em Portugal. Em seguida, busque referências e qualificações. Finalmente, faça o planejamento financeiro para investir no sonho tendo sempre uma reserva para voltar, caso as coisas não funcionem.
Você teria algum contato pessoal ou de alguém que mora no exterior? Pretendia sair do Brasil esse ano porém com todos esses problemas da pandemia acabamos adiando, gostaria de conversar com alguém mais novo, pois meus tios moram a 20 anos em Portugal e quando eles foram pra lá era tudo mais fácil, tirar visto, arranjar emprego…
Oi Ana, se quiser deixar aqui as suas dúvidas, eu posso tentar te ajudar. Abraços!
Mais informações para viajar apenas para distrair um pouco a mente e arrumar um dinheiro extra.
Mais informações para viajar apenas para distrair um pouco a mente e arrumar um dinheiro extra.
Vou anotar e pensar em conteúdos sobre isso, Katiele! Obrigada pelo comentário!
Nada mais nojento do que alguem que não enxerga que vive uma bolha! E tem a cara de pau de falar que sair do país é uma escolha, ‘é só vender o apartamento de 500 mil que o papai deu, parece loucura? Não é, não fica rico porque não quer… Vende tudo que você tem aos 20 anos de idade, em vez de gastar com futilidade tipo barras de ouro, pegue os milhões que você ganhou e ENFIA NO CU DE QUEM TÁ LENDO’
É muito fácil ouvir uma história de sucesso e atribuir a ela algum tipo de privilégio incomparável, algo que possa desacreditá-la, desmerecê-la por algum motivo. É mais fácil viver pensando que os outros tem mais oportunidades, que os outros não precisam trabalhar duro para conquistar os seus sonhos, que os outros não precisam se esforçar. Eu não te conheço e você sem dúvida não faz a menor ideia de quem eu sou. Mas use seu tempo em algo produtivo, em vez de atacar aos outros. E boa sorte.
Eu preciso muito da sua ajuda, se eu não obter uma resposta sua vou perder minha namorada, e eu Há amo, por favor entra em contato cmg
Vou te deixar meu numero
(081) 98583-8267
Gostei muito do seu blog. Eu pretendo ir bora do meu estado. Praticamente vou sair em busca de tudo novas oportunidades pra mim. Mais não sei como conseguir emprego, moradia essas coisas. Pois nunca viajem pra lugar nenhum. Qual fica você me dá?
Blog fantástico quero agradecer-vos muito por nos darem ideias novas e úteis
Obrigada pelo comentário, Lina!