A Itália já foi palco de vários textos aqui no blog de viagens Eu Ando Pelo Mundo e hoje mais uma vez aparece por aqui. Só que dessa vez eu resolvi listar os 10 fatos sobre a Itália que também poderiam ser sobre o Brasil. Afinal a gente tem muita herança da cultura italiana no nosso país, e pensando bem, até que somos muito parecidos… Concorda?

Doces

Italianos têm uma paixão por bons doces que é uma maravilha! A começar pelos gelatos, que não há comparação. Mas daí entra o tiramissú, a granita siciliana, o panetone (é divino!), as tortas, tudo o que vai nutella (invenção italiana!), os produtos ferrero e tanto mais. Eu diria que brigadeiro e beijinho são igualmente adoráveis, além da paçoca, pé-de-moleque, cocada, mousse de maracujá e por aí vai. Empatamos!

A Fila

Não é bem claro o conceito de fila na Itália. E furar fila não é mal visto socialmente. Eles vão se encaixando lado a lado até onde o espaço permitir, ou até que sejam atendidos, sem se preocupar em organizar o primeiro ao último. Vê alguma semelhança no Brasil?

Trânsito

O mesmo conceito da fila se aplica para o trânsito. Atravessar a rua na faixa, com o sinal aberto para pedestres, ao lado do policial, com um carrinho de bebê pode ser uma missão impossível. E se conseguir, corre porque o sinal fecha rapidinho!  Já no Brasil, uma esticadinha de braço ajuda na hora de cruzar a faixa, mas nem invente de desfilar!  É pra ir rápido se não o carro acelera! (Exceção: Brasília! Por favor, repliquem o conceito!) #Vaibrasil

Che beleza!

Os italianos são bonitos. Fato. E tudo o que for ajudar na sua beleza é indispensável. Produtos para cabelo, sprays, gel, espumas de barbear com alguma tecnologia inovadora, cosméticos para pele, manicure, sobrancelhas, camisas de grife, bolsas, sapatos, calças skinny, echarpes são objetos básicos na vida do italiano. Eu ainda vou pedir conselho para algum italiano sobre qual produto usar. Já brasileiro acha tudo isso muito “gay” mas uma arrumadinha não faria mal a ninguém, né meninas?!

Bronzeado

Na Itália, o verão é ansiosamente esperado, e com ele, a cor do verão. Os italianos são obcecados pelo bronzeado, mas algumas pessoas exageram…  Cor de ferrugem sem nenhum sinal de insolação? Existe… Ai bronzeador fator 6. Alguma semelhança com o verão brasuca?! #dacordopecado #usefiltrosolar

9427500.jpg

Café & Cappuccino

Os italianos adoram café. Para eles, um bom café tem que ser muito forte. Eles concentram todo o café possível em um dedo de xícara para tomar tudo num gole só. E o oposto acontece com o cappuccino. Os italianos também adoram cappuccino, mas vão diluir todo o café numa caneca com leite e servir. Já no Brasil, cafézinho, café, cappuccino, moka, frapuccino e todas as derivações italianas são para degustar, de preferência com um bicoitinho de nata ao lado. Só que brasileiro cultiva café! Há! Enquanto na Itália os grãos são importados, no Brasil o café é nacional! Ponto pra nós!

Gesticulando

Os italianos são comunicativos. E 30 segundos de conversa terão mais gestos que palavras pronunciáveis. As mãos são complementárias às palavras e nem sempre eles precisam falar para dizer o que pensam. Basta uma paradinha no meio da rua para ver o teatro a céu aberto. E no Brasil, bom, gesto é que não falta! Aliás, em alguns casos o gesto vem antes da palavra no nosso país! Quem é que nunca parou para ouvir dessa forma?

Simpatia

A simpatia é presente na cultura do italiano, mas ela vem com um pouco de pavio curto ao mesmo tempo. Se por um lado eles irão te tratar muito bem caso você peça alguma informação ou necessite ajuda, por algum motivo simples eles são capazes de dizer todos os palavrões que conhecem caso algo lhes desagrade. Ainda assim, é possível ver um sorriso depois do estresse e ver que está tudo bem, era só um desabafo. No Brasil, sorriso no rosto é marca registrada dos brasileiros. Mas mexe com a gente pra você ver! Ecco! #euficoputo! Empatamos nessa também!

Comida

Os italianos comem bem. E qualquer reunião com italianos vai envolver boa comida, mesmo a mais simples delas. É a festa dos carboidratos! Oh país para comer coisas gostosas! Pasta, pizza, focaccia, panini, prosciuto, formaggio, salami e putz… um tanto mais! E no Brasil, coxinha, pão de queijo, feijoada, torresmo, pamonha, churrasco… Difícil, mas nesse caso a picanha ganha do macarrão! Ponto pro Brasil!

O futebol

Na Itália futebol é adorado. Eles amam futebol e vibram pela seleção, que chamam de Nazionale ou Azurri, pela camisa azul. Eles são tetra campeões. Mas a gente ainda é o único Penta. O que será de 2018?!

Imagen

Imagen