É galera, o mundo tá cada vez menor, a brasileirada tá viajando como nunca e cada vez mais mulheres resolvem por seus jeans na mochila e embarcar num avião para algum lugar do mundo. Algumas vão curtir merecidas férias, enquanto outras desafiam a zona de conforto para viver 6 meses, um ano, dois, e até mais tempo fora do país para estudar, trabalhar, fazer um intercâmbio, whatever.

Seja qual o motivo, há momentos em que toda, toda a brasileira que mora fora do país já viveu – alguns são bem hilários. Então resolvi contar aqui quais são as 10 coisas que toda brasileira na gringa tem que aguentar!

1. Ser a própria manicure

“O quê?!? 50 euros só o pé????”

Pode arrancar bife, pode errar a pintura, pode lixar uma unha de cada jeito. Na gringa, isso não importa. Toda brasileira fora do país aprende a se virar com as próprias unhas. E quando escapa pro Brasil, a primeira grande providência a tomar é achar aquela manicure brother que vai passar horas consertando a coisa.

2. Também ser a própria depiladora

“Meu deus, da onde tiraram essa de depilação à brasileira?!”

Se a mocinha não é daquelas abençoadas com poucos pêlos no corpo ou se não rolou uma depilação à laser na vida, a brasileira fora vai ter que passar pela tortura da auto-depilação… ou aderir ao sistema “Gillete, my best friend forever!”

 3. Caipirinha Tester

“WTF! You call this caipirinha?!?”

Toda brasileira que vive fora já teve que provar a pior caipirinha da sua vida, feita com cachaças a la  “capixabinha do berimbau” ou similares, encomendada diretamente de algum lugar de procedência duvidosa.

4. Professora de samba

“Primeiro um pé, gira, volta, o outro pé”

Também ensinam samba. Pode ser que nunca tenha conseguido sambar na vida, mas quando o pagode rola fora do brasil, toda a brasileira já pagou um micão básico tentando dar aulinhas pros gringos.

5. Aprende uma faxina bem feita!

“Ninguém usa rodo nessa terra, não?!”

Pode ser quem for, toda a brasileira vai aprender a fazer aquela faxina-bem-feita-oh-meu-deus-que-maravilha quando mora fora do pais. Ter a coragem de gastar 200 reais por cada hora de faxina meia boca é pra poucos.

 6. Vai ter umas vontades…

“Amiga, pode trazer umas encomendas?”

Vai chegar o dia em bate uma vontade louca de comer paçoquinha. E pão de queijo. Coxinha. Pamonha. Feijoada. Mousse de maracujá. Pudim de leite. Sonho de valsa. Bis. Chokito. E toda a caixa de especialidades Nestlé.

7. Ah o frio!!!

“Nem vou comentar essa parte…”

Eis então que a brasileira vai pra gringa achando que o frio é tipo aquele julho no Rio Grande do Sul. Até que o pé congela, o nariz congela, os dedos das mãos congelam e a brasileira começa a xingar escandalosamente o maldito frio do hemisfério norte. Em novembro.

8. Música brasileira de primeira

” A saudade bateeeeu foi que nem maréeeee”

Bate aquela nostalgia e de repente a brasileira que mora fora se vê cantando jorge vercilo e djavan numa roda de violão e pensa que nessa vida tudo, realmente tudo é possível.

9. Abstinência de brigadeiro

“-where can I find condensed milk?” -Oh, we don’t have it. -NOOOOOOO??

Vai ter um momento na vida da brasileira fora do país que ela vai sofrer uma incontrolável crise de abstinência por brigadeiros. E começará uma caça desesperada ao leite condensado. Já vi até receita pra criar o próprio leite condensado – freud explica.  Porque é que o leite moça nunca é igual no resto do mundo?!

10. O significado da palavra saudade.

Saudade is a word in portuguese, and it means…

Toda a brasileira na gringa vai sentir aquela melancolia quando é festa de natal, ano novo, aniversários, carnaval, casamentos, nascimentos e tantas outras coisas que se perde estando fora do país. Saudade vira um machucado permanente que nunca se cura e talvez sejaa palavra mais usada no nosso dicionário.
Ah, saudade…<3