É galera, o mundo tá cada vez menor, a brasileirada tá viajando como nunca e cada vez mais mulheres resolvem por seus jeans na mochila e embarcar num avião para algum lugar do mundo. Algumas vão curtir merecidas férias, enquanto outras desafiam a zona de conforto para viver 6 meses, um ano, dois, e até mais tempo fora do país para estudar, trabalhar, fazer um intercâmbio, whatever.
Seja qual o motivo, há momentos em que toda, toda a brasileira que mora fora do país já viveu – alguns são bem hilários. Então resolvi contar aqui quais são as 10 coisas que toda brasileira na gringa tem que aguentar!
1. Ser a própria manicure
“O quê?!? 50 euros só o pé????”
Pode arrancar bife, pode errar a pintura, pode lixar uma unha de cada jeito. Na gringa, isso não importa. Toda brasileira fora do país aprende a se virar com as próprias unhas. E quando escapa pro Brasil, a primeira grande providência a tomar é achar aquela manicure brother que vai passar horas consertando a coisa.
2. Também ser a própria depiladora
“Meu deus, da onde tiraram essa de depilação à brasileira?!”
Se a mocinha não é daquelas abençoadas com poucos pêlos no corpo ou se não rolou uma depilação à laser na vida, a brasileira fora vai ter que passar pela tortura da auto-depilação… ou aderir ao sistema “Gillete, my best friend forever!”
3. Caipirinha Tester
“WTF! You call this caipirinha?!?”
Toda brasileira que vive fora já teve que provar a pior caipirinha da sua vida, feita com cachaças a la “capixabinha do berimbau” ou similares, encomendada diretamente de algum lugar de procedência duvidosa.
4. Professora de samba
“Primeiro um pé, gira, volta, o outro pé”
Também ensinam samba. Pode ser que nunca tenha conseguido sambar na vida, mas quando o pagode rola fora do brasil, toda a brasileira já pagou um micão básico tentando dar aulinhas pros gringos.
5. Aprende uma faxina bem feita!
“Ninguém usa rodo nessa terra, não?!”
Pode ser quem for, toda a brasileira vai aprender a fazer aquela faxina-bem-feita-oh-meu-deus-que-maravilha quando mora fora do pais. Ter a coragem de gastar 200 reais por cada hora de faxina meia boca é pra poucos.
6. Vai ter umas vontades…
“Amiga, pode trazer umas encomendas?”
Vai chegar o dia em bate uma vontade louca de comer paçoquinha. E pão de queijo. Coxinha. Pamonha. Feijoada. Mousse de maracujá. Pudim de leite. Sonho de valsa. Bis. Chokito. E toda a caixa de especialidades Nestlé.
7. Ah o frio!!!
“Nem vou comentar essa parte…”
Eis então que a brasileira vai pra gringa achando que o frio é tipo aquele julho no Rio Grande do Sul. Até que o pé congela, o nariz congela, os dedos das mãos congelam e a brasileira começa a xingar escandalosamente o maldito frio do hemisfério norte. Em novembro.
8. Música brasileira de primeira
” A saudade bateeeeu foi que nem maréeeee”
Bate aquela nostalgia e de repente a brasileira que mora fora se vê cantando jorge vercilo e djavan numa roda de violão e pensa que nessa vida tudo, realmente tudo é possível.
9. Abstinência de brigadeiro
“-where can I find condensed milk?” -Oh, we don’t have it. -NOOOOOOO??
Vai ter um momento na vida da brasileira fora do país que ela vai sofrer uma incontrolável crise de abstinência por brigadeiros. E começará uma caça desesperada ao leite condensado. Já vi até receita pra criar o próprio leite condensado – freud explica. Porque é que o leite moça nunca é igual no resto do mundo?!
10. O significado da palavra saudade.
Saudade is a word in portuguese, and it means…
Toda a brasileira na gringa vai sentir aquela melancolia quando é festa de natal, ano novo, aniversários, carnaval, casamentos, nascimentos e tantas outras coisas que se perde estando fora do país. Saudade vira um machucado permanente que nunca se cura e talvez sejaa palavra mais usada no nosso dicionário.
Ah, saudade…<3
Ah! E lavar banheiro sem ralo. Jogar água? Não dá, só paninho para limpar o chão. Banhos diários??? , Difícil , mais de um por dia é um verdadeiro crime.
parabens pelo artigo, me ajudou muito
Kkk!!! Ri alto aqui! passei uns meses na Turquia e sofri exatamente tudo isso! Leite condensado e até fio dental impossível de achar!
Hahahaha Chirley, a coisa é tensa!!! Eu ainda sofro com o frio ou calor extremos!!! :O 😀
Na Irlanda tem leite condensado no supermercado e bem barato. Tem ate doce de leite, mas o nome aqui e caramel. Tem mercado brasileiro ambuante . E uma van que passa a cada 15 dias na costa oeste onde moro e tem ate freezer com carnes e geladeira com massa de pastel, etc. Feijao vende em lojas deprodutos asiaticos/oriente medio.
Em Dublin tem muta loja brazuca, muita brasileira fazendo depilacao, progressva, mao, pe, etc e ta cheio de mercadinho e tem pelo menos uns 7 restaurantes de comida Brasilera 🙂
Tem leite condenado no mundo inteiro, esse papo de não ter leite condenado é que que só sai do Brasil para turistas, em qualquer mercado acha leite condenado, eles só não fazem é brigadeiro.
É verdade Marcelino! Porém, nem sempre é fácil de encontrar no supermercado. Eu custei a achar leite condensado em lata na Itália, só achava aqueles de tubinho. Acho que outro fato interessante é que em outros países, o leite condensado pode estar em outra seção, como por exemplo, na parte de bolos e farinhas, ou na parte de geléias e Nutella, que foi o que eu já encontrei na Suíça e nos Estados Unidos. Mas procurando bem, dá pra encontrar sim!
E o feijão???ninguém fala dele??haha ai meu deus,minha moqueca…meu acarajé!! Uyyy!! Sem contar os gringos tarados que parecem nunca ter visto mulher na vida,mesmo estando com roupa “de freira” afff..cheguei aqui achando os brazucas uns santos! Kkkkk perfeito artigo!
tudo tãoo verdade! hoje mesmo eu tava nessa vibe de música brasileira, ouvindo Elis e pensando como ela é foda! adorei o blog!
Amei o texto imagino o desejo das guloseimas brasileiras!! Sou cheia de vontades!!pra mim seria mesmo forca de vontade e adaptacao!!como vc falou!! Reinventar fazendo nossas proprias coisas driblando as vontades e saudades!!
Eu passei por vários disso.. Me fez sentir falta do meu intercâmbio… Mas o leite condensado eu sempre achei… Na Alemanha e na Espanha tem o leite moça até com o mesmo desenho. E o pão de queijo eu acho sempre nos chinos existentes que salva o nosso mundo…
Moro em Portugal e passei por algumas…. Leite condensado tem, mas falta o creme de leite, que os tugas sempre acham que é nata ou leite creme, e não é!!!! Pedicure e manicure até que não é tão caro aqui, mas elas fazem pior do que eu em casa, e olha que nem sou tão bem coordenada assim!!!! Depilação consegui depois de sofrer um bocadinho, quando fui em uma que me ‘quebrou’ os meus pêlos e fez uma depilação de m.., cheia de falhas. Mas, achei uma depiladora brasileira depois, minha sorte!!! Coxinha saudades forever, pq todas aqui são ruins!
O mais caro q eu faco é pe e mao com shelak ao inves de esmalte, e nunca paguei esse preco.
mas ja bebi caipirinha q tinha de tudo.
Me identifiquei totalmente com o post e ainda acrescento que como boa nordestina senti falta de cuzcuz de milho e de arroz. Ainda bem que voltei antes das festas juninas pq eu adoro comidas tipicas. Eu passei 2 meses na Argentina e comi muita coisa boa mas pra mim a comidinha brasileira não tem comparação.
Concordo Raquel!Esse podre não sabe de nada!Eu estou a 13 anos longo da terrinha e claro gosto de tudo isso que podre do Eduardo comentou mas também sinto muita saudade dessas guloseimas do Brasil!Acho muito pobre de espírito e não só cultural também valorizar coisas de outro pais e desvalorizar outras do seu próprio país! Deixa ele ser preso (ou passar situacoes complicadissimas)fora do Brasil e vamos ver para qual pais lá fora ele vai pedir ajuda!Para ser ridículo Eduardo!
ameeiii a resposta Rachel. .. parabenns!! :))
Bem podre… Quem vai querer caipirinha, paçoca, coxinha ou brigadeiro quando se tem chocolate suíço, empanadas, brioches, panquecas, croissants? Minha mulher perfeita não precisa de salão, não faz faxina, toma vinho francês ou cerveja belga, fica linda e elegante em roupas de frio que ela ama! Post que reduz todas as mulheres ao mesmo estereótipo de gulosa, que só toma caipirinha e é feita de empregada em qualquer parte do mundo!
Q bênção tua mulher não precisar de salão! O q é, ela nasceu sem pêlos, o cabelo nunca cresce e as unhas se alto arranjam? Ou ela faz tudo em casa, q é o q a publicação sugere, ou ela anda toda desgrenhada…
Qm q limpa a casa? Mesmo q a seco! Se não é tua esposa, ou é o senhor ou uma outra pessoa, não é? Mas aqui se falou qd não podemos pagar e aí acabamos aprendendo ou reutilizando aquilo q sabemos!
Sente falta de paçoquinha, brigadeiro, caipirinha QUEM GOSTA! Alguém aqui falou generalizadamente?
Podre, meu senhor, foi o seu comentário…
Falou tudo! Não sei o que é pior nesse comentário ridículo: o preconceito, a grosseria ou a incapacidade de interpretar texto!!! Não gosta não curte!!!
Vc é irmão do Ed Mota né??? Kkkk nem vou falar o resto do q pensei….kkkkkk
Adorei. Moro numa região onde é difícil encontrar latinos ou sul americanos 🙂
Sinto falta é de creme de leite e de guaraná!
Nao entendi pq abstinencia de BRIGADEIRO…se existe leite condensando em qualquer lugar da Europa e chocolate em pó também
Adorei passei por tudo, na Alemanha vive quatro meses congelei aqui na Inglaterra aonde vivo ta sol frio e chuva vento mesmo instante
Bem isso! Pelo menos leite condensado aqui em terras germânicas se acha fácil… o resto é exatamente assim!rs
Muito divertido e realista o seu artigo. Parabéns!
Outra q ouço bastante: nossa, vc é brasileira? Mas tem olho azul e magra (eles querem dizer desbundada)
fatooooo! 😀
Vivo nos USA há 32 anos e a gente se adapta (marido, filhos, neta) são gringos
Saudade! Citaste muito bem! Palavra essa que não se encontra no dicionario aqui mas usamos ela diariamente
Admito que a abstinência de brigadeiro foi a primeira que veio! hehehe
Essa é forte, aliás to sofrendo dela agora mesmo!
…e vai querer fazer a próprio Arraiá quando chegar Junho, com certeza!
Hahahaha é versade Thainá! Com direito a pamonha e quentão caseiro! Hummmm
Hahahaha é isso mesmo, Marcia! O melhor é que ninguém sabe dizer se o que dançamos é samba ou qualquer outra – é só mexer as cadeiras que a gente engana! 😉
muito legal , passei por várias destas situações , a pior de todas foi sambar, mas terra de cego quem tem um olho é Rei, lá fui eu fingindo que sabia!!kkkk
Verdade absoluta , morei doze anos na Espanha e passei por tudo isto , mas o pior msm foi a manicure caro e ruim.Agora estou nos Estados unidos aqui em New Jersey, parece Brasil se encontra de tudo e um bradileiro em cada esquina..rsrsrs