Recentemente fui conhecer a sede da FIFA, que fica em Zurique, num edifício luxuoso no topo da montanha Zurichberg. A vista é incrível, porém, mais incrível ainda é o prédio que foi projetado pela arquiteta suíça Tilla Theus. Se você está em Zurique e quer conhecer a sede da FIFA, saiba que é possível visitar o jardim, a entrada principal e a galeria. Para um tour mais extenso, você terá que entrar em contato diretamente com a administração para solicitar uma visita para o seu grupo, ok? Ainda assim, vale a pena, principalmente para quem curte arquitetura e claro, futebol.
O prédio é um espetáculo, ultramoderno e cheio de inovações tecnológicas que impressiona a qualquer pessoa. Para começar, o amplo hall de entrada já dá uma ideia de como é a estrutura da sede da FIFA, com suas paredes de granito e lapis lazuli.
Vários espelhos d’água refletem a luz, promovendo um ambiente sofisticado e sustentável ao mesmo tempo. Agora, o mais interessante é que boa parte da estrutura da sede da FIFA está localizada no subsolo. Devido às restrições ambientais impostas pela cidade, não era permitido construir um edifício com mais de 2 andares na região. A solução? Construir para baixo. A maior parte das salas de conferências, imprensa, logística e escritórios administrativos estão localizadas nos pisos inferiores da sede da FIFA, que vão do zero ao quinto andar no subsolo.
Agora vamos aos dados! A FIFA (Fédération Internationale de Football Association) todo mundo conhece, o que pouca gente sabe é que, além da Copa do Mundo, a FIFA organiza muitos outros eventos ao redor do futebol. São 28 torneios mundiais que acontecem ao redor do mundo, como por exemplo as copas regionais, as sub-20, as femininas e até a copa interativa de futebol. Todos estes outros torneios são patrocinados pela copa do mundo, que é o único evento lucrativo para a organização, segundo o funcionário que nos apresentou a sede da FIFA.
Ao total, quase 1000 funcionários trabalham para a FIFA, dos quais 42% são mulheres – dado que me surpreendeu bastante, considerando que o futebol masculino é dominante para a FIFA. Inúmeros projetos relacionados ao futebol são liderados pela organização, que se propõe a investir na parte social e educacional do esporte. Me surpreendeu saber que vários projetos de desenvolvimento humanitário se concentram no escopo de missão da FIFA, que ultimamente é mais famosa por alguns escândalos que sucederam ao redor dos eventos mais importantes dos últimos anos.
Fato é que os escândalos vendem mais do que os logros sociais. Foi bom ter visitado a FIFA depois das notícias envolvendo Sepp Blatter e alguns outros nomes que nem vale a pena citar, afinal, perguntas aparecem e a gente fez questão de discutir estes assuntos com o nosso guia. Ele explicou que desde os escândalos de 2015, muita coisa mudou dentro da FIFA e que isso restringe as práticas de corrupção dentro da esfera política da organização. Por exemplo, a partir de 2026 o processo de escolha do país-sede muda, conforme as novas regras sugeridas pela instituição. Esta será a primeira copa com 48 seleções, em vez de 32.
Para quem se interessa por futebol, ir à FIFA pode ser uma atividade interessante, principalmente porque você vai conhecer mais sobre as regras que vão além daqueles 90 minutos em campo. Futebol é bem mais do que os jogos, mesmo que eles sejam sempre a nossa grande paixão.
Informações sobre a sede da FIFA
Endereço: FIFA-Strasse, 20 (Tram 6, última parada: Zoo)
Olá, adorei o post, gostaria de saber como comprar ingresso para visitar a SEDE FIFA. Obrigado
Oi Andrea! A sede da Fifa não vende ingresso, mas você pode ir até lá sozinha e visitar os espaços de livre acesso, caso não haja nenhum evento acontecendo no espaço. Eu se fosse você entraria em contato com eles perguntando se você pode conhecer a sede com algum funcionário, diga que você está de passagem por Zurique e se interessa em visitar a FIFA. Talvez eles consigam disponibilizar alguém para te atender. 🙂
Ah, que legal!
Não fazia idéia de que a FIFA contava com tantas colaboradoras, imaginava que fosse praticamente só homens, adorei!
Oi Aline! Pois é, eu também adorei saber disso, principalmente porque a gente pensa em futebol e logo lembra dos jogos masculinos, e toda a equipe técnica que normalmente só tem homem! Bom dado pra gente começar a bisbihotar mais o futebol feminino, né?? 😀 Beijos!
Adorei o post! Fiquei com vontade de conhecer. Amo visitar “bastidores”, seja do que for, ahaha.
Oi Camila!! Pois é, eu também adoro este mundo off tour hahaha! Uma visita que faz a viagem parecer o mais original possível!! 😀 Obrigada pelo comentário! Beijos!
Deve ser um ótimo passeio pra quem gosta de futebol como eu. Muito interessante saber que a Copa do Mundo gera uma receita capaz de patrocinar outros eventos da Fifa. Esse passeio é gratuito?
Obrigada pela dica!
Oi Paula!! Olha, eu não paguei nada, porém, como esta não é uma atração turística, você precisa ligar lá com antecedência e solicitar a visita, dizendo que é fã de futebol e tal! De repente eles quebram o galho e te levam para conhecer a casa da FIFA por dentro, com certeza é uma visita que merece a atenção! Beijos!
Adorei.. eu quero conhecer e quero ganhar o kit!!!
Oie!!! Poxa ainda não foi dessa vez… 🙁 Mas fica de olho que de vez em quando rola umas promoções aqui e quem sabe você ganha??? 😀
Até o Fuleco marcou presença, que legal!
Agora para os nomes que não vale citar: cartão vermelho pra eles!!
HAhahaha o Fuleco tava todo lindinho lá esperando me conhecer!!! ;D
Obrigada pelo comentário, casal!! Essa visita na FIFA é parada obrigatória para vocês quando vierem por aqui hein??? 😉
Beijos!
Oi, Jú!
Que interessante o prédio “crescer” para baixo, né? Aquela mesa com campo de futebol no centro ficou super legal!
Adorei saber que 42% dos funcionários são mulheres. Girl power!!!
O que eu não fazia a menor ideia é que a Copa do Mundo é o único evento que fornece lucro para a Fifa, eu achava que ela lucrava com todos os eventos que organizava.
Gostei bastante de conhecer e saber um pouco mais da sede da Fifa, realmente, fica a vontade de visitá-la.
Um beijo, Jú!
Oi Kar!! Muito legal sim este prédio ser quase todo no subsolo, e o mais legal é que mesmo assim, os andares não perderam a luz natural. Fizeram um “vão” e algumas colunas para que o sol ilumine da forma mais proveitosa possível o subsolo! Quanto à Copa do Mundo, sim, ela é o único evento lucrativo para a FIFA, e com o dinheiro, eles investem nos outros eventos! Interessante né! 😀 Obrigada pelo comentário e volte sempre por aqui rsrs!
Adoooreiiii… não conheço a parte alemã da Suíça, mas na próxima oportunidade com certeza vou conhecer e, quem sabe, consigo passar na Fifa. Adoro futebol e meu marido (suíço) também, então acho que será um passeio bem interessante. Obrigada pelas dicas, adoro seguir seu blog, snap, insta e tudo mais 😉
Oiiiii Você ganhou o kit! Uhul! Já vai esquentando pra quando você vier conhecer a FIFA! 😀 Obrigada pelas palavras, fico contente que você goste do blog e todo o resto hahaha muito amor!!! 😀 Me manda seu endereço no [email protected]
Beijos!
28 torneios, e eu achando que a FIFA só organizava a copa do mundo e algumas regras gerais em torneios a nível mundial, que interessante, parada obrigatória se um dia for a suíça.
Pois é Flávio, eu também achava que era só a Copa do Mundo e deu… Mas a verdade é que tem muita coisa interessante – inclusive a copa do mundo interativa, que basicamente é uma copa de video game!!! Genial, né? Obrigada pelo comentário! 😀