O Vasa Museet de Estocolmo é um dos museus mais espetaculares que eu já vi na vida! Sem brincadeira! Se você não curte museus, esse é o tipo de museu que irá mudar os seus conceitos! Isso porque o Vasa Museet conta a história de um navio que foi construído no século 17, mas de quebra, conta um pedaço da história da Suécia junto. E também mostra muita arte, esculturas e cultura desta época. E pode tirar fotos! OMG! Conheça todos os detalhes do Vasa Museet de Estocolmo e garanta o seu ingresso!

Vasa Museet

O Vasa Museet

Bom, para resumir, o Vasa Museet é o museu onde está o Navio Vasa, que foi construído entre 1625 e 1628. O navio em si era uma maravilha, e para a época, era uma das obras mais espetaculares que o mundo já tinha visto. Foi construído a comando do Rei Gustavus II Adolphus, que queria mostrar ao mundo a grandeza e magnitude da Suécia e intimidar os seus inimigos. O navio então foi construído para abrigar 64 canhões de guerra, 300 soldados e 145 marinheiros. Eram 5 decks que mediam 69 metros e se distribuiam em quase 20 metros de altura. E inúmeras esculturas e peças decorativas adornavam o magnífico navio.

vasa_museet10

O curioso deste navio é que, quando ele foi lançado para navegar no mar báltico, ele afundou! O que?! É, o navio afundou em 20 minutos!!! O que para a realeza deveria ser o maior orgulho náutico do país, foi na verdade um grande fiasco… Só que a história é algo fantástico, né não? Depois de passar mais de 300 anos naufragado perto de Estocolmo, um rapaz bem curioso  (que se chamava Andrés Franzén) resolveu procurar o navio e em 1956 ele encontrou o Vasa quase intacto no mar báltico!

Mais interessante ainda é que ele conseguiu lançar uma campanha chamada “Save the Vasa” e em 1959, começou uma empreitada ainda mais fantástica para tirar o navio do mar! Dá pra imaginar como faz para puxar do fundo do mar 1.210 toneladas de madeira?! Pois os suecos imaginaram e conseguiram puxar o barco lá do fundo sem causar nenhum arranhão ao navio, e nem aos homens envolvidos nessa tarefa! IMPRESSIONANTE!

Bom, no museu você vai saber desta e de tantas outras histórias da época em que o navio foi construído e da época em que o navio foi retirado do mar! É fascinante entender os detalhes do navio, os trabalhos dos artistas e dos engenheiros da época, e os arqueologistas e historiadores de anos mais tarde! Fora isso, você vai ter a chance de tirar algumas fotos espetaculares deste navio, que você precisa visitar durante a sua visita por Estocolmo!

Vasa Museet

Informações Importantes sobre o Vasa Museet

Bom, o Vasa Museet fica localizado na ilha dos museus de Estocolmo, Djurgården. É uma das ilhas mais legais de Estocolmo porque além do Vasa, em Djurgården também está o museu do Abba, o Nordiska Museet, e claro, o Skansen, o museu vivo e aberto de Estocolmo.

O Vasa Museet fica aberto diariamente, mas os horários mudam conforme a época do ano:

  • 1 Junho – 31 Agosto: Diariamente das 8h30 às 18h
  • 1 Setembro – 31 Maio: Diariamente das 10h às 17h (às quartas-feiras fica aberto das 10h às 20h)

O museu fecha nos dias 1 de janeiro e de 23 a 25 de dezembro. A entrada para o Vasa Museet custa 130 Coroas Suecas (SEK) para adultos, estudantes pagam 100SEK. E você pode ver mais informações no site oficial do museu Vasa.

Há visitas guiadas em inglês a cada 30 minutos, última visita às 16h30. Tem também tours em espanhol, às 11h30 e às 13h30, ambos os tours já estão inclusos no valor do bilhete, o que vale muito a pena.

É também possível fazer a visita com um áudio guia em espanhol e você pode baixar os mp3 no seu próprio telefone ou ipad por exemplo, tudo isso for free, grátis, 0800 meu povo! Para baixar os áudios, clique aqui.

Vasa Museet

Foto: Åke Eson Lindman, Vasa Museet

Para quem tiver afim de conhecer o Museu do Vasa e o charmoso centro histórico de Estocolmo, tem um tour bem legal que passa pelos dois, aqui neste link tem mais informações.

Vasa Museet

Gostaria de deixar um agradecimento especial à equipe do Vasa Museet que nos recebeu para esta visita e nos contemplou com um guia super completo sobre o Museu. Algumas das fotos aqui publicadas são de propiedade do Vasa Museet e dos fotógrafos acreditados! O blog visitou o Vasa Museet a convite da assessoria de imprensa do museu.

Links úteis para a sua viagem em Estocolmo

Se você está montando a sua rota em Estocolmo, acho que vai gostar destes links! O post sobre o que fazer em Estocolmo tem várias dicas completinhas para que você aproveite tudo durante a sua viagem pela cidade, tudo bem resumido pra facilitar a sua vida. Você também pode gostar dos seguintes posts sobre os museus que a gente visitou durante a nossa viagem:

Também comemos em um restaurante super legal, o Restaurante Aifur e visitamos esta tradicional loja de doces suecos! Acho que você vai curtir ambos os passeios! Para ler todos os posts da Suécia, clique aqui.

Bom, você provavelmente vai querer comprar um chip de internet 3G na Suécia, certo? Então dá uma olhada neste post com a nossa experiência. E se quiser saber como chegar do Aeroporto até o centro de Estocolmo usando o transporte público, clique aqui. Ah, aqui neste post damos as dicas de onde ficar em Estocolmo. E aqui tem o link com vários hotéis legais para se hospedar em Estocolmo.

Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa legal, como por exemplo este cruzeiro com brunch saindo de Estocolmo ou a entrada no museu Skansen ao ar livre. Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular sem precisar imprimir.

E recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.