O Museu do Prêmio Nobel é uma atração bem bacana para se conhecer em Estocolmo, nós fomos e não nos arrependemos. A real é que este é um museu bem simples, mas muito inspirador. É bom para quem tem aquela curiosidade inata de viajante e quer conhecer tudo o que uma cultura nova tem que nos possa inspirar durante a viagem. Durante a visita no Museu do Prêmio Nobel nós pudemos conhecer a história de Alfred Nobel, quem começou a fundação para premiar as mentes mais brilhantes do mundo. E também tivemos a oportunidade de entender mais sobre a vida dele e sobre as curiosidades do prêmio Nobel, uma das honras mais altas para cientistas e escritores de todo o mundo.

Museu do Prêmio Nobel

O Museu do Prêmio Nobel

Quando nós fomos ao Museu do Prêmio Nobel, estava para começar uma visita guiada em inglês, que ocorre diariamente e já está inclusa no preço do ingresso. Recomendo que você faça essa visita, é um passeio curto mas com várias informações interessantes que os guias nos passam e que nos fazem entender ainda mais a magnitude do prêmio e as curiosidades sobre como escolhem cada nomeado. Ela nos contou, por exemplo, que as nomeações ao Prêmio Nobel são secretas e só podem ser reveladas depois de 50 anos do recebimento das mesmas! E que já aconteceu, por exemplo, de abrirem as nomeações secretas ao Prêmio Nobel da Paz e encontrarem – cuidado – depois de 50 anos, a nomeação de ninguém menos que Adolf Hitler! Mas ela também contou como funciona a eleição dos premiados de cada ano para cada categoria do Prêmio Nobel: Física, Química, Medicina, Literatura, Paz e Economia.

Museu do Prêmio Nobel

Também descobrimos que anualmente o Prêmio Nobel de Física, Química, Medicina, Literatura e Economia são entregues em Estocolmo, sempre no dia 10 de dezembro, data de morte do criador do Prêmio. E que estudantes da Universidade de Estocolmo são convidados a participar da cerimônia, imagina que honra! E no dia da nossa visita, havia um concerto de música bem na frente do Museu! 😀

Museu do Prêmio Nobel

Não vou contar mais informações sobre o Prêmio, deixo que vocês descubram o museu por si mesmos e aprendam lá no museu todas as curiosidades sobre este Prêmio e sobre a vida do Alfred Nobel!

Informações Importantes sobre o Museu do Prêmio Nobel

O Museu do Prêmio Nobel fica na praça mais importante do centro histórico, a Stortorget. Para chegar lá, desça na estação Gamla Stan e caminhe cerca de 5 minutos.

As visitas guiadas em inglês acontecem diariamente às 10h15, 11h15, 13h15, 15h15, 16h15 e 18h15, no período da alta temporada. Na baixa (frio) é sempre às 11h15, 13h15 e 15h15.

O museu está aberto das 9h às 20h, entre o período de junho a agosto, e das 11h às 20h, nos demais meses do ano. mas teve um dia que eu estava por lá e só abriu para o público às 11h, então programe a sua visita pelo período da tarde. O ingresso custa 100 Coroas Suecas (SEK) mas às terças-feiras, das 17h às 20h a entrada é grátis! Ah, se você estiver com o Stockholm Pass a entrada é grátis também. Mais informações, acesse o site oficial do Museu do Prêmio Nobel.

Museu do Prêmio Nobel
Museu do Prêmio Nobel
Museu do Prêmio Nobel