O Museu Fotografiska é o museu de fotografia de Estocolmo, que abriu ao público em 2010, em uma casa do começo do século 20. É um lugar dedicado exclusivamente à fotografia contemporânea e possui várias salas para exibição das últimas mostras de fotografia dos nossos tempos. É sem dúvida um lugar interessante para visitar em Estocolmo, principalmente se você for mais chegado em arte e em imagem.

Museu Fotografiska

Exposições Museu Fotografiska

Quando estivemos por lá, em maio de 2016, o museu estava com 3 exposições de fotografia interessantíssmas! A primeira e mais importante era do fotógrafo Nick Brandt, que fez uma série chamada Inherit the Dust, que mostrava o contraste entre a natureza do leste africano e as condições precárias de vida nos centros urbanos das regiões fotografadas. Foi um soco no estômago, fotos realmente chocantes e que provocam uma reflexão profunda na gente. Recomendo! Outra exposição foi a da Bettina Rheims chamada I´ll be your Mirror. Confesso que achei esta parte meio agressiva para os meus olhos, mas mostra um pouco da evolução da fotógrafa, famosa pelos retratos de modelos femininos e corpos nus. Segundo ela mesma “sou fotógrafa da carne”, o que pode ser bonito e espantoso ao mesmo tempo. Finalmente, a última exposição foi a que eu mais gostei, “an exhibition about the right to exist”, que retrata 21 modelos com síndrome de down em diferentes poses, cenários e figurinos, provando que todos temos o direito de existir e sermos lembrados. Fotos lindas, pessoas lindas e artistas maravilhosos, chorei horrores quando assisti ao Making Of da série. Muito emocionante.

Museu Fotografiska

Museu Fotografiska

Informações Importantes Museu Fotografiska

O Museu Fotografiska fica na ilha de Sodermalm, na rua . Para chegar lá, você pode chegar na estação Slussen e caminhar cerca de 10 minutos pela orla.

O Museu Fotografiska de Estocolmo funciona de domingo à quarta, das 9h às 23h e de terça a sábado, das 9h às 13h. Ele fecha no solstício de verão sueco (ou dia de São João) e no natal. Os ingressos custam 120 coroas suecas (SEK) para adultos, 90 SEK para estudantes e idosos e para crianças de até 12 anos, a entrada é grátis.

Museu Fotografiska
Museu Fotografiska