O Museu Fotografiska é o museu de fotografia de Estocolmo, que abriu ao público em 2010, em uma casa do começo do século 20. É um lugar dedicado exclusivamente à fotografia contemporânea e possui várias salas para exibição das últimas mostras de fotografia dos nossos tempos. É sem dúvida um lugar interessante para visitar em Estocolmo, principalmente se você for mais chegado em arte e em imagem.

Museu Fotografiska

Exposições Museu Fotografiska

Quando estivemos por lá, em maio de 2016, o museu estava com 3 exposições de fotografia interessantíssmas! A primeira e mais importante era do fotógrafo Nick Brandt, que fez uma série chamada Inherit the Dust, que mostrava o contraste entre a natureza do leste africano e as condições precárias de vida nos centros urbanos das regiões fotografadas. Foi um soco no estômago, fotos realmente chocantes e que provocam uma reflexão profunda na gente. Recomendo! Outra exposição foi a da Bettina Rheims chamada I´ll be your Mirror. Confesso que achei esta parte meio agressiva para os meus olhos, mas mostra um pouco da evolução da fotógrafa, famosa pelos retratos de modelos femininos e corpos nus. Segundo ela mesma “sou fotógrafa da carne”, o que pode ser bonito e espantoso ao mesmo tempo. Finalmente, a última exposição foi a que eu mais gostei, “an exhibition about the right to exist”, que retrata 21 modelos com síndrome de down em diferentes poses, cenários e figurinos, provando que todos temos o direito de existir e sermos lembrados. Fotos lindas, pessoas lindas e artistas maravilhosos, chorei horrores quando assisti ao Making Of da série. Muito emocionante.

Museu Fotografiska

Museu Fotografiska

Informações Importantes Museu Fotografiska

O Museu Fotografiska fica na ilha de Sodermalm, na rua . Para chegar lá, você pode chegar na estação Slussen e caminhar cerca de 10 minutos pela orla.

O Museu Fotografiska de Estocolmo funciona de domingo à quarta, das 9h às 23h e de terça a sábado, das 9h às 13h. Ele fecha no solstício de verão sueco (ou dia de São João) e no natal. Os ingressos custam 120 coroas suecas (SEK) para adultos, 90 SEK para estudantes e idosos e para crianças de até 12 anos, a entrada é grátis.

Museu Fotografiska

Museu Fotografiska

Links úteis para a sua viagem em Estocolmo

Se você está montando a sua rota em Estocolmo, acho que vai gostar destes links! O post sobre o que fazer em Estocolmo tem várias dicas completinhas para que você aproveite tudo durante a sua viagem pela cidade, tudo bem resumido pra facilitar a sua vida. Você também pode gostar dos seguintes posts sobre os museus que a gente visitou durante a nossa viagem:

Também comemos em um restaurante super legal, o Restaurante Aifur e visitamos esta tradicional loja de doces suecos! Acho que você vai curtir ambos os passeios! Para ler todos os posts da Suécia, clique aqui.

Bom, você provavelmente vai querer comprar um chip de internet 3G na Suécia, certo? Então dá uma olhada neste post com a nossa experiência. E se quiser saber como chegar do Aeroporto até o centro de Estocolmo usando o transporte público, clique aqui. Ah, aqui neste post damos as dicas de onde ficar em Estocolmo. E aqui tem o link com vários hotéis legais para se hospedar em Estocolmo.

Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa legal, como por exemplo este cruzeiro com brunch saindo de Estocolmo ou a entrada no museu Skansen ao ar livre. Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular sem precisar imprimir.

E recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.