O Museu Botero em Bogotá é um lugar imperdível para todo mundo que gosta de arte e já ouviu falar do Botero, um dos artistas colombianos mais influentes da atualidade. Para quem não se liga muito em arte, Botero é aquele artista dos gordinhos! Ele faz esculturas, pinturas, desenhos, enfim, tudo com personagens rechonchudos! E o museu abriga uma coleção impressionante de gorduchos em forma de quadros, estatuetas, rabiscos e histórias, além de obras de arte de outros artistas internacionalmente conhecidos! Conheça o Museu Botero, em Bogotá!

Museu Botero

O Museu Botero

Este museu foi fundado no ano 2000, depois que o Botero resolveu doar sua coleção pessoal de quadros próprios e de outros artistas ao Banco da República, na Colômbia. A coleção era formada por 208 obras de arte, sendo 123 de autoria própria e 85 de outros artistas. Com essas obras, foi fundado o Museu Botero em uma antiga casa colonial no centro histórico de Bogotá. O passeio pelo museu dura cerca de 2 horas, se você tomar o devido tempo nas obras do próprio Botero e depois nas obras dos outros artistas. As peças do Botero são como poesia para os olhos, elas possuem uma delicadeza e uma intensidade bonitas de se ver juntas, o que certamente vai provocar o riso, a tensão, a alegria, o espanto e sem dúvidas, a admiração pelo talento artístico de Botero. Fora isso, neste museu há também algumas peças de arte de nomes importantes do modernismo, entre eles, obras de Pablo Picasso, Marc Chagall, Alberto Giacometti, Salvador Dalí, Gustav Klimt, Henri Matisse, Joan Miró, Claude Monet e Henri Toulouse-Lautrec. Para quem gosta de arte, é um lugar para passar todo o dia ali dentro!

Informações úteis sobre o Museu Botero

Importante saber que este museu é fechado às terças-feiras. De segunda a sábado, o horário de funcionamento é das 9h às 19h e aos domingos, das 10h às 17h. A entrada é gratuita! O museu oferece visitas guiadas diariamente, durante a semana há visitas guiadas às 12h30, 16h e 17h30, a duração da visita é de 1 hora. Aos sábados tem visita às 10h, às 12h, às 14h e às 16h. E aos domingos, a visita acontece às 10h e às 13h30.

Museu Botero

O museu fica localizado na Calle 11, números 4 – 14, bairro La Candelaria. Fica próximo ao museu da Casa da Moeda, e Museu de Arte do Banco da República. Sugiro a visita ao Museu Botero junto ao Museu da Casa da Moeda. O Museu do Ouro, um pouco mais afastado, é um must see mas fica muito pesado ver tudo num dia só. De repente você pode fazer o Museu Botero + Casa da Moeda e neste dia, almoçar no La Puerta Falsa, um restaurante simples mas delicioso para comer comida bem típica de Bogotá.

Links úteis para viajar pela Colômbia

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Colômbia. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Aqui neste post tem informações gerais o país. E aqui vão os guias completos sobre Bogotá e Cartagena, duas das cidades mais visitadas no país. Para ler todos os posts sobre a Colômbia, é só clicar aqui neste link.

Se você pretende alugar um carro em Bogotá, o site da Rental Cars pode ser bem útil, porque ele dá comparativos de várias companhias e os melhores preços para alugar um carro na Colômbia.

Aqui vai um link sobre onde ficar em Bogotá, com os melhores bairros e algumas sugestões de hotel para você. Mas se tiver alguma dúvida, aqui eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum!

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.

Ah, e aqui vai um link com o vídeo sobre 5 coisas para fazer na Colômbia.