Esta livraria fica na cidade de Maastricht, na Holanda. Foi construída no edifício de uma igreja dominicana de 1294, que havia sido fechada no fim do século 18, durante a invasão francesa. Ela ficou por mais de 200 anos abandonada, servindo como vários propósitos até que, em 2006 ela foi reformada para abrigar uma das livrarias mais bonitas do mundo!
Esta livraria fica em Buenos Aires, Argentina, e foi construída em 1919 para abrigar o Teatro Grand Splendid. Em 1929 o teatro virou cinema até que, nos anos 2000 foi reformada e transformada nesta bela livraria! O legal desta livraria é que ainda há assentos do antigo cinema e as pessoas podem se sentar neles, enquanto saboreiam seus livros!
A Livraria Lello fica no Porto, em Portugal e foi eleita uma das livrarias mais lindas do mundo. Ela foi construída em 1906 pela família Lello e desde então recebe visitas de gente do mundo inteiro. Dizem que esta livraria inspirou a J. K. Rowling a escrever a série Harry Potter.
Esta livraria fica no coração de Paris, às margens do rio Sena, em frente à Catedral de Notre-Dame. É dedicada a livros de língua inglesa e desde sua abertura, em 1951, é um ponto de encontro para escritores e leitores mais assíduos!
Esta livraria fica na Cidade do México e começou a operar em 1993, sendo uma mistura de café e livraria, daí o nome em espanhol. Esta livraria é sempre palco para diversas atividades culturais, apresentações de livros, cursos literários e concertos, eventos que estão transformando a livraria em um dos centros culturais mais importantes da América Latina.
Em Veneza, esta livraria une o charme da cidade das gôndolas com livros antigos como parte da própria construção. Aqui a lógica parece dar lugar à criatividade e a livraria vende livros em vários idiomas, novos e usados, tudo ao gosto do simpático dono, Luiggi Frizzo, de 72 anos, que viajou pelo mundo antes de decidir abrir sua loja em Veneza.
Esta livraria é um sonho! Ela fica em Bruxelas e está divida em nove partes temáticas e a decoração varia de acordo com cada tema. Vai desde uma oficina mecânica passando pela música, viagens, entre outros. Por isso, dentro de cada sessão você encontra objetos nada óbvios para uma livraria, como é o caso de um Fiat 500 dentro do lugar! Ali é também um restaurante gourmet que serve comidas deliciosas!
Uma livraria brasileira na lista! Esta livraria foi fundada em 1985 e hoje é uma queridinha entre os afficionados por arte e design. O interior convida a ficar, e porque não, marcar um encontro, ver uma apresentação, uma palestra, uma mesa redonda? Fica em São Paulo!
Localizada na capital mundial da moda, Milão, esta livraria não podia ficar de fora da lista. Ela é especializada em livros de arte, arquitetura, design, literatura e moda, com um foco em fotografia, seu ambiente parece uma galeria de arte. Aberta em 1991, a livraria é uma extensão da Galleria Carla Sozzani e também é um restaurante na chiquérrima Corso Como.
Esta livraria fica em Los Angeles, California e foi criada por John Spencer, que desde pequeno está acostumado a vender tudo o que pode. Ele resolveu vender livros por ser apaixonado por eles, e batizou a livraria por ironia: cada vez mais livrarias estão fechando e cedendo espaço aos ambientes de venda digitais. O slogan até brinca com isso: “tá esperando o quê? não estaremos aqui para sempre!”. Vende exemplares novos e usados!
Realmente a Livraria da Vila é muito bonita, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo é magnífica.
Demais, né? <3 <3
Juliana obrigado pela ótima reportagem.
Claro que a cidade do Porto faz um sensacionalismo sobra a livraria Lello.
Como se fosse inclusive a mais bonita do mundo.
Sinceramente foi uma decepção para mim. Além de pequena.
Dispendi pouquissimo tempo em visitá-la.
Já vi comentarios de viajantes como; ¨se estiver por perto de uma olhada¨
Gostaria de ouvir sua opinião
Oi Mário, eu gostei da livraria, principalmente porque não conhecia nada parecido com ela antes. Depois do Porto já fui a outras livrarias tão belas quanto esta e acho que o turismo está realmente prejudicando um pouco a experiência por atrair muita gente em pouco espaço. Mas sem dúvida, me pareceu muito bonita!