Em tempos de “distância social” e “fique em casa”, muitas atrações turísticas pelo mundo agora oferecem a opção de tours virtuais. Claro, não é a mesma coisa que ver o lugar ao vivo, mas é uma excelente forma de manter a cabeça ocupada durante a quarentena! Pensando nisso, resolvi listar 10 tours virtuais pelo mundo para fazer diretamente do seu sofá! Eu passei horas navegando pelos sites listados e olha, dá pra se divertir com esta lista. Então vamos lá, veja a minha seleção de 10 tours virtuais pelo mundo pra fazer agora mesmo:

1. Webcam da Matterhorn, em Zermatt

A Matterhorn, em Zermatt, é talvez a montanha mais famosa da Suíça! O pico da montanha é um triângulo quase perfeito, e serviu de inspiração para a criação do logotipo dos chocolates Toblerone. Você pode fazer um tour virtual pelas webcams de Zermatt e ver ao vivo as ruas do vilarejo! Em dias claros, dá pra ver o pico da Matterhorn e daí você pode comparar com o chocolate se estiver na vibe do Toblerone. Se quiser dá pra subir a montanha virtualmente e ver a webcam diretamente no topo da geleira! Com neve o ano inteiro, este é um lugar para por na lista das próximas férias, assim que a quarentena acabar! 😉

Lançamento do Livro "Calor Nos Alpes"
Topo da montanha Matterhorn | Foto de 2016

2. Tour Virtual pelo Museu do Louvre

O Louvre é talvez o museu mais famoso do mundo e oferece tours virtuais por algumas galerias. Na Petit Gallery por exemplo, é possível ver algumas obras de Delacroix, Rembrandt ou Tintoretto. As antiguidades Egípcias são a galeria mais completa disponível, com obras do período faraônico. Louvre Medieval mostra algumas maquetes que ilustram as origens do museu, usado como fortaleza na idade média (ano 1190). A Galerie d’Apollon é talvez a mais interessante, com um teto todo decorado numa estética barroca. Dá pra ver os detalhes e saber mais sobre a história de cada sala aqui diretamente no site do Louvre.

Primeira vez em Paris
Louvre | Foto de 2015

3. Tour pela Space Needle, em Seattle

A Space Needle tem uma webcam inteligente! Além de ver o panorama da torre ao vivo, você tem a opção de ver as imagens que foram gravadas na torre desde 2015. O site dá a opção de filtrar os panoramas com as melhores vistas, como por exemplo de 15 de agosto de 2019, quando as nuvens fizeram um cenário super dramático ao redor da Space Needle. E você ainda pode visualizar um timelapse da vista no dia selecionado. É super interessante ver o cenário mudando conforme a luz do dia, e achei este um dos melhores tours virtuais para fazer ultimamente! Acesse aqui o site oficial da Space Needle com o tour virtual na torre.

dez coisas para fazer em Seattle
Space Needle

4. Tour Virtual pelo CERN, em Genebra

Você já deve ter ouvido falar do CERN, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear. Trata-se de um centro de pesquisas único, onde há nada menos que um acelerador de partículas gigante com 27km de diâmetro. O lugar fica bem na fronteira entre a Suíça e França e tem como missão comprovar teorias de formação do universo. Trata-se de um dos centros de pesquisa mais importantes do mundo e vários cientistas que passaram por ali já receberam prêmios Nobel.

Pois bem, a visita guiada ao local é interessante, mas neste caso, o tour virtual é bem mais legal! Isso porque no tour online você consegue literalmente visualizar o famoso acelerador de partículas como se fosse um Google street view! No tour você pode entrar em salas reservadas aos cientistas do local e percorrer toda a extensão do acelerador de partículas – coisa que o tour em pessoa não permite! Então para quem gostaria de entender mais sobre o que se faz no CERN e quais as suas mais recentes descobertas, este tour virtual vale muito a pena!

CERN | Genebra | Imagem 2017

5. Tours Virtuais pelas Webcams de Veneza

É possível passear virtualmente por várias webcams de Veneza em tempo real! As câmeras foram posicionadas em alguns dos pontos mais famosos e importantes da cidade. Você consegue acompanhar todas as webcams de Veneza ao mesmo tempo neste link aqui. É uma forma interessante de fazer o tour virtual por Veneza e acompanhar a cidade sem precisar sair de casa. Também é uma forma de ver a situação real de Veneza depois da crise, e conhecer um pouco mais desta cidade tão importante para o turismo mundial.

6. Tours Virtuais pelo Vaticano

Uma visita o Vaticano é uma experiência de contemplação ao extremo, mesmo sendo ela uma visita virtual. Dá pra passar horas navegando pelas salas disponíveis, entre elas, a Capela Sistina. É impossível não se emocionar com o famoso teto pintado por Michelangelo, cuja complexidade merece um post inteiro só sobre ele. Mas enquanto este post não sai, recomendo a visita com calma pela Capela Sistina e as outras salas disponívels, linkadas aqui no site oficial do Vaticano.

Vaticano
Vista do Vaticano

7. Webcam na Times Square, em Nova York

Para quem adora Nova York, Times Square é um passeio obrigatório. A visita, apesar de tumultuada, rende lembranças únicas, principalmente porque lá estão alguns dos ícones mais famosos da cidade. Pois bem, é possível acompanhar o movimento (ou as ruas paradas de forma inédita, em tempos de Corona Vírus) diretamente da webcam ao vivo – online diariamente, 24h/dia. Ao lado da webcam está um chat, onde a galera comenta em tempo real o que está vendo, faz piada, fofoca, enfim, chat rolando solto! Pra quem tem curiosidade, aqui está o link no youtube para fazer o tour virtual pela Times Square!

Primeira vez em Nova York
Times Square

8. Tour Virtual pelo quadro Guernica, em Madrid

Guernica é um dos quadros mais famosos de Pablo Picasso. Foi pintado em maio de 1937 e retrata o bombardeio da cidade Guernika, no país Basco, durante a guerra civil espanhola. O quadro possui uma extensão de 3,5 x 7,7 m e foi produzido em pouco mais de 1 mês! O artista retratou inúmeras cenas de crueldade e destruição sofridas pela população, e o quadro se tornou um emblema de denúncia deste sofrimento usualmente vivido pelos cidadãos comuns em situações de guerra. Guernica está permanentemente exposto no museu Reina Sofia, em Madri, mas é possível fazer um tour virtual pelo quadro aqui neste link. É um dos tours virtuais que eu mais gostei de fazer, porque aprendi muito, sem precisar ficar passando horas atrás da informação. O site está super bem feito, recomendo a visita!

Museu Reina Sofia
Museu Reina Sofia

9. Yellowstone Geiser, nos Estados Unidos

Apesar de temporariamente fechado por causa do Covid-19, é possível fazer um tour virtual pelo parque Yellowstone. O parque disponibilizou várias webcams ao vivo /24h em diferentes localidades. Uma das imagens mais interessantes é do Geyser Old Faithful, onde é possível acompanhar erupções em tempo real e ainda visualizar alguns vídeos especiais já capturados pela câmera. Acesse aqui o link para ver as câmeras do parque Yellowstone.

10. Tour virtual pela rua Abbey Road

Dá pra fazer um tour virtual ao vivo na rua da Abbey Road! A famosa faixa de pedestres, onde os Beatles fizeram uma foto icônica, ganhou uma webcam, e dá pra assistir ao vivo alguns turistas tentando replicar a foto. Ou, no caso atual, algumas pessoas simplesmente passando por ali. Tem gente de máscara, outros sem, mas todos sempre com um celular em mãos, prontos pra fotografar a rua. Aqui no link oficial da Abbey Road você consegue acessar a webcam e ainda ter mais informações sobre os estúdios.

Tour Virtual pela Abbey Road
Tour Virtual pela Abbey Road | 2020

Imagem destacada: FunkyFocus por Pixabay