Pensando em esquiar? Então vai precisar de roupas para esquiar, ora pois! Se você não tomar cuidado com o que vestir, a sua experiência no esqui pode ser uma catástrofe fria e molhada! Por isso é sempre bom saber quais são as roupas adequadas para que você não congele lá no meio da neve. Veja abaixo as nossas dicas sobre quais as roupas ideais para esquiar!

Roupas para esquiar: o que vestir?

A chave está nas camadas, que são muito importantes para quem vai esquiar. Sem essas camadas, você vai ficar molhado, suado e com frio, então, fique atento!

1. Roupas para esquiar: camada protetora ou segunda-pele

Primeiro, é importante pensar na camada que tem contato direto com a pele. Para isto, vista o que eles chamam de “segunda pele”. O ideal é usar uma calça e camiseta longa de tecidos sintéticos como o poliéster. Esta é a camada mais importante, porque o tecido vai ter a função de absorver o suor do seu corpo e evaporar a água.

Regra número 1: jamais use tecidos de algodão! O algodão fica encharcado quando em contato com a água! Então, procure nas lojas de esporte aquelas roupas que ficam coladas no corpo e são ideais para o frio.

Aqui uma imagem para ter uma ideia do que estou falando:

Roupas para Esquiar

2. Roupas para esquiar: camada quentinha

Esta camada é uma proteção ao frio, a que vai te deixar quentinho. Costuma-se usar tecidos como a lã ou o polar, que é o mais vendido hoje em dia. Eu não usaria nada muito grandão aqui porque ainda falta outra camada. O ideal são roupas que se ajustem ao corpo, porém, que não te apertem!

roupas para esquiar

3. Roupas para esquiar: camada impermeável

Agora estamos falando da camada de a prova d´Água. Trata-se da proteção contra a neve, aquela das roupas coloridonas que vemos entre os esquiadores! É importante que as roupas sejam impermeáveis! Eu recomendo que você busque estas roupas em lojas especializadas para esqui, para evitar comprar um produto resistente a água, em vez de impermeável. A calça é o item mais importante, porque ela costuma ter uma camada dupla, para evitar que neve nos pés durante a prática do esporte. E por cima, use a jaqueta impermeável de sua preferência.

É importante evitar roupas muito justas aqui, porque você vai precisar se movimentar muito enquanto pratica o esqui. Quanto mais soltinho, melhor!

roupas_para_esquiar3

 4. Roupas para esquiar: Acessórios

Em seguida, começa a parte dos acessórios! Vamos começar pelas meias: é bom que elas sejam altas e bem quentinhas! Há quem use meias duplas, mas eu recomendo usar uma meia de esporte estilo jogador de futebol. Se você sofre com frio nos pés, procure uma solução especial, há palmilhas que esquentam o pé e que podem ser uma boa.

Daí tem que usar luvas impermeáveis, e é sempre bom usar um gorro e um cachecol, eu prefiro esses estilo “gola”que é só colocar no pescoço e deu.

Por fim, é importante usar óculos de sol! A neve reflete o sol de um jeito que pode até cegar, se você não proteger seus olhos! Já ouvi uma história de uma moça que não quis usar óculos e a lente de contato que ela tinha derreteu nos olhos! Imagina! Evite problemas, use óculos escuros! 😀

Se você for esquiar em pistas de velocidade, é bom ter aquelas máscaras refletoras em vez de óculos escuros… Se você ficar na pista de principiantes, óculos normais já servem, só é bom que sejam com lentes refletoras também, ok?

roupas_para_esquiar4

5. Roupas para esquiar: Equipamentos

Os equipamentos de esqui normalmente são compostos pelas botas, as pranchas/esquis e os bastões. Em qualquer pista de esqui profissional é possível alugar estes esquipamentos, porém, as peças de roupa interior / exterior nem sempre estão disponíveis para locação.  Cheque antes com a pista de esqui que você pretende visitar e faça a reserva com antecedência se for possível.
roupas para esquiar

6. O que levar na mochila para esquiar?

Por fim, deixo aqui umas dicas do que levar na sua mochila quando você for esquiar, lembrando que tudo aqui é com base na minha experiência pessoal – ai quem me dera eu tivesse lido isso antes de ir esquiar pela primeira vez!

  • uma muda de roupas da primeira camada, caso você sue muito e precise trocar (leve meias secas também!);
  • lanches e água, para o caso de sentir fome e não encontrar nada interessante nos restaurantes de montanha;
  • protetor solar e protetor labial de alto fator – aplique sempre que necessário;
  • remédio para dor de cabeça – o sol pode provocar dor no final do dia;
  • lenços de papel para o nariz;
  • uma toalhinha de rosto para secar o suor e
  • umas balinhas de menta para garganta!

É isso, se você é um esquiador profissa, me conta aí, o que ficou faltando?! 😀

*Fotos das roupas tiradas das seguintes lojas especializadas: Mountainwarehouse.com; Ems.com ; Gooutdoors.co.uk

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem destacada:  Banco de Imagens iStock
Créditos: Ridofranz