Hoje a entrevista da semana é com a Camillian, que mora em Munique há 3 anos! Ela foi viver fora do país em busca de um novo estilo de vida e hoje divide seu tempo entre o trabalho como engenheira e a rotina do seu blog, o Destino Munique. No blog há várias dicas e curiosidades sobre a cidade de Munique e sobre a cultura Alemã, mas é também lá que a Camillian divulga um trabalho que ela faz com muito carinho, os tours personalizados em Munique e arredores para brasileiros! Valeu Camillian!

De onde você é no Brasil? E como você foi parar em Munique?Sou carioca da gema! Amo o RJ, onde tenho a minha família, os melhores amigos que poderia ter, praia, sol, feijoada … o lugar perfeito para minhas férias, pra onde vou assiduamente pelo menos uma vez por ano!

Estou aqui em Munique há 3 anos. Meu marido, também brasileiro, desde sempre quis se aventurar a viver fora do país, além de que estávamos questionando muito a qualidade de vida que estávamos tendo no Rio: tudo muito corrido, infelizmente cada vez mais inseguro e caro. Depois de muito planejamento e pesquisa, foi dada a largada para este sonho e graças a Deus, que tem dado super certo e será uma experiência única que vamos guardar para vida toda. Aqui fazemos também o que mais gostamos: viajar! As chances são bem maiores, do que quando morávamos no Brasil.

ImagemVocê pensa em voltar pro Brasil algum dia?Esta pergunta é bem difícil de responder, pois ainda estou “descobrindo” como é viver fora do Brasil. Hoje não tenho vontade, mas não sei se, daqui há um tempo por exemplo, a vida aqui não faça sentido pra mim, pelo fato das pessoas que mais gosto estarem no Brasil. Mas hoje, pelo cenário atual do Brasil, infelizmente não.

Alguma dificuldade sendo Brasuca na Alemanha?

No começo senti dificuldade devido ao idioma e a saudade do Brasil. Idioma, pois pelo menos pra mim, alemão é uma língua que não se aprende tão rápido e eu queria aprender pra ontem. Saudade do Brasil, pois nós somos um povo muito intenso, emotivo e temos o costume de nos tornarmos “velhos amigos” muito rápido. Aqui existe uma distância nos relacionamentos entre as pessoas, que nem julgo ruim, mas que no começo foi um pouco difícil de entender.

E como é viver em Munique?

A Alemanha como um todo me surpreeendeu. Eu já imaginava que estava mudando para um país de primeiro mundo de ponta, organizado, seguro e bonito, mas o sul da Alemanha, em especial Munique, tem uma coisa que não esperava: calor humano. A Alemanha tem esta fama de ser um país de pessoas frias, o que até justifica se olharmos no contexto histórico,  mas como os Muniquienses fazem questão de dizer, aqui tem “Gemütlichkeit”, aconchego, seria a melhor palavra para traduzir. Em Munique há pessoas de todos os lugares do mundo, por motivos diversos, desde estudantes até imigrantes refugiados de países em guerra. É uma pluralidade cultural grande, na qual a maioria vive em harmonia, “misturadas”, as novas famílias são mestiças e isso traz um bem estar pra você que vem de fora, pois ser estrangeiro não é um fato gritante perante a sociedade. Sou respeitada no meu trabalho, onde a grande maioria é alemão, por ser uma empresa local e é muito bom ver o interesse também deles na minha cultura, e claro, ter este respeito. A receptividade de Munique me encantou!

O que você diria para quem está pensando em seguir seus passos e morar na Alemanha?

Ultimamente, creio que após o sucesso da simpática seleção alemã no Brasil durante a copa de 2014, tenho recebido muitos e-mails com esta pergunta! Eu diria que nem tudo são flores, pois para ter uma vida tranquila, não basta estar em um lugar tranquilo e sim correr atrás (muito!!!). Aprender alemão é importante, mesmo que seja aqui (que foi o meu caso), para você se sentir mais seguro e parte da sociedade. A maioria das pessoas falam inglês, mas aqui sinto que o interesse em aprender o idioma transmite confiança e interesse na cultura. De resto, acho que cada caso é um caso, depende dos objetivos pessoais de cada pessoa.

Qual sua principal atividade em Munique?

Eu sou engenheira e trabalho para uma empresa do ramo de energias, transporte e construção. Como tenho um horário de trabalho bem flexível e respeito à jornada de trabalho é coisa séria, consigo conciliar os serviços do Destino Munique com minha rotina. Bem em breve, se Deus quiser, esta será minha atividade principal.

Você começou o Destino Munique há quanto tempo?

O blog fará 1 ano no dia 26 de março e estou muito feliz com o público conquistado. Apresentar Munique aos meus olhos foi uma forma prazeirosa de facilitar a estadia por aqui para quem vem visitar ou morar na cidade, além de ser uma ótima forma de ter contato com a “nossa gente”. Inicialmente já fazia os tours para brasileiros e a ideia do blog veio um pouco depois.

Quais cidades não podem faltar numa viagem para a Alemanha?

Berlim com certeza não pode faltar, assim como Munique! Também incluiria as cidades da rota romântica, tão querida pelos brasileiros, como Wurzburgo, Rotemburgo e Füssen. Há muitas cidades que ainda não conheço, como Hamburgo e Colônia, que são bem atrativas e lindas.

E por que vale a pena visitar Munique?

Munique respira história, ao mesmo tempo modernidade e natureza. Este contraste é bonito de vivenciar! A cidade é linda,  limpa, recheada de atrações para todos os gostos e fica em um ponto estratégico na Europa, de onde se tem conexões boas para conhecer outros cidades/países. Munique é uma pequena “cidade grande”. Digo pequena, pois somos cerca de 1,4 milhões de habitantes e em um raio de cerca 40 km estamos fora da cidade. Grande pois tem uma infra esturutura incomparável, grandes empresas, economia forte, uma rede de transporte (como em toda Alemanha) sensasional, grandes universidades… É um exemplo do que deu certo.

Comidas típicas além da salsicha?

O clássico “Schweinhaxn”, conhecido por nós como joelho de porco acompanhado de “Bratkartoffeln”, uma espécie de batata gratinada e frita ao mesmo tempo, na frigideira. Para beber, uma cerveja típica do sul da Alemanha, a Radler, uma mistura de cerveja clara com limão. Se você não é fã de cerveja, um refrigerante chamado “Spezi”, que é uma mistura de coca-cola com fanta, bem adorada aqui.

Deixe seus contatos:

O Destino Munique está nas redes sociais (facebook, twitter, Instagram, google+) e no endereço www.destinomunique.com.br. O e-mail para contato é o [email protected]

Adorei a Camillian e o blog dela! São muitas dicas legais sobre a cidade e muita informação interessante para quem está pensando em visitar Munique. Aliás, quero muito em breve ir e conhecer os seus tours, viu Camillian?? 😀