Se você vai passar as festas de fim de ano na Europa, este post é pra você! Há muitas coisas lindas para fazer no fim de ano na Europa. Mas também há muitas diferenças se compararmos com o fim de ano no Brasil. Portanto, as nossas dicas de fim de ano na Europa são para que você aproveite ao máximo a viagem e volte cheio de lindas recordações, vem com a gente!

Inverno

Antes de tudo, é bom saber que em alguns lugares, o inverno pode ser bem rigoroso. Na Alemanha, França e Suíça, já pegamos temperaturas abaixo de zero nesta época do ano. Na Polônia e na Eslováquia, também. Em Portugal, Espanha e Itália costuma estar positivo, às vezes um solzinho ajuda a esquentar. Mas você sempre precisará estar vestido para temperaturas entre 0°C e 5°C nos lugares mais “quentes” e negativas nos lugares mais frios. O pior frio que pegamos foi -12°C na Eslováquia, haja roupas!

Leia também: Como se vestir para diferentes temperaturas de frio.

Horários no fim de ano na Europa

É um boa ideia se atentar aos horários de inverno. Os dias são mais curtos e, como resultado, muitas atrações turísticas funcionam com horários reduzidos. Não apenas isso, são poucas as atrações turísticas que abrem nos dias de Natal e Ano Novo na Europa. 

De forma geral, os restaurantes costumam fechar cedo, entre 21h e 22h, até mesmo nas grandes capitais. É uma boa ideia sempre fazer a reserva de restaurantes durante o período de fim de ano na Europa. 

Leia também: 9 atitudes para evitar a deprê do inverno

Ceia de Natal na Europa

Nesta época, as feirinhas são muito tradicionais pela Europa. Decoradas com muitas luzinhas e grandes árvores de Natal, é uma delícia caminhar por estes lugares. 

Porém, algumas feirinhas de Natal pela Europa podem acabar no dia 24 de dezembro. É bom verificar os horários dos eventos natalinos com antecedência.

Muitos restaurantes fecham na noite do dia 24 de dezembro na Europa. Isso porque o staff também quer celebrar o fim de ano na Europa com a família, e todos merecem descanso. Dependendo da cidade, pode ser difícil encontrar um restaurante que esteja aberto para ceia de natal. Saber disso ajuda a encontrar um bom lugar com antecedência e fazer a reserva o quanto antes. Se não encontrar nada aberto ou interessante, passe no supermercado da cidade e compre algo para comer à noite. Como dia 24 é pré-natal, as lojas e supermercados podem fechar mais cedo. Dia 25 e em alguns lugares dia 26 também é feriado. Ou seja, pode ser que o comércio local esteja fechado. Lembre-se disso na hora de planejar o seu roteiro.

É difícil dizer qual o prato típico da ceia, já que cada país tem a sua tradição natalina. Se pintar alguma dúvida, me manda uma mensagem nos comentários que eu posso tentar ajudar.

A mesma coisa vale para a noite do dia 31 de dezembro. Pode ser difícil encontrar um restaurante especial para a ocasião, portanto, planeje-se com alguma antecedência. Dia 1 de Janeiro é feriado em toda a Europa e em alguns lugares, dia 2 também. Verifique o calendário de feriados das cidades onde você vai estar para aproveitar melhor o seu fim de ano na Europa.

Reveillón na Europa

Não são todas as cidades que fazem comemorações de ano novo. Mas se você tiver sorte, pode ser que haja show de fogos de artifício em alguns pontos turísticos famosos. Porém, estar ao ar livre no inverno europeu pode ser bem frio. Se desejar ver os fogos na rua, proteja-se bem, vista os casacos de inverno e não se preocupe em usar branco na virada! Esta é uma tradição bem brasileira e os europeus dificilmente estarão de branco nesta noite!

Também pode ser difícil encontrar clubes e festas para comemorar o fim de ano na Europa. Nas grandes capitais sempre há festas privadas. Se for do seu interesse, a dica mais uma vez é se planejar com antecedência. Os hotéis de rede mais famosos costumam fazer alguma festa de fim de ano nos seus restaurantes. Os preços podem ser bem salgados, mas ao menos será uma experiência única.

Para finalizar, é bom saber que a festa de fim de ano na Europa acaba cedo. Muitas vezes depois dos fotos de artifício as pessoas vão embora ou para suas casas, ou para as festas privadas já com seus bilhetes garantidos. E mesmo assim nem sempre é comum ver festas madrugada a dentro. O melhor a fazer é ir com o fluxo e aproveitar a viagem, que será incrível independente da sua virada!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem destacada:  Banco de Imagens iStock
Créditos: @franckreporter