Como muita gente já sabe, nós participamos do II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, link aqui, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro no Porto em Portugal! A cidade é maravilhosa e o evento foi fantástico, tudo graças ao planejamento minucioso da Rita Branco, do blog O Porto Encanta e da Associação de Turismo do Porto. Mais do que conhecer gente talentosa e aprender um monte de técnicas e dicas com os blogueiros mais experientes, nós vivemos um fim de semana intenso e cheio de emoções, o que fez com que o Porto se tornasse um dos nossos destinos favoritos na Europa! E aqui vamos deixar algumas pistas do que rolou por lá e de como você pode aproveitar o Porto na sua próxima viagem!

Bem vindos ao Porto!

Nós chegamos ao Porto no dia 14 de novembro, que era a data oficial da abertura do programa. Erro Crasso! Os blogueiros mais experts chegaram com alguns dias de antecedência ao Porto, e puderam conhecer a cidade com mais calma e explorar algumas atrações que nós não tivemos a oportunidade de ver… Portanto, já fica a dica para os blogueiros do próximo evento: separem mais dias para visitar a cidade, eles serão necessários!

Bom, apesar de curta, a viagem foi um sucesso total! Ao aterrisar no aeroporto já dava pra sentir a energia dessa cidade, que em pleno novembro, ainda estava ensolarada e com temperaturas ao redor dos 20 graus! OMG! 20 graus! (Ok, parece pouco, mas é que nós saímos de uma Zurique semi-congelada a 5 graus na máxima! 20 graus é tipo verão por aqui, tava achando o máximo!)

Bom, assim que desembarcamos, fomos surpreendidos com um cartazinho escrito “Mrs. Juliana Guimarães e Mr. Diego Pardo” – Éeeeh tinha um transfer nos esperando!!! Uhuuu! Acho que foi a compensação por termos levantado às 4 da manhã para pegar o primeiro vôo saindo de Zurique. Só sei que a recepção foi demais!

Logo em seguida fomos levados ao hotel “Porto Palácio” onde alguns blogueiros já estavam bem de boas saboreando o delicioso café da manhã de cinema deste hotel – detalhe: em Portugal esta refeição chama-se “pequeno almoço”. Enquanto isso, a Marisa Mouta, guia oficial do evento, já nos caçou ali meio perdidos e fez a gentileza de nos apresentar ao staff do hotel, que se mostrou super prestativo e preocupado com a nossa chegada! Olha que capricho esse hotel:

Hotel Porto Palácio
Endereço: Avenida da Boavista, 1269, Lordelo do Ouro e Massarelos – Porto
Obs: Este endereço é privilegiado, pertinho da Casa da Música e de fácil acesso à maioria das atrações no Porto.
Reserve pelo Booking.com

O Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Na hora marcada, fomos levados à Casa da Música, um lugar que vale a pena conhecer em qualquer visita ao Porto. A Casa da Música foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas em 2001, quando Porto foi escolhida como a Capital Europeia da Cultura. O edifício é magnífico por dentro e por fora! E nós tivemos o privilégio de assistir às palestras do encontro neste lugar! Uhul!

Dá pra conhecer a Casa da Música nas visitas guiadas que acontecem diariamente às 11h e às 16h, em português e inglês. Custa 6 por pessoa, e chegar lá é bem simples, aqui neste link tem os detalhes de como chegar na Casa da Música.

A Casa da Música possui uma agenda extensa de eventos durante todo o ano, onde a Orquestra Sinfônica do Porto promove séries de apresentações, junto da Orquestra Barroca, da Remix Ensemble (conjunto de música contemporânea da casa), do Coro Casa da Música, dos pianistas e jazzistas que promovem a música de uma forma criativa e emocionante: 2015 está sendo o ano da Alemanha, e todas as apresentações buscam inspiração nos grandes nomes da música Alemã. E 2016 será o ano da Rússia na Casa da Música! WOW!

Bom, as palestras do II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros foram muito inspiradoras. É muito legal escutar as histórias de quem já está há mais tempo nesse mundo de blogs e viagens. Começamos com a Susana, do blog Viaje Comigo! Ela é uma das blogueiras mais conhecidas de Portugal e nos contou como decidiu largar a vida de jornalista para se dedicar integralmente ao seu sonho: ter o próprio site de viagens. A palestra foi seguida pela Helena, do CreativElena que nos passou algumas idéias sobre uma tendência no mundo do turismo: o Turismo Criativo. Ela tem um livro publicado sobre o assunto, em inglês, que está sendo vendido aqui. Logo veio o Daniel do Ducs Amsterdam, ele já é famosíssimo entre os blogueiros pelo super blog dedicado a Amsterdã e arredores. O Daniel nos contou como é possível viver de blog e falou sobre como foi o começo da sua trajetória como blogueiro profissional, há alguns anos. O legal dessa palestra foi perceber que muitas coisas que ele já passou são parte do cotidiano de muita gente e que ter algumas “crises” é perfeitamente normal. Quem nunca pensou “ah meu, vou deletar esse blog, dá mais dor de cabeça do que qualquer outra coisa…” Pois é, #eujá.

Depois do coffee break, tivemos mais uma série de palestras, a primeira com a Cris, do blog Sol de Barcelona. Ela foi a anfitriã do I Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, em Barcelona e nos falou da importância da Associação e de trabalhar em comunidade. Assino em baixo. Daí a Helô do blog Aprendiz de Viajante nos falou sobre a sua experiência escrevendo o seu primeiro guia de viagens, o Guia de Londres. Anotei todas as dicas e me animei também, já faz tempo que tenho a idéia de escrever um livro, a Helô só me deu mais vontade! E finalmente, o Ivo, do Pinstagram Guy nos passou dicas valiosas sobre as redes sociais e sobre o valor de um trabalho bem feito em cada plataforma! Depois de tanta concentração, bateu uma fome…

Hora de almoçar!

Após as palestras nós saímos para almoçar no restaurante Fish Fixe, que fica bem na Ribeira. RECOMENDADÍSSIMO! O lugar é privilegiado, tem uma vista maravilhosa para o Rio Douro e a comida é um exagero de boa. Comemos tanto que depois foi até difícil fazer uma caminhada pelo centro! Subir as ladeiras depois de algumas taças de vinho do Porto deveria ser considerado um esporte olímpico!

Restaurante Fish Fixe
Endereço: Cais da Ribeira, 9

Mas nós sobrevivemos à caminhada até que a fome (de leitura) nos consumiu a todos quando chegamos na Livraria Lello, uma livraria construída em 1906 e que hoje possui coleções importantes e livros raros, a maioria em Português! Para quem vive na suissolândia, foi a maior alegria encontrar livros em Português! Tanto que eu garanti o meu exemplar do romance “Equador”, que conta a história dos últimos anos do Reino de Portugal. Quando eu terminar o livro, aviso se vale a pena! 😀

Esta livraria virou atração turística pela beleza, ela é considerada a 3a livraria mais bela do mundo! E ela foi frequentada por J. K. Rowling, autora da série Harry Potter, e dizem que a livraria foi a fonte de inspiração da escritora! Quer saber qual é a livraria mais bonita do mundo? Clique aqui!

Livraria Lello
Endereço: R. das Carmelitas, 144

ImagemImagem M1key.me

Mais comida!

Mais?! Sim! Muito mais! Nossa noite fechou na Fundação Serralves, onde um jantar FA-BU-LO-SO foi servido ao som de música ao vivo e muita animação.

Para quem não sabe, a Fundação Serralves é uma instituição cultural com mais de 20 anos de história e é considerada uma das insituições mais influentes de Portugal. É composta pela Casa, o Parque, o Museu de Arte Contemporânea, o Auditório e a Biblioteca, espaços que juntos oferecem uma programação cultural bem densa e diversificada. No Museu de Arte Contemporânea (que foi projetado por Siza Vieira – Prêmio Pritzker em 1992), por exemplo, está em exibição a exposição “Como (…) coisas que não existem – uma exposição a partir da 31a Bienal de São Paulo” em que 28 artistas e coletivos de artistas selecionados entre os participantes da Bienal de São Paulo expõem seus trabalhos no Porto, até o dia 17 de janeiro de 2016.

A fundação funciona de Segunda à Sexta, das 10h às 18h e aos sábados e domingos das 10h às 19h. Fecha na segunda-feira! O preço é de €8,50 por pessoa (Museu e Parque) ou €4 (só o parque). Ah, aos domingos, de 10h às 13h a entrada é grátis!

Fundação Serralves
Endereço: R. Dom João de Castro 210

Pensa numa comida boa…

No dia seguinte…

No dia seguinte, o passeio, após o pequeno almoço (gente, dá pra ter pequeno almoço todo dia?) começou com bike na orla!!! E que delícia poder pedalar vendo o mar e o visual maravilhoso do Passeio Alegre! Eu que amo bike me diverti horrores e pensava “por favor, fim de semana, não acabe”. É bem fácil alugar bike ali no Farol de S. Miguel e de lá você pode fazer toda a orla em direção ao Forte de S. Francisco Xavier e pegar um pedaço da Av. da Boa Vista, passando pelo Parque da Cidade (TOP!).

Nós deixamos as bikes de lado para logo fazer um passeio de bondinho até o edifício da Alfândega, onde entramos num barco para fazer o cruzeiro pelo Douro!

Imagem

 É possível tomar um destes barcos, conhecidos como Rabelo, em vários Cais do Porto, normalmente no Cais da Estiva e Cais da Ribeira há mais opções.

Durante o passeio pelo Rio Douro a gente conseguiu observar a ribeira de longe, esta zona maravilhosa que é Patrimônio Mundial da Unesco, além da cidade de Gaia, que fica do outro lado do rio. Aliás, em Gaia estão as famosas caves de vinhos do Porto entre eles a Taylor´s, onde tivemos a oportunidade de conhecer (e degustar) alguns dos melhores vinhos da região!

Quando a gente pensava que não teria mais como melhorar, o pessoal nos preparou outra surpresa! A Tuna de Medicina da Universidade do Porto! Para quem não sabe, a Tuna Acadêmica ou Universitária é um conjunto de músicos que se apresentam vestindo os característicos trajes estudantis (capa + batina) e que é super tradicional em Portugal. Estudantes das universidades de Coimbra, Porto e Lisboa mantém esta linda tradição, e nós pudemos apreciar um pouco desta mistura de arte e tradição, e nos divertimos um monte, olha só!

Detalhe para o nosso brinde! Depois de tomar o vinho do porto, era pra  “confirmar” (que tomamos o vinho) virando o copo vazio sobre a cabeça! Quem da galera confirmou?!? ;D

Bom, depois de toda essa festa, nós precisávamos correr para pegar o vôo de volta a Zurique…

Mas o pessoal do evento continuou o passeio e se você tem interesse de saber como foi todo o evento, recomendo a leitura dos blogs participantes! Aqui vai a lista completa de todo mundo que estava no II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros ! Ou segue as hashtags #IIEEBB #VisitPorto #FollowPorto para acompanhar tudo! 😀

Ah e se você quer mais dicas sobre o Porto, vale clicar neste link aqui. É um post que foi escrito por uma amiga apaixonada pela cidade e que passa várias dicas preciosas também! E aqui você consegue ver o vídeo com tudo o que rolou no II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros!