O post a seguir é dedicado para quem pensa em esquiar pela primeira vez! Aqui resolvi listar algumas dicas para principiantes no esqui – ou para quem jamais esquiou na vida e está pensando em visitar uma estação de esqui pela primeira vez. Se eu tivesse lido estas dicas antes de me atrever no esqui, talvez tinha evitado alguns perrengues! 😛 Tomara que te ajude!

1. Vá com alguém que também não sabe esquiar

Sim, parece meio estúpido isso, mas eu te digo uma coisa: se você for com alguém que sabe esquiar, é mais provável que essa pessoa queira aproveitar o tempo nas pistas mais difíceis, enquanto você vai ficar sozinho na pista infantil ou básica caindo sozinho. Cair sozinho é chato. Cair acompanhado de alguém tão ruim como você é muito mais divertido!

2. Fique na pista fácil

Outra dica que parece óbvia, mas tem gente que acha que está arrasando no esqui depois de uns tombos e quer ir logo para as pistas mais difíceis! MANO! Para quê!? Nunca, jamais suba para as pistas elevadas se você não sabe descer a montanha! É irracional e muito perigoso ousar descer sem ter a segurança de que você domina o esporte e não são raros os casos de acidentes fatais envolvendo histórias de gente inexperiente. Já te assustei? Então faz o favor pra todo mundo de não sair da pista básica se você nunca esquiou na vida, tá bem? E manda um beijo pra sua mãe, tenho certeza que ela me adora agora mesmo!

3. Prepare seu bolso

É, esquiar custa caro… Sinto lhe informar…

Você paga a entrada da estação, o aluguel dos equipamentos – imagino que, se você nunca esquiou, não possui um par de esquis guardados no armário – e a roupa adequada, fora o transporte para a montanha. A brincadeira gira ao redor de 90 euros por dia/pessoa na Itália, mais a comida isso foi há 3 anos atrás, os preços já subiram tá meu povo… E se for na Suíça, multiplique essa cifra!

O equipamento que você vai precisar alugar são basicamente 3 peças: as botas, as pranchas e os bastões de esqui. Tem gente que aluga ainda capacete, óculos, joelheira, enfim… Eu fiquei no básico prancha+bota+bastão e foi suficiente para mim, mas eu só fiquei na pista infantil, ok?

4. Use as roupas adequadas

Basicamente, você vai se vestir de forma inteligente para esquiar. São necessárias peças térmicas, peças quentes e peças impermeáveis! Se quiser entender melhor as roupas necessárias para esquiar, dá uma olhada neste  post aqui: roupas para esquiar, o que vestir?

5. Encaixe a bota na prancha de esqui e comece a cair!

Ok, chegou a hora de esquiar de verdade! Você vai notar que a bota do esqui é feita de um material plástico bem resistente, que não te permite muitos movimentos! Depois de calçar as botas, você vai parecer um robô andando sobre a neve. Vá até algum lugar plano com as pranchas de esqui para poder encaixar as botas na prancha e começar a esquiar. Se quiser desencaixar, use o bastão para soltar o gancho, é mais fácil.  Você pega o jeito rapidinho, o problema é sair do lugar. Eu não aprendi muita coisa, mas com o tempo acredito que deve ficar mais fácil! O que eu sei é que para frear, você precisa unir os pés para dentro. E fica tranquilo, você vai cair muito. O lado positivo é que a neve é fofinha e não machuca! 😀

6. Prepare a sua mochila!

Leve na mochila alguns itens importantes, aqui vão algumas dicas:

  • uma muda de roupas da primeira camada, caso você sue muito e precise trocar;
  • lanches e água, para o caso de sentir fome e não encontrar nada interessante nos restaurantes de montanha;
  • protetor solar e protetor labial de alto fator – aplique sempre que necessário;
  • lenços de papel para o nariz;
  • uma toalhinha de rosto para secar o suor e
  • umas balinhas de menta para garganta!

7. Seja prudente

Ok, você não vai sair por ai dando piruetas na pista difícil, mas por via das dúvidas, leve uma pequena bolsinha de emergência com remédios para dor de cabeça e um kit de curativos. As estações em geral possuem ambulância e posto de atendimento para o casos mais sérios.

Se você precisa de mais dicas de principiante ou se quiser dividir a sua experiência no esqui, mande um recadinho aqui no blog, será ótimo ouvir novas histórias!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com