Entre os restaurantes em Estocolmo que você PRECISA conhecer, sem dúvida o Aifur deve estar no top 3 da sua lista. Eu sei, muita gente vai dizer que é um restaurante mega turístico, que a comida não é a protagonista, que custa mais do que vale, blá blá blá. Se você está indo pela primeira vez a Estocolmo (e vamos combinar que não é todo mundo que vai várias vezes a Estocolmo), você deve dedicar uma refeição a conhecer o badalado e disputado Aifur, o restaurante viking de Estocolmo! Restaurante viking?! Pois é, o Aifur se destaca na gastronomia de Estocolmo por ser um restaurante dedicado à cultura viking, com direito à toda uma experiência viking do começo ao fim! Preparados?!

Restaurantes em Estocolmo

Restaurantes em Estocolmo: como é o Restaurante Aifur?

É uma portinha no centro histórico que leva ao piso subterrâneo onde toda a magia acontece. Chegando lá, prepare-se para entrar numa máquina do tempo e voltar alguns séculos atrás, onde a música, os garçons, a decoração, o menu, a bebida, enfim, cada detalhe é pensado para que a gente disfrute da atmosfera como se fossemos verdadeiros vikings! Não vou fazer spoiler do lugar, mas prepare-se para se supreender! A sua mesa provavelmente será compartilhada com outras pessoas e lá pela terceira cerveja você já fez amizade com o restaurante inteiro! O menu é rústico e a cerveja é forte, mas ah, somos vikings, quem se importa! Dependendo do dia escolhido você vai ouvir música local tocada com instrumentos já desaparecidos da atualidade, e tudo vai fazer sentido quando você começar a degustar a sua carne de caça com um garfo que mais parece um espeto de churrasco! Sim, a esta altura você já será mais viking que muitos ao seu redor e olha que ainda nem chegou o prato principal!

Restaurantes em Estocolmo

Menu do Restaurante Aifur

O menu do Restaurante Aifur é histórico e explicativo. Cada prato contém uma breve descrição da comida e da história, o que deixa a experiência bastante interessante e intensa. Eu pedi um cordeiro marinado com vegetais ao mel e ervas aromáticas. O Diego foi de Bife acebolado com um bolinho de mandioquinha (acho que era isso!) e molho de vinho tinto. Para beber, ambos pedimos as cervejas da casa e o resultado foi tremendo para nossas barrigas! Era tanta comida, mas tanta comida que tivemos que caminhar um monte antes de voltar pro hotel para poder fazer a digestão! É claro que não aguentamos pedir a sobremesa, portanto, seja sábio na escolha do seu menu e peça algo para dividir! Ou então, mete o pé na jaca como a gente e depois me diz se você aguentou o docinho no final!

restaurante-viking

Onde fica o Restaurante Aifur?

O Restaurante Aifur fica no centro histórico de Estocolmo, conhecido como Gamla Stan. Fica numa zona onde há vários restaurantes em Estocolmo, portanto, é bem fácil de achar! A rua é a Västerlånggatan, uma das ruas mais pop do centro histórico! O endereço completo é o Västerlånggatan 68b, 111 29 Gamla Stan. Agora, lembre-se de reservar a sua mesa com antecedência pelo telefone (+46 [0]8-201055 ) ou pela internet neste link aqui. (Dica: por telefone é mais fácil de reservar!). Recomendo que você faça a reserva com pelo menos 4 noites de antecedência, para evitar te darem um lugar ruinzinho. Caso não seja possível, provavelmente te darão uma esquina para ficar por algumas horas limitadas, portanto, melhor se programar. O restaurante funciona somente à noite, de segunda à quinta das 17h às 23h e de sexta e sábado, das 17h à 1h.

Links úteis para a sua viagem em Estocolmo

Se você está montando a sua rota em Estocolmo, acho que vai gostar destes links! O post sobre o que fazer em Estocolmo tem várias dicas completinhas para que você aproveite tudo durante a sua viagem pela cidade, tudo bem resumido pra facilitar a sua vida. Você também pode gostar dos seguintes posts sobre os museus que a gente visitou durante a nossa viagem:

Também comemos em um restaurante super legal, o Restaurante Aifur e visitamos esta tradicional loja de doces suecos! Acho que você vai curtir ambos os passeios! Para ler todos os posts da Suécia, clique aqui.

Bom, você provavelmente vai querer comprar um chip de internet 3G na Suécia, certo? Então dá uma olhada neste post com a nossa experiência. E se quiser saber como chegar do Aeroporto até o centro de Estocolmo usando o transporte público, clique aqui. Ah, aqui neste post damos as dicas de onde ficar em Estocolmo. E aqui tem o link com vários hotéis legais para se hospedar em Estocolmo.

Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa legal, como por exemplo este cruzeiro com brunch saindo de Estocolmo ou a entrada no museu Skansen ao ar livre. Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular sem precisar imprimir.

E recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.