Viajar para um país diferente é sempre uma aventura, e essa aventura é muito mais legal quando a viagem é feita de trem! Viajar de trem é uma delícia e é uma ótima maneira de conhecer um país novo: de trem você observa as paisagens daquele país e conhece coisas que você jamais conheceria se viajasse só de avião, por exemplo.

No Brasil nós não usamos o trem como um meio de transporte para viajar entre cidades, então sempre há muitos mitos sobre as viagens de trens fora do país! Vou tentar desvendar estes mitos no post de hoje, quem sabe você já não compra logo a sua passagem de trem para a sua próxima trip?

Como fazer uma viagem de trem?!

Parece complicado, mas viajar de trem não tem nada de difícil! Aliás, depois que você entende as “manhas” das estações de trem, é uma maravilha!

A primeira coisa que você precisa saber é que os trens são divididos em primeira e segunda classes, e a passagem mais barata, obviamente, é sempre na segunda classe. Na maioria dos países que investem neste sistema de transporte, os lugares da segunda classe são tão bons que você nem vai se preocupar com a primeira classe. Normalmente a diferença é que na 1a classe tem internet wi-fi grátis e uns assentos melhorzinhos. Agora se o país for mais desorganizado, pode ser que tenha uma diferença notável no conforto entre a primeira e a segunda classe. Aí você tem que decidir o que te convém mais, para mim o conveniente sempre foi pagar menos! 😀

Onde comprar o bilhete de trem?

Você pode comprar o bilhete nas máquinas automáticas e bilheterias das estações de trem ou pela internet. Eu sempre recomendo comprar on-line porque é onde o preço sai mais barato! Já o preço das máquinas automáticas e das bilheterias são iguais entre si, mas um pouquinho mais caros que pela internet.

Há vários sites especializados na venda dos bilhetes de trem pela internet. Alguns deles revendem os bilhetes que as empresas disponibilizam e às vezes publicitam promoções, o que pode ser uma vantagem, mas não é sempre. Eu recomendo que você procure no google daquele país a infomação sobre quem operacionaliza o trajeto que você procura e compre diretamente deles, sem intermediários. Por exemplo, se você vai viajar para a Itália e quer fazer de trem o trajeto Roma-Veneza vá no Google Maps, digite os nomes das cidades e escolha a opção transporte público. O Google vai te dizer quais são os trens de cada rota e daí você decide como comprar seu bilhete.

O que é melhor, viajar de trem ou de avião?

Eu diria que depende muito de onde você está e para onde quer ir. Se a distância for muito grande, realmente não compensa ir em trem, primeiro que o preço será mais alto (já que todos os custos da linha estarão incluídos no preço) e você passará muito tempo dentro do trem, o que às vezes é um desperdício, dependendo da quantidade de dias para suas férias. Eu geralmente considero que até 5 horas de viagem compensa viajar de trem, mais do que isso é melhor procurar uma companhia aérea. Há opções de cia aérea Low Cost que podem ser muito econômicas.

Se a viagem for muito longa, leve um lanchinho com você, porque nem sempre há a opção de lanchonete dentro do trem. E dependendo do mês, pode ser um pouco mais frio dentro do trem (ainda que os sistemas de calefação geralmente funcionem bem), portanto, considere levar um cobertorzinho de viagem dependendo do país.

Dentro do trem, tem alguma regra?

Bom, em alguns trens vem marcado o lugar do seu assento. O trem está dividido por vagões, então você precisa encontrar o vagão certo e dentro do vagão, o seu lugar. As malas pequenas normalmente cabem nos compartimentos superiores e se a mala for muito grande, deve posicioná-la na entrada do vagão. Não há limites de bagagem ou peso, mas se eu fosse você, tentaria viajar com o mínimo de peso e malas possível. Ficar carregando coisas sem necessidade é muito chato.

Bom, há também algumas regras de convivência! Por exemplo, não é permitido fumar a bordo dos trens. Se você for com um grupo grande, modere o volume das conversas, já que terão outros passageiros dormindo. Cuidado com alimentos com cheiro muito forte também. Fora isso, é só aproveitar a viagem! 😉

Trem da Madrugada

Há quem viaje de trem de madrugada para economizar uma noite de hotel. Eu já fiz isso, mas acredite, não vale a pena. Era muito melhor ter dormido bem naquela noite e ter energia suficiente para aproveitar o dia seguinte. O trem pode ser legal durante o dia, mas viajar de madrugada, além de não se ver nada, é bem desconfortável e um tanto quanto perigoso. Se ainda assim você quiser arriscar, lembre-se de guardar bem os seus pertences e fique de olho em expertinhos, de madrugada eles são mais ousados!

Quais as melhores rotas para se fazer de trem?

Normalmente as rotas de trem são gostosas porque é possível ver a paisagem, observar as fazendas, montanhas, rios de cada lugar. Mas é claro que há rotas mais bonitas que outras. Se você está planejando uma viagem de trem pela Europa, considere ler o post 10 melhores rotas de trem da Europa, tem umas dicas bem legais sobre os melhores roteiros de trem pelo continente! 😀

É isso! Espero que a sua viagem de trem seja incrível!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com