Hoje a dica é para quem vai encarar uma viagem Low Cost pela primeira vez. Os preços inacreditáveis destas viagens podem até animar, mas para a viagem não seja um completo desastre, é bom estar atento às seguintes dicas, confira!

1. O que é um vôo Low Cost?

As empresas Low Cost se especializaram em oferecer vôos comerciais muito baratos, bem abaixo da média do mercado. Para isso, elas precisam cortar os custos de operações, ou seja, reduzir tudo o que por possível para que eles tenham algum lucro, vendendo a passagem tão barata. Para isso eles cortaram a comida, o serviço de bordo, a impressão dos bilhetes, o despacho de bagagem, reduziram o pessoal de bordo e em terra e finalmente, utilizam aeronaves mais simples, que não oferecem nenhum conforto interno, só o mínimo possível – tipo, tem um banheiro unissex, tem poltrona (não reclinável), tem cinto de segurança e janela. Deu pra entender o porquê da aventura Low Cost, né?

2. Mas o preço é muito bom…

Sim, o preço das Low Costs é geralmente muito bom. Já encontrei vôos por 10, 15, 20 euros dentro da Europa. Estados Unidos também tem ofertas muito baratas. Mas existem algumas coisas que talvez você não saiba sobre estes preços: eles geralmente variam de acordo com o aeroporto. Para reduzir tanto os custos é bem comum que tais companhias aéreas operem em aeroportos secundários, que custam menos para as empresas. Ou seja, você precisa considerar o trajeto da cidade que você está até este aeroporto secundário. Em Paris, por exemplo, eles normalmente operam no aeroporto Beauvais, que é longe pra caramba! O transporte até lá custa bem mais caro, daí você deve calcular se este preço ainda assim vale a pena.

3. Ok, calculei e ainda vale a pena!

Muito bem, vai viajar gastando pouco!!! Agora você precisa saber que a sua mala deve ser pequena, pequena o suficiente para caber dentro do compartimento superior do seu assento e não pode ultrapassar os 10kg ou 15kg, dependendo da cia aérea. Você só tem direito levar uma única bagagem, e isso inclui a sua bolsa. Ou seja, deve colocar a bolsa dentro da mala para o check in e ainda assim, ela não pode superar o limite de peso permitido. Fora isso, as cias áereas Low Cost também definem limites de tamanho para a sua mala. Nos sites de todas elas tem o detalhe de cada tamanho máximo permitido, a Ryanair por exemplo só permite no máximo maletas com as seguintes dimentsões: 55cmX40cmX20cm. Pegue uma régua e verifique o tamanho da sua mala, porque se passar destes tamanhos eles não deixam embarcar com a maleta e você terá que pagar o despacho…

4. Pagar o despacho?!

Isso mesmo. Se a sua maleta for grande, você não poderá embarcar com ela dentro do avião, terá que despachar tudo. E daí você vai pagar caro! Talvez mais caro que o próprio bilhete que você comprou! Portanto, caso seja necessário despachar a maleta, escolha esta opção no momento da compra do bilhete. Quando você compra o despacho com antecedência o preço é muito melhor do que na hora, no guichê.

5. O que mais se paga?

Se você deixar para fazer o checkin na hora, também vai pagar caro. E se não tiver o bilhete impresso, pagará ainda mais. Portanto, planeje-se para fazer o check-in online e imprimir os bilhetes antes de chegar ao aeroporto.

Com o check-in online e o bilhete impresso, nem precisa ir ao guichê da cia aérea, somente se precisar despachar alguma mala. Feito isso, você pode se dirigir diretamente ao portão de embarque e esperar a chamada do seu vôo.

6. No embarque

Na hora de embarcar eles vão anunciar o vôo e você vai ver uma fila gigante de formar em questão de instantes! Isso porque dentro do avião não tem lugar marcado, é chegar e sentar. A exceção vale para quem optou por escolher o assento antes, e claro, teve que pagar por isso. É na hora do embarque que acontece a confusão, os funcionários vão barrar as pessoas com malas grandes e mais de 1 volume e você vai ver muita gente irritada por perto. Como você já colocou sua bolsa dentro da mala e já está preparado sobre os limites de bagagem, tenho certeza que nenhuma surpresa vai acontecer com você.

7. No avião

Depois que você já entrou no avião e colocou sua mala no compartimento superior, é hora de sentar e relaxar!

Bom, não tanto assim, talvez a sua poltrona não recline, e não é porque você sentou na saída de emergência sem querer.

Fora isso, a cia aérea vai tentar te vender vários serviços dentro do vôo, como os lanchinhos, serviços multimídia, produtos do freeshop, já vi até cia aérea vendendo cigarro eletrônico!

Se quiser comprar alguma coisa, leia as descrições dos folhetos com cuidado e tenha finalmente uma boa viagem! 😀

Qual a melhor Low Cost para voar?!

Isso depende muito de qual país você vai viajar. Neste link aqui você vai ver as cias aéreas Low Cost por continente, pode te ajudar a procurar os melhores preços de cada lugar. Outra dica é usar o site Skyscanner para procurar os melhores preços de cias áereas Low Cost. O Google Flights não ajuda muito no caso de Low Costs… 🙁 Hoje em dia os melhores preços são na terça-feira à tarde. Os piores são sexta-feira e domingo! E claro, se na cidade for acontecer algum evento diferente, prepare o bolso porque certamente estará mais caro!

No fim das contas é sempre bom considerar isso antes de comprar um bilhete Low Cost. Se alguém me tivesse dito isso antes da minha viagem eu teria economizado algum dinheiro! Espero que te ajude a não cair em cilada e fazer uma boa viagem!

E aí, partiu Low Cost?!

Se você achou este post útil, compartilhe com seus amigos! Pode ser que você se interesse ainda pelo post sobre as dicas para viajar de trem ou dúvidas sobre o visto para brasileiros.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com