Essa é uma pergunta-pegadinha! Daquelas que não têm exatamente uma resposta certa e a melhor frase começa com “depende…” ZZzzzzz. Depende! Depende do quê? Do tamanho da sua viagem, para começo de conversa, e depois, do seu orçamento. Mas vamos generalizar para que o post tenha uma lógica interessante!

Vamos supor que você é um reles mortal como a maioria das pessoas na face da terra e que vai tirar férias para viajar pro exterior! Uhulll! Daí você quebra o cofrinho, compra as passagens de ida e de volta para passar 20 dias viajando pela Europa. Ou pelos Estados Unidos. Canadá, América Latina, whatever!

A questão é, vale a pena ver o maior número de cidades possível numa única viagem? Minha resposta: Em 20 dias? Não. Fisicamente será um desgaste enorme e honestamente, depois da 6a cidade você já não aguenta mais tanta novidade e não absorve nada, absolutamente nada do lugar. Se sua viagem for durar 3 meses, daí tudo bem, mochileiro né, você pode tudo! Mas tirar férias é outra coisa.

Mas Ju, é a minha primeira viagem, quero ver tudo!

Eu sei, eu sei…  Você vai viajar para aquele lugar pela primeira vez e quer conhecer o máximo de cidades para aproveitar literalmente tudo o que puder! Daí você resolve passar 1, 2 dias em cada cidade, fazer bate e volta frenéticamente, dormir no trem ou no busão para não perder tempo e assim por diante! “Dá pra conhecer a Suíça, Áustria e Alemanha em 4 dias, é tudo pertinho! E a França porque né, tem que ir à Paris. Londres porque é maravilhosa!!! E me falaram muito de Barcelona, então coloco Barcelona também! Daí, Roma, porque é o meu sonho de infância, também queria ir pra Praga e Budapeste porque vi um documentário…” E por aí vai. Esse é o erro número 1 de viajantes de primeira viagem.

Aprendendo com os erros…

Imagen

Eu confesso que já fiz uma viagem assim, lá quando tinha energia e idade para essas coisas, e te digo a real: você não vai gostar. Você vai viver intensamente a primeira, a segunda e possivelmente a terceira cidade, quando chegar na quarta a coisa já não será tão excitante assim, pelo cansaço e pela capacidade do seu cérebro de assimilar tanta coisa. Na quinta cidade você já estará bem cansado e provavelmente não vai conseguir fazer tudo o que queria, na sexta, sétima e oitava cidades você só vai tirar foto, sem nem entender o que tá rolando, a nona, décima e seguintes cidades você já não verá a hora de voltar para casa! Pensa comigo, você gastou um dinheirão para fazer essa viagem, será que vale a pena passar por isso?

No mundo imaginário tudo é possível, mas daí precisa passar pra prática. Numa viagem entre várias cidades é importante considerar as horas de deslocamento entre aeroportos até o seu ponto de apoio, seja ele um hostel, hotel ou casa de alguém. Considere que tem que ir até o aeroporto, fazer checkin, despachar malas, esperar o embarque tudo isso antes de voar, isso leva brincando umas 3 horas. Se você for de trem não precisa passar pelos procedimentos de vôo, mas o trem é mais lento né!

Daí precisa considerar o tempo para atividades vitais, tipo comer, tomar banho, dormir,  o básico. E finalmente o tempo que se gasta visitando as atrações de cada cidade, e te conto a verdade: não será possível ver tudo no mesmo dia, até porque as cidades são grandes e demora um tempo até que se aprenda como funciona o transporte, onde estão localizados os pontos de interesse, quais lugares visitar, essas coisas.

Ok, entendi! Agora ajuda!

Ajudo! Recomendo primeiro que você faça a conta ao contrário. A pergunta certa não é quantas cidades ver em uma viagem mas sim, quantos dias se viaja em cada cidade. Fazendo essa pergunta você pode planejar melhor as suas férias e aproveitar direito a sua viagem!

Para cidades grandes (capitais, cidades com mais de 1milhão de habitantes!) o ideal é passar uns 4 dias em cada. Assim você vai conseguir conhecer a cidade e não somente os pontos turísticos mais badalados (ok para tirar foto na estátua da liberdade ou na torre eiffel, mas sua viagem não pode ser só isso, né!!!) Para cidades pequenas (pela lógica, com menos de 1 milhão de habitantes) você pode considerar passar dois dias, mas só se a cidade for realmente pequetica. Algumas destas cidades podem virar bate e volta desde uma cidade grande, se estiverem por perto (tipo 1h30 de distância!), neste caso considere passar um dia a mais na cidade maior.

Com isso em mente, planeje seu itinerário, de acordo com os dias que você tem disponíveis para viajar! E leve em conta as horas de deslocamento entre cada cidade, seja de trem, de ônibus ou de avião!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com