Um assunto muito procurado pelos leitores de qualquer blog de viagem é “dúvidas sobre o visto para brasileiros nas viagens internacionais”. Hoje você vai conhecer alguns detalhes sobre o visto de turista, quais países exigem visto de turista para brasileiros e o que fazer no caso dos países que exigem o visto de turista somente na entrada da imigração.

O que é o visto de turista?

O visto de turista é um visto que te permite viajar como turista! 😛
Por exemplo, para ir visitar a Disney ou conhecer Las Vegas, você vai precisar de um visto de turista para entrar nos Estados Unidos. Este visto não te permite algumas coisas, como fazer negócios no país, estudar por um período longo, fazer um curso que dure mais de 4 horas por dia ou trabalhar. É só para passear mesmo!

Preciso desse visto para todos os países?

Não, essa é uma boa notícia para nós, brasileiros! Há vários países que não exigem o visto prévio antes da viagem, e isso é uma baita ajuda para quem está querendo fazer um mochilão, por exemplo.

Mas não pense que está tudo resolvido! A não exigência desse visto significa que a burocracia é reduzida, mas saiba que a imigração de alguns países é bastante rigorosa e você precisa estar atento às documentações exigidas na entrada do país.

Se você não levar alguns documentos (como o comprovante de renda, por exemplo) você corre o risco de ser barrado pela polícia federal daquele país!!! Lá no fim do post eu falo mais sobre isso, dá uma olhada.

Ok, entendi. E em quais países eu preciso de visto?

Esta é uma boa pergunta! Esta lista está sempre sendo atualizada, porque depende dos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas e como tais relações avançam ou regridem neste sentido. No site do Ministério das Relações Exteriores (o Itamaraty) têm uma lista com toda a informação necessária sobre os vistos e com base nesta infomação eu montei um listão geral, com todos os países do mundo!

Aqui você vê o listão com a informação de quais países exigem o visto para brasileiros e quais não. 🙂

O que eu preciso fazer para conseguir o visto?

Basicamente deve seguir as regras das embaixadas de cada país no Brasil. A coisa chata é que tem alguns países no mundo que não possuem embaixada ou consulado no Brasil, então você terá que recorrer à embaixada de outro país. Mas calma, este seria o caso se você quisesse viajar para algum lugar tipo o Butão.

As embaixadas ficam em Brasília e há países com consulados espalhados por outras capitais no Brasil também. Normalmente, para conceder o visto, o país vai precisar checar se você só tem a intenção de passear por lá mesmo ou se tá querendo dar o golpe. Então eles vão te pedir comprovantes de renda e endereço no Brasil, reserva de hotéis e reserva de vôos de ida e volta, comprovantes de que você possui dinheiro o suficiente para o período que você planeja viajar, um seguro de viagem que cubra acidentes pessoais e o formulário para pedido de visto.

Mas sempre consulte no site da embaixada desse país a lista completa de documentos necessários para o visto. Depois disso, eles vão marcar uma entrevista com você e você deverá apresentar todos os seus documentos e responder às perguntas. Seja pontual e sempre muito honesto com a pessoa que está te entrevistando! Se você só quer passear, não vai ter muita dificuldade nessa hora! 😉

Vou pra Europa! Preciso de visto?

Não. A União Europeia está  no grupo de países que não exigem visto dos brasileiros para entrada dos países membros. Os países membros da União Européia são Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Mas separe seus documentos como se você precisasse desse visto! Aqui vai um check list dos documentos para levar com você, sempre que você for entrar em território europeu:

1. Passaporte! Há!
2. Bilhete aéreo de ida e de volta
3. Reservas dos hotéis
4. Caso fique na casa de algum amigo, carta-convite assinada por este amigo*
5. Seguro de saúde
6. Comprovante de renda no Brasil
7. Comprovante de endereço no Brasil
8. Se você for autônomo, comprovante de receitas
9. Se trouxer consigo o Visa Travel Money ou cartão de crédito, tenha um extrato do cartão, com o limite de crédito disponível
10. Uma quantia de dinheiro vivo (não leve muito, mas é sempre bom ter caso pinte alguma emergência) se eles pedirem, você deve mostrar.

* O ideal é que a carta convite seja escrita no idioma daquele país e também em inglês.

Bom, o básico sobre vistos de turista para brasileiros é isso! Se você precisar de mais informações sobre este assunto, é só enviar uma mensagem abaixo que eu te respondo!

Boa viagem!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com