Um assunto muito procurado pelos leitores de qualquer blog de viagem é “dúvidas sobre o visto para brasileiros nas viagens internacionais”. Hoje você vai conhecer alguns detalhes sobre o visto de turista, quais países exigem visto de turista para brasileiros e o que fazer no caso dos países que exigem o visto de turista somente na entrada da imigração.
O que é o visto de turista?
O visto de turista é um visto que te permite viajar como turista! 😛
Por exemplo, para ir visitar a Disney ou conhecer Las Vegas, você vai precisar de um visto de turista para entrar nos Estados Unidos. Este visto não te permite algumas coisas, como fazer negócios no país, estudar por um período longo, fazer um curso que dure mais de 4 horas por dia ou trabalhar. É só para passear mesmo!
Preciso desse visto para todos os países?
Não, essa é uma boa notícia para nós, brasileiros! Há vários países que não exigem o visto prévio antes da viagem, e isso é uma baita ajuda para quem está querendo fazer um mochilão, por exemplo.
Mas não pense que está tudo resolvido! A não exigência desse visto significa que a burocracia é reduzida, mas saiba que a imigração de alguns países é bastante rigorosa e você precisa estar atento às documentações exigidas na entrada do país.
Se você não levar alguns documentos (como o comprovante de renda, por exemplo) você corre o risco de ser barrado pela polícia federal daquele país!!! Lá no fim do post eu falo mais sobre isso, dá uma olhada.
Ok, entendi. E em quais países eu preciso de visto?
Esta é uma boa pergunta! Esta lista está sempre sendo atualizada, porque depende dos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas e como tais relações avançam ou regridem neste sentido. No site do Ministério das Relações Exteriores (o Itamaraty) têm uma lista com toda a informação necessária sobre os vistos e com base nesta infomação eu montei um listão geral, com todos os países do mundo!
Aqui você vê o listão com a informação de quais países exigem o visto para brasileiros e quais não. 🙂
O que eu preciso fazer para conseguir o visto?
Basicamente deve seguir as regras das embaixadas de cada país no Brasil. A coisa chata é que tem alguns países no mundo que não possuem embaixada ou consulado no Brasil, então você terá que recorrer à embaixada de outro país. Mas calma, este seria o caso se você quisesse viajar para algum lugar tipo o Butão.
As embaixadas ficam em Brasília e há países com consulados espalhados por outras capitais no Brasil também. Normalmente, para conceder o visto, o país vai precisar checar se você só tem a intenção de passear por lá mesmo ou se tá querendo dar o golpe. Então eles vão te pedir comprovantes de renda e endereço no Brasil, reserva de hotéis e reserva de vôos de ida e volta, comprovantes de que você possui dinheiro o suficiente para o período que você planeja viajar, um seguro de viagem que cubra acidentes pessoais e o formulário para pedido de visto.
Mas sempre consulte no site da embaixada desse país a lista completa de documentos necessários para o visto. Depois disso, eles vão marcar uma entrevista com você e você deverá apresentar todos os seus documentos e responder às perguntas. Seja pontual e sempre muito honesto com a pessoa que está te entrevistando! Se você só quer passear, não vai ter muita dificuldade nessa hora! 😉
Vou pra Europa! Preciso de visto?
Não. A União Europeia está no grupo de países que não exigem visto dos brasileiros para entrada dos países membros. Os países membros da União Européia são Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.
Mas separe seus documentos como se você precisasse desse visto! Aqui vai um check list dos documentos para levar com você, sempre que você for entrar em território europeu:
1. Passaporte! Há!
2. Bilhete aéreo de ida e de volta
3. Reservas dos hotéis
4. Caso fique na casa de algum amigo, carta-convite assinada por este amigo*
5. Seguro de saúde
6. Comprovante de renda no Brasil
7. Comprovante de endereço no Brasil
8. Se você for autônomo, comprovante de receitas
9. Se trouxer consigo o Visa Travel Money ou cartão de crédito, tenha um extrato do cartão, com o limite de crédito disponível
10. Uma quantia de dinheiro vivo (não leve muito, mas é sempre bom ter caso pinte alguma emergência) se eles pedirem, você deve mostrar.
Bom, o básico sobre vistos de turista para brasileiros é isso! Se você precisar de mais informações sobre este assunto, é só enviar uma mensagem abaixo que eu te respondo!
Boa viagem!
Links úteis para a sua viagem
Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!
Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.
Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.
Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!
Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.
Booking.com
Olá! Pretendo chegar a Suíça por Berna, de trem, vindo da Itália. Nas estações de trem também há essa burocracia com imigração? Ano passado fiz Itália – França e não houve burocracia alguma, mas ambos são União Europeia, já Itália – Suíça (que não faz parte da UE) não sei como seria o procedimento. Obrigado!
Oi Marcio! Normalmente não há muita burocracia, já que apesar de não fazer parte da UE, a Suíça assina o acordo de Schengen, que compartilha as fronteiras com os demais países. Agora, pode ser que algum fiscal ou polícia dentro do trem peçam para ver o passaporte, mas nada a temer se você entrou com todos os documentos certinhos. Abraços!
Olá, boa tarde!
Estou pretendendo passar férias em Zurique no meio deste ano (provavelmente indo no final de junho e voltando no final de julho) , tenho uma prima que mora lá e me convidou. Minhas dúvidas são sobre o valor que devo levar, considerando que não terei gastos com hospedagem, mas qual seria uma média de valor diário pra que eu possa ficar tranquila por lá? Apesar de não exigirem visto, quais os outros documentos que vocês sugerem que eu leve pra que não passe aperto na imigração? Pra essa época do ano, preciso levar roupas de frio? E quanto aos gostos com transporte público, quanto preciso levar em média só pra isso?
Desde já, agradeço!
Oi Vanessa! Para a imigração, recomendo levar todos os documentos que comprovem que você tem recursos financeiros para a viagem, a carta de convite da sua prima, o seguro de saúde, o cartão de crédito internacional com limite e dinheiro em cash. É difícil estimar gastos, a Suíça é um país bem caro e tudo depende do seu estilo de vida, mas eu diria que uma refeição padrão em restaurante médio custa cerca de 25CHF por pessoa, o transporte diário pode custar entre 8,30 e 15chf por pessoa e não precisa trazer muitas roupas de frio, somente se quiser subir a montanha. Espero que o verão esteja bombando nessa época! 😀 Abraços!
Muito obrigada!!
Oi! Excelente blog!
Não sei se você consegue me ajudar…
O vôo que estou pesquisando, tanto na ida quanto na volta, tem conexão em Portugal de 2 a 3 horas. Você acha isso suficiente pra não ter problemas?
Obrigada!!
Oi Isis! Olha, normalmente 2h a 3h são suficientes para chegar, fazer a imigração e seguir para o portão de embarque do próximo vôo. Como você provavelmente não precisará retirar a mala neste momento, o tempo costuma ser tranquilo. Avise no embarque / desembarque que você tem uma conexão apertada para o próximo destino, assim você pode negociar prioridade nas filas. Boa viagem!
Oi juliana, si meu marido receber um contrato de trabalho na Suíça e formos a família isso vai ser ruim quando passarmos na imigração? Podemos entrar facilmenti com o contrato de trabalho dele?
Oi Tais,
Se ele tiver um contrato de trabalho, ele precisará ter o visto de trabalho antes de passar pela imigração, e isto será possível via consulado suíço no Brasil.
Durante a tramitação do visto de trabalho do seu marido, você precisa pedir o seu visto também, e isso é melhor vocês fazerem juntos, assim vocês viajam juntos e entram sem nenhum problema na Suíça.
Abraços
Oi Juliana, irei visitar Zurique agora dia 07.01.2016 e ficarei apenas 4 dias em zurique e depois voou para Paris , e retorno para Zurique dia 15/ 01 ficando apenas 1 noite e retorno ao Brasil. gostaria de uma dica sua de lojas de suplementos se vc conhece alguma indicar..
Boa noite, estou indo para zurique proxímo mês e tenho um pouco de receio na imigração, eles normalmente falam em inglês? tenho receio pois não tenho fluência no idioma, mas já ouvi falar que podemos solicitar um tradutor. se necessário, sabe se isso é verdade? grata
Oi Fernanda! A imigração costuma ser bastante tranquila em Zurique, e sim, todos falam inglês. Tenha em mãos todos os documentos e na hora da entrevista, mostre a passagem de volta, é o que mais importa pra eles. Também tenha comprovante do dinheiro e se tiver, mostre as reservas nos hotéis. Fique tranquila! Boa viagem!
Oi Juliana, uma correçao…Cingapura nao necessita de visto para brasileiros! Eu fui e chequei esta informaçao, mesmo eu sendo Suiça tambem!
Oi Patrícia! Obrigada pela correção, o site do Itamaraty está desatualizado. Vou corrigir! Beijos!