Se você também viaja de classe econômica, talvez precise de algumas dicas para sobreviver a viagens de longa duração. Viajar por intermináveis horas num espaço tão limitado pode ser bem desafiador, não tem jeito. É sempre muito cansativo fazer um vôo internacional, ainda mais se você é um reles mortal como eu sem grana para uma classe executiva! Mas eu tenho alguns truques para que os voos longos passem mais rápido ou pelo menos, que sejam menos cansativos. Dá uma olhada nestas dicas para sobreviver a viagens de longa duração, espero que te ajudem também!

Dicas para voos longos

1. Leve sempre uma boa malinha de mão

Eu sempre levo uma malinha de mão, sempre! Nessa malinha vão poucos itens, mas essenciais. Por isso ela não pode ser abarrotada de coisas, é importante que você saiba tudo o que está na malinha e exatamente o lugar de cada coisa, para que na hora que você precise delas, não fique revirando a mala até encontrá-las. Na minha malinha de mão vai sempre:

  • Peças de roupa de emergência (caso a mala principal não chegue, eu pelo menos posso tomar um banho e trocar de roupa!)
  • Um moletom bem confortável e quentinho
  • 1 par de meias quentinhas
  • Meus fones de ouvido
  • Se for uma viagem de vários dias, meu laptop
  • 1 travesseiro de viagem
  • Minha nécessaire

As peças de roupa de emergência sempre guardo no fundo da malinha, porque não precisarei delas durante o voo. O computador guardo dentro da capinha num compartimento da abertura da mala. Os fones, as meias, o travesseiro e o moletom estão na parte interna, sobre as roupas de emergência. E a nécessaire sempre em alguma parte externa.

2. Prepare a nécessaire essencial

Minha nécessaire sempre vai com escova e pasta de dentes, um hidratante de mãos e outro de rosto, lenços umedecidos, algodão e demaquilante, e por fim, um pouco de maquiagem. Toda vez que vou ao banheiro do avião, levo minha nécessaire comigo. Seja para escovar os dentes, seja para lavar o rosto e me sentir um pouco mais fresca, seja para remover e refazer a maquiagem.

Dica: nunca use muita maquiagem para um voo longo. Nada de base, pó, sombra… Eu sempre passo só um rímel, um pouco de blush e um gloss, só para não ficar com aquela cara de acabada depois de 15h voando.

3. Esqueça as lentes de contato

Se você também usa lentes de contato, no dia do voo guarde-as na caixinha e use óculos. Em voos longos é bem provável que as lentes ressequem, e se você cair no sono, pior ainda. Melhor evitar problemas, coceiras ou contaminação e usar óculos neste dia.

4. Use as roupas certas

No dia do voo, use roupas confortáveis, como legging de algodão ou peças bem soltinhas. Nada de roupas apertadas que marquem a silhueta ou materiais sintéticos, pois eles são mega desconfortáveis e podem prender a circulação. Em voos longos eu também evitaria usar vestidos curtos, primeiro pelo frio, segundo, pelo inconveniente de ter que ficar cuidando se o vestido está no lugar certo enquanto você está sentada. Minha roupa de viagem ideal é sempre uma calça confortável, camiseta soltinha e tênis. Se sentir frio, o moletom que está dentro da mala ajuda!

5. Prepare as meias e sapatos adequados

Eu sempre uso meias, mas ultimamente tentei o truque de usar meias de viagem. São meias longas até o joelho, que comprimem as pernas, “ajudando” a circulação. Meu vôo era de 18 horas. Na metade do vôo eu comecei a sentir o aperto bem desconfortável na altura do joelho e desci um pouco as meias. Quando eu cheguei no meu destino minhas pernas  pareciam duas batatas roxas! Não use estas meias!!! Elas são perigosas! Use meias de algodão normais, fininhas, que não marquem a canela.

Se sentir frio durante o vôo, vista o par de meias quentinhas que você trouxe na malinha de mão. Outra coisa, tire o sapato durante o vôo (pelo amor de Deus, não tire se você tem chulé!!!) e de vez em quando, mexa os dedos do pé. Isso ajuda na circulação.

6. Levante-se durante o voo

Durante o voo, levante-se no máximo a cada 3 horas, não espere mais que isso! Vá ao banheiro ou simplesmente levante-se da poltrona para esticar as pernas e melhorar a circulação das pernas. Ficar sentado o tempo inteiro durante um voo longo pode provocar inchaço nas pernas e muita dor muscular.

7. Tenha o seu fone de ouvido

Leve seu próprio fone de ouvido para o sistema de entretenimento no voo. Tudo bem que as companhias aéreas fornecem fones, mas na real, estes fones nem sempre funcionam, você vai ficar lutando para encaixá-los no seu ouvido, vai querer aumentar o volume e mesmo assim não vai ouvir direito, sei lá, é fone de companhia aérea! Com os seus fones de sempre, você não terá esse problema!

8. Seja esperto com a comida do avião

Se tem uma hora que você precisa ser inteligente com a escolha do alimento, a hora é dentro do avião! Evite: ovos, bacon, leguminosas e qualquer coisa que provoque incômodos ou gases!!! Entre massa e qualquer outra coisa no menu, eu sempre peço massa. É mais leve e fácil de digerir. Ah, eu também peço sempre uma (é uma, só uma!!!) taça de vinho. Nem sempre te oferecem, mas saiba que em vôos internacionais sempre tem vinho, mesmo na classe econômica. O vinho ajuda a relaxar e acompanha a comida melhor que refrigerante, suco de caixinha ou cerveja. Mas repito, é uma taça! Nada de ficar bêbado em vôo, é a maior roubada – tanto para você como para os outros passageiros.

9. Hidrate-se

Peça sempre água, seja junto com a comida ou não. Água vai te fazer ir ao banheiro e levantar-se, mexendo as suas pernas. E vai te manter hidratado durante aquelas horas de plena secura dentro do voo. Além disso, lembre-se de passar o creminho de mãos sempre que sentir a pele ressecando, e isso vai acontecer bastante num voo longo!

10. Durma

O travesseiro de voo é talvez uma das melhores invenções modernas de viagem, mesmo que você odeie este acessório. Ele é muito útil dentro de um voo longo. Os travesseiros que as cias aéreas fornecem não suportam o pescoço, portanto, use o travesseiro do avião na sua lombar e o seu próprio travesseiro no pescoço. Você vai sentir a diferença! Uma máscara de dormir ajuda (e muito), procure aquelas com elástico mais soltinho, e para finalizar o voo como um expert, coloque ou seus fones de ouvido, ou tampões de ouvido enquanto você cochila. Vai ver que o vôo vai passar bem mais rápido assim!

E você, também tem truques para que os vôos longos não sejam tão longos assim?
Me conta!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com