Muita gente me pergunta sobre qual a melhor forma de viajar barato pela Europa, se trem, ônibus ou avião low cost. Eu sempre respondo: depende. Depende de quanto tempo você tem para se planejar, depende dos dias que você pretende passar viajando, depende das distâncias que você quer percorrer e depende do tamanho da sua mala. As viagens de trem normalmente são mais baratas que avião para trechos mais curtos, isso se você busca os preços nos sites certos. E normalmente, as passagens de ônibus são as mais baratas de todas, também variando de acordo com a distância e a sua audácia na hora de buscar promoções, mas neste mundo de viagens baratas, tudo pode acontecer!
Para conseguir os melhores preços precisa ter um pouco de paciência, mas calma, tudo é possível! Hoje vou mostrar uns truques que podem ser muito úteis para ajudar você a planejar aquela viagem incrível com as melhores promoções, se liga!
Como viajar barato na Europa?
Antes de tudo, abra o Excel.
Éeeeeh planejar uma viagem barata sem abrir uma planilha é um pouco difícil. Pode ser um caderninho também, mas você vai precisar de algo que te ajude a lembrar dos preços, ofertas, empresas, datas, tudo isso. Daí você pode começar a procurar os preços e ir anotando tudo na sua planilha! Já abriu? Agora vamos começar o trabalho!
Pesquisando preços de trem
Para viagens de trem, existe um site chamado RAILEUROPE, que provavelmente é site que primeiro aparece quando você faz a busca de passagens de trem no Google, certo? A Raileurope é uma empresa que revende as passagens de trem, é tipo um decolar.com de trens, tá ligado? Normalmente as passagens que eles oferecem são mais caras do que se você comprar direto com a companhia que faz o trajeto. Para não perder dinheiro, sempre procure ver os preços de trem nas empresas nacionais e compare com os preços da RAILEUROPE ou qualquer outra empresa que seja revenda (ou distribuidora, como eles gostam de se chamar, mais phyno!)
Eu fiz um post há algum tempo explicando sobre como funcionam as viagens de trem pela Europa, se você quiser ler os detalhes,o link é esse aqui. Para conseguir os melhores preços, olha o que eu costumo fazer:
1º PASSO: Buscar no site da Raileurope
Aqui você terá uma idéia do preço que eles estão cobrando e de qual empresa opera este trajeto. Neste caso, por exemplo, de Paris para Amsterdam no dia 11/02, a empresa que fará o transporte é a THALYS e o preço mais em conta é de 50€.

2º PASSO: Ir no site da empresa que opera este trem
Neste caso, é a Thalys. Observe que todas as empresas que operam os trens também têm um site de vendas, a maioria com versões em inglês.
Parece igual né? Até que entra a bendita taxa de serviço. Comparando os dois sites, compensa ir de trem pela Thalys, anota isso na sua planilha!
Pesquisando bilhetes de avião
Para avião, o Google é bem mais eficiente, existe uma ferramenta chamada Google Flights (também fiz um post explicando direitinho a ferramenta Google Flights e outras ferramentas alternativas, aqui) que é onde eu busco a maioria das ofertas. O Google flights usa o sistema MATRIX, que também virou um mecanismo de busca. O design é tosco, mas confia que vem daí quase todas as buscas de todos os sites de busca de preços que você vê por aí.
A lógica é a mesma da passagem de trem. Depois de ver os preços na ferramenta de busca, entre nos sites das empresas que operam estes vôos e procure as ofertas diretamente por lá. O único inconveniente é que as empresas low cost nem sempre colocam seus preços nestas ferramentas. Daí você deve buscar uma por uma os preços das low cost. Mas atenção! Low Cost nem sempre é uma boa opção para economizar,aqui neste link eu explico melhor sobre isso.
As principais LOW COST na Europa são:
- Ryan Air: Cuidado com os preços, eles cobram taxas para despachar malas e nem sempre operam nos aeroportos principais.
- Easy Jet: Mesma coisa que a Ryan Air, mas eu tenho a impressão de que o serviço deles é um pouco melhor.
- Vueling: Low cost da Iberia, eu chamaria esta de Medium Cost. Os preços não são tão baratos quanto as primeiras, mas mais acessíveis que as empresas top.
- German Wings: Caso parecido com a Vueling, é a low cost da Lufthansa.
- Air Berlim: Esta é uma low cost alemã, independente.
Minha dica é entrar primeiro no Google Flights ou no MATRIX e veja as empresas que aparecem ali. Depois, entra nos sites das Low cost e vê se alguma opera nos aeroportos que você deseja. Se o preço for bom, coloca na planilha!
Pesquisando bilhetes de ônibus
Viajar de ônibus na Europa é a forma mais barata, via de regra. As passagens de ônibus são mais econômicas porque é a única vantagem deste meio de transporte, quando comparados com o avião ou o trem. Viajar de ônibus é mais lento e pode ser mais desconfortável, mas se você precisa economizar, essa pode ser uma boa alternativa. Eu aconselho ônibus quando 1. O budget da sua viagem é muito pequeno ou 2. A distância que você quer percorrer é pequena. Viagens com mais de 5h podem ser muito cansativas de ônibus ou de trem, fora que se perde um tempo precioso na estrada, portanto, veja se vale a pena!
Viajar de ônibus na Europa não é difícil nem perigoso, o único ponto negativo é encontrar as estações rodoviárias ou paradas de ônibus dentro das cidades. Eu viajei de ônibus na Suíça e quase perdi a passagem por não conseguir encontrar a parada em Zurique. Fique atento aos detalhes sempre!
Para pesquisar bons preços de ônibus, verifique direto no site das empresas, as maiores são a Eurolines e a Megabus, que operam em quase todo o continente com boas promoções.
Uma busca mais fácil
Para quem tem preguiça de pesquisar site por site, recentemente conheci um mecanismo de busca que já detalha os preços das passagens de avião, trem e ônibus num mesmo lugar. Ele não é exatamente o site mais completo, mas ajuda se você tá na dúvida do melhor preço por modalidade de transporte. O site é o GO Euro, um quebra galho! Mas se você quer garantir que terá o melhor preço, segue todos os passos acima que a coisa funciona! Enquanto não inventarem um google travel que faça tudo isso de uma forma confiável, o jeito é ter paciência e planejar!
Me tira uma dúvida. Se eu comprar um bilhete de trem com antecedência pelo site da companhia, como faço quando chegar a estação? É só imprimir na hora de compra e apresentar na estação?
Exatamente. Dependendo do país, é só entrar com o bilhete, em outros casos, mostre o bilhete na bilheteria e eles validam para você.
Oi Juliana! Grandes dicas hein , valeu! Aprendi muita coisa! Será a minha primeira vez na Europa. Destino? Croácia, Zagreb. Só que eu também quero ir a Kiev e não tem nem ônibus, nem trem e nem avião Low Coast pra lá. O que fazer? Ir descendo e dividindo a viagem?
Queria saber quanto o os lugares pra passear , e se for por Lisboa , por onde posso voltar pra ficar mais barato?
Oi Alessandra, essa é uma excelente pergunta. A gente tem a tendência de encaixar muitos lugares para poder “aproveitar o máximo” mas já foi provado que isso é um dos maiores erros. Aqui neste post (link) eu falo exatamente sobre esta dúvida, mas de forma geral, entre 4 a 5 cidades é mais que suficiente. Mais que isso você acaba entrando num estado de overdose de viagem e pode ser uma perda de dinheiro! Normalmente a ida e volta pelo mesmo lugar sai mais barato, mas veja se compensa a volta por Roma.
Boa viagem!
Muito obrigado pelas dicas! conseguiu reunir muitas informação de uma maneira objetiva e de fácil entendimento!!! ;)))
Oi Evaristo! Obrigada!!! Que bom que gostou do artigo!
Boa viagem pra você! 🙂
olá, será minha primeira vez na europa, e sempre que viajo alugo carro ,mas tenho lido muito sobre o transporte de trens, onibus, mas tenho um pouco de receio, mas em relação a custo o que acha?? adorei seu blog…
Oi Rejane!
Obrigada pela mensagem!
Bom, se você estiver viajando sozinha, compensa muito mais o transporte público. Se estiver viajando com mais de 3 pessoas, daí o carro fica mais econômico, se a distância e o tempo de viagem não forem muito altos. Se forem um casal pode dar na mesma, e neste caso, recomendo o transporte público!
Boa viagem!
Adorei as dicas
Oi Rita!
Obrigada!! 🙂
Adorei as dicas. Valeu.
Reservar com antecedencia é bem mais barato correto? Mas no caso de eu comprar no Brasil eu tenho que pagar taxa de envio da passagem? Eu mesmo imprimo? Taxa de emissão tb?
Oi Guilherme!
Você pode comprar com antecedência pela internet e imprimir os bilhetes em casa, se comprar direto nos sites das cias de cada país.
Taxa de envio é somente para receber o mesmo bilhete em casa, o que na minha opinião, não faz o menor sentido.
Espero ter ajudado! 🙂
Boa viagem!
ajudou sim muito obrigado 🙂
Gostaria de saber em relação às bagagens… Me disseram que se vc comprar todos os trechos no Brasil, vc poderá viajar com duas malas de 32… Será q se vc comprar direto do site europeu vc continuará podendo???
Oi Sandra,
Até onde eu seu, vôos internacionais saindo do Brasil dão direito a duas malas de 32kg, enquanto vôos internacionais saindo da Europa dá direito a somente 1 mala de 24kg. Não importa se você comprar a passagem do site europeu, contanto que a sua saída seja do Brasil.
Mas no site da companhia aérea tem sempre o detalhe da quantidade de malas que você tem direito, é bom sempre consultar para estar 100% segura.
Boa viagem!
Ju, olha vôo no Skyscanner! Lá aparecem TODAS as companhias, até as menorzinhas que a gente nunca ouviu falar! Eu só olho lá e clico pra ir direto pro site da empresa, sem taxa extra nem nada.
Ótima dica, Lu!!
Aparece tuuuudo mesmo!!! 😀 Beijos!
Olá pessoal, quero dar uma dica a vocês que gostam de viajar, descobri um método ou seria uma brecha que poucos sabem para viajar pela metade do preço, usando a rede ipiranga, da pra viajar todo mês agora, se alguem aqui estiver interessado me mande um e-mail que eu explico direitinho: julianovia@inglesaulas.com
Ola.. Tudo bem?? Veja se pode me ajudar.. Eu quero comprar as passagens aéreas de trechos na europa com cartão aqui do Brasil… Simulando em site como o decolar as taxas e impostos são absurdas!! Eu comprando direto nos site das companhias aéreas .. Terão estas mesmas taxas e impostos ou só o IOF de compras com cartão internacional?? Obrigado
Oi Fernando!
O Blog Responde!
Se você comprar com seu cartão de crédito brasileiro os trechos direto nos sites das companhias aéreas européias, vai pagar as taxas do banco de compra internacional e o iof (o banco cobra a conversão e a taxa de câmbio deles). O preço da Decolar.com é normalmente mais caro.
Espero ter ajudado!
Abraços!
Ju,
Valeu as dicas!! Dá pra começar a planejar. Anotei também as dicas de Amsterdã!! Parabéns pelo post, super ben explicado!
Imagina, Lily! Espero que te ajude, e se precisar de mais dicas, me fala que a gente dá um jeito! Beijocas!