Muita gente me pergunta sobre qual a melhor forma de viajar barato pela Europa, se trem, ônibus ou avião low cost. Eu sempre respondo: depende. Depende de quanto tempo você tem para se planejar, depende dos dias que você pretende passar viajando, depende das distâncias que você quer percorrer e depende do tamanho da sua mala. As viagens de trem normalmente são mais baratas que avião para trechos mais curtos, isso se você busca os preços nos sites certos. E normalmente, as passagens de ônibus são as mais baratas de todas, também variando de acordo com a distância e a sua audácia na hora de buscar promoções, mas neste mundo de viagens baratas, tudo pode acontecer!

Para conseguir os melhores preços precisa ter um pouco de paciência, mas calma, tudo é possível! Hoje vou mostrar uns truques que podem ser muito úteis para ajudar você a planejar aquela viagem incrível com as melhores promoções, se liga!

Como viajar barato na Europa?

Antes de tudo, abra o Excel.
Éeeeeh planejar uma viagem barata sem abrir uma planilha é um pouco difícil. Pode ser um caderninho também, mas você vai precisar de algo que te ajude a lembrar dos preços, ofertas, empresas, datas, tudo isso. Daí você pode começar a procurar os preços e ir anotando tudo na sua planilha! Já abriu? Agora vamos começar o trabalho!

Pesquisando preços de trem

Para viagens de trem, existe um site chamado RAILEUROPE, que provavelmente é site que primeiro aparece quando você faz a busca de passagens de trem no Google, certo? A Raileurope é uma empresa que revende as passagens de trem, é tipo um decolar.com de trens,  tá ligado? Normalmente as passagens que eles oferecem são mais caras do que se você comprar direto com a companhia que faz o trajeto. Para não perder dinheiro, sempre procure ver os preços de trem nas empresas nacionais e compare com os preços da RAILEUROPE ou qualquer outra empresa que seja revenda (ou distribuidora, como eles gostam de se chamar, mais phyno!)

Eu fiz um post há algum tempo explicando sobre como funcionam as viagens de trem pela Europa, se você quiser ler os detalhes,o link é esse aqui. Para conseguir os melhores preços, olha o que eu costumo fazer:

1º PASSO: Buscar no site da Raileurope
Aqui você terá uma idéia do preço que eles estão cobrando e de qual empresa opera este trajeto. Neste caso, por exemplo, de Paris para Amsterdam no dia 11/02, a empresa que fará o transporte é a THALYS e o preço mais em conta é de 50€.

Imagen

 Detalhe que depois eles me enviaram esta mensagem, no meio da busca. Daí o preço é o mesmo que o praticado na THALYS, conforme abaixo.
Imagen

2º PASSO: Ir no site da empresa que opera este trem

Neste caso, é a Thalys. Observe que todas as empresas que operam os trens também têm um site de vendas, a maioria com versões em inglês.

Imagen

 3º PASSO: Comparar até o final

Parece igual né? Até que entra a bendita taxa de serviço.Comparando os dois sites, compensa ir de trem pela Thalys, anota isso na sua planilha!

Pesquisando bilhetes de avião

Para avião, o Google é bem mais eficiente, existe uma ferramenta chamada Google Flights (também fiz um post explicando direitinho a ferramenta Google Flights e outras ferramentas alternativas, aqui) que é onde eu busco a maioria das ofertas. O Google flights usa o sistema MATRIX, que também virou um mecanismo de busca. O design é tosco, mas confia que vem daí quase todas as buscas de todos os sites de busca de preços que você vê por aí.

A lógica é a mesma da passagem de trem. Depois de ver os preços na ferramenta de busca, entre nos sites das empresas que operam estes vôos e procure as ofertas diretamente por lá. O único inconveniente é que as empresas low cost nem sempre colocam seus preços nestas ferramentas. Daí você deve buscar uma por uma os preços das low cost. Mas atenção! Low Cost nem sempre é uma boa opção para economizar,aqui neste link eu explico melhor sobre isso.

As principais LOW COST na Europa são:

  • Ryan Air: Cuidado com os preços, eles cobram taxas para despachar malas e nem sempre operam nos aeroportos principais.
  • Easy Jet: Mesma coisa que a Ryan Air, mas eu tenho a impressão de que o serviço deles é um pouco melhor.
  • Vueling Low cost da Iberia, eu chamaria esta de Medium Cost. Os preços não são tão baratos quanto as primeiras, mas mais acessíveis que as empresas top.
  • German Wings: Caso parecido com a Vueling, é a low cost da Lufthansa.
  • Air Berlim: Esta é uma low cost alemã, independente.

Minha dica é entrar primeiro no Google Flights ou no MATRIX e veja as empresas que aparecem ali. Depois, entra nos sites das Low cost e vê se alguma opera nos aeroportos que você deseja. Se o preço for bom, coloca na planilha!

Pesquisando bilhetes de ônibus

Viajar de ônibus na Europa é a forma mais barata, via de regra. As passagens de ônibus são mais econômicas porque é a única vantagem deste meio de transporte, quando comparados com o avião ou o trem. Viajar de ônibus é mais lento e pode ser mais desconfortável, mas se você precisa economizar, essa pode ser uma boa alternativa. Eu aconselho ônibus quando 1. O budget da sua viagem é muito pequeno ou 2. A distância que você quer percorrer é pequena. Viagens com mais de 5h podem ser muito cansativas de ônibus ou de trem, fora que se perde um tempo precioso na estrada, portanto, veja se vale a pena!

Viajar de ônibus na Europa não é difícil nem perigoso, o único ponto negativo é encontrar as estações rodoviárias ou paradas de ônibus dentro das cidades. Eu viajei de ônibus na Suíça e quase perdi a passagem por não conseguir encontrar a parada em Zurique. Fique atento aos detalhes sempre!

Para pesquisar bons preços de ônibus, verifique direto no site das empresas, as maiores são a Eurolines e a Megabus, que operam em quase todo o continente com boas promoções.

Uma busca mais fácil

Para quem tem preguiça de pesquisar site por site, recentemente conheci um mecanismo de busca que já detalha os preços das passagens de avião, trem e ônibus num mesmo lugar. Ele não é exatamente o site mais completo, mas ajuda se você tá na dúvida do melhor preço por modalidade de transporte. O site é o GO Euro, um quebra galho! Mas se você quer garantir que terá o melhor preço, segue todos os passos acima que a coisa funciona! Enquanto não inventarem um google travel que faça tudo isso de uma forma confiável, o jeito é ter paciência e planejar!

Espero ter ajudado!
E se for pesquisar hotel, dá uma olhada no link do Booking.com, na minha opinião o melhor site de buscas de hotel. Se você usar este link, estará ajudando o blog a crescer sem gastar um centavo! Valeu ai!!! 😀

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com