Hoje em dia os usuários pesquisam cerca de 20 sites antes de tomar a decisão sobre o vôo a escolher. Já imaginou quanto tempo a gente perde em cada viagem? O Google quer reduzir este tempo ao mínimo possível, e oferece hoje uma das melhores ferramentas de busca de preços de vôos: o Google Flights.

Google Flights

O Google Flights é a ferramenta do Google que foi lançada em 2013, voltada para pesquisas de preços de vôos no mundo todo.

A novidade é que a ferramenta melhorou, e agora o usuário pode obter muito mais informações nas buscas dos melhores vôos. Selecionando a origem, o destino e a data da viagem, em poucos instantes aparecem as milhares de opções de vôos das companhias aéreas que fazem o roteiro escolhido, organizadas por preços.

A ferramenta ficou mais rápida, permite a realização de várias pesquisas e várias modificações na busca, filtrando as informações mais importantes. Isso torna a experiência mais personalizada e mais funcional para o usuário, conforme mostra o vídeo abaixo. Quem quiser acessar, o site é esse aqui: https://www.google.com/flights/

Imagen

O problema é que esta super ferramenta ainda não está totalmente disponível no Brasil. Enquanto na Europa, nos Estados Unidos e outros tantos países o serviço funciona perfeitamente, no Brasil o site não disponibiliza o preço dos bilhetes! WTF?! É, nosso país parece estar na contra-mão das inovações tecnológicas e cercado por barreiras que não beneficiam a ninguém. Ao menos, não beneficiam ao usuário, ao consumidor pagador de impostos e tarifas infinitas.

Quem não tem cão, caça com o gato mesmo!

Picture

Eu não quero causar polêmica sobre o fato de o Google Flights ainda não mostrar os preços dos vôos no Brasil – o que é bem feio – e sim, divulgar as melhores informações para os leitores do blog de viagens Eu Ando Pelo Mundo.

Enquanto o Google ajusta seus serviços e contratos com as cias aéreas brasileiras, você pode utilizar a mesma base de dados do Google, só que com outra interface.

Explico: em 2011 o Google comprou uma empresa que se chama Ita Software, que desenvolvia toda a tecnologia para companhias aéreas, agências de turismo e demais empresas no setor de viagens. Eles construíram toda a rede de informações do mundo de viagens, e é esta a empresa que fornece os dados para o Google Flights.  E sim, este sistema está hoje atualmente disponível para usuários do mundo todo! Ieeeeei!

Se você quer ler mais sobre isso, acesse a página da Ita Software que explica direitinho isso.

E para buscar vôos, o site é esse aqui: MATRIX ITA SOFTWARE

A interface, como você poderá ver, não é muito amigável. Mas há tanta informação que vale a pena perder uns minutos entendendo o sistema para ter os melhores preços de viagens. E há ainda um aplicativo mobile para buscar vôos, se chama On the Fly, e está disponível tanto para Android como para Iphone. Eu baixei, e realmente, o app resolve a vida de quem precisa buscar vôos baratos e cheios de detalhes.

Divulgue esta informação!

A gente cai em tanta armadilha no Brasil que uma informação como esta merece ser divulgada com o máximo de pessoas. Pessoas bem informadas podem exigir melhores serviços, e realmente espero que logo mais tais serviços estejam disponíveis para todo o país e sem enrolações! Vai Brasil!

Boa pesquisa, e boa viagem!